Seguidores

domingo, 8 de fevereiro de 2015



Rio - O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou nesta quarta-feira que a PM está preparando uma mudança na rotina do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE). Os efetivos deixarão de atender a ocorrências que chegam pelo telefone 190 da PM para se concentrar no patrulhamento das linhas Amarela e Vermelha e da Avenida Brasil. O anúncio foi feito horas depois de bandidos atacarem motoristas na Linha Vermelha. Por volta das 3h40m, cinco bandidos assaltaram um carro na pista sentido Centro, próximo à Infraero.
Motoristas que passavam pelo local perceberam a ação e voltaram na contramão. No momento do ataque, a cabine da PM que fica no Parque das Missões estava vazia. Segundo Beltrame, não se pode comparar a situação atual do estado com o que ocorria no passado, quando este tipo de abordagem era muito mais frequente.
- Essas situações nas vias expressas podem existir. Mas eu garanto que existem num número muito inferior ao que historicamente ocorreria - disse Beltrame.
Sobre as cabines, o secretário reafirmou que tem planos de rever o planejamento de usá-las como estratégia para ações de política de segurança pública.
- Ontem (terça-feira) estivemos com o prefeito e a Polícia Militar. 
Nós estamos procurando uma atuação compartilhada. Muitas dessas cabines serão retiradas, outras permanecerão como estratégia de segurança. Algumas podem ficar com a PM, outras num policiamento de proximidade com efetivos da PM e da Guarda Municipal atuando juntos, como já acontece em Niterói - disse o secretário.

Segundo Beltrame, a cabine pode ser muito boa no aspecto visual, mas engessa o policiamento ostensivo:
- É preferível ter uma viatura que patrulhe sua área. Isso daria um dinamismo maior do policiamento.
As declarações de Beltrame foram dadas no lançamento da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para a Rio 2016, que planejará as ações para o evento. O secretário disse que haverá equipes específicas para o evento assim como ocorrem para atividades como o réveillon e o Carnaval. O total de efetivos ainda não está definido.



........Algumas podem ficar com a PM, outras num policiamento de proximidade com efetivos da PM e da Guarda Municipal atuando juntos, como já acontece em Niterói - disse o secretário.
É sério isso ?

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/batalhao-da-policia-militar-mudara-tatica-de-policiamento-em-vias-expressas-15244215#ixzz3RATIoQUi 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário