Seguidores

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Secretário quer apurar abuso de autoridade e invasão a base da guarda por parte da PM

Secretário quer apurar abuso de autoridade e invasão a base da guarda por parte da PM

Azambuja diz fará representação junto ao MPE para apurar responsabilidade de agentes envolvidos

Luana Rodrigues 
Capital News

Luana Rodrigues/ Capital News
Valério Azambuja
..
O secretário de segurança pública de Campo Grande, Valério Azambuja, realizou um pronunciamento na manhã desta segunda-feira (06), sobre a confusão envolvendo agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, ocorrida no dia 3 de abril. Em entrevista coletiva, o secretário frisou que os guardas negam ter cometido qualquer agressão sobre a suposta vítima, e disse ainda, que houve abuso por parte da equipe de policiais militares.

Conforme Azambuja, já foi determinada a apuração de eventuais responsabilidades funcionais dos servidores da guarda no caso, e também foram registrados boletins de ocorrência por invasão de órgão público e abuso de autoridade. “No âmbito da guarda civil municipal, eu garanto aos senhores que se a guarda errou, ela será penalizada, será investigada, e dependendo da gravidade, eles serão afastados”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Valério, a Secretaria fará uma representação junto Ministério Público Estadual e a Polícia Militar, para apurar a responsabilidade penal, administrativa e civil dos envolvidos. “A secretaria Municipal de segurança pública tem o compromisso de construir um modelo de segurança pública voltada para a população, hoje carente desse serviço essencial, buscando atuar em parceria com órgãos de segurança do estado e da União, como já vem sendo feito”, reiterou o secretário.

O secretário ainda lamentou o fato de os policiais militares não terem observado regras constitucionais atinentes a autonomia da guarda municipal. “A lei federal e a lei municipal permitem que a guarda atue de forma preventiva, porque ela está aqui para ajudar na segurança pública, ela não está aqui para tirar a atribuição de ninguém, ou praticar atos que desrespeitem o cidadão, ela está aqui para trabalhar e se tornar exemplo”, explicou.

A confusão
Segundo o registro policial, durante a madrugada de sexta-feira (03), um homem acionou a Polícia Militar (PM) e afirmou ter sido agredido. A PM atendeu ao chamado da vítima, que informou que os responsáveis pela agressão seriam dois guardas municipais. Os suspeitos foram reconhecidos pelo jardineiro, mas, quando abordados pela polícia militar, resistiram a prisão.

Após muita discussão, dois guardas municipais foram presos em flagrante por abuso de autoridade, ameaça, lesão corporal dolosa, injúria, desobediência e resistência. Eles pagaram a fiança de um salário-mínimo e respondem o processo em liberdade.

Ainda conforme um dos boletins, os ânimos ficaram bastante exaltados durante a discussão.  O comando da Polícia Militar confirmou que os servidores usaram gás de pimenta para conter os guardas municipais. Já os guardas, disseram que resistiram por ordem dos comandantes. Ao todo, oito pessoas foram ouvidas pela Polícia Civil.
http://www.capitalnews.com.br/policial/secret-rio-quer-apurar-abuso-de-autoridade-e-invas-o-a-base-da-guarda-por-parte-da-pm/276758

(ESPAÇO PROPAGANDA)

Saiba tudo, tire todas as suas dúvidas no link abaixo da imagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário