Seguidores

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Guarda municipal supera câncer, volta a correr e planeja maratona Sergio Luis Franco, de 46 anos, mostra seu poder de recuperação ao passar por cirurgia para retirada de câncer de próstata e radioterapiaFACEB

 - Atualizado em 

OOK

O guarda municipal Sergio Luis Francisco começou a correr com frequência em 2012 quando estava no quartel, se animou e passou a fazer distâncias maiores. A esposa cobrou uma ida ao médico para uma avaliação física e após vários exames de rotina foi constatado o câncer de próstata. Passou por uma cirurgia de retirada e radioterapia, porém, não se afastou da corrida.
Corrida Rio 450 anos (Foto: Lumas Dantas)
- Devido à minha idade na época (43 anos), o melhor a fazer seria a retirada e assim foi feito. Só que até a véspera da cirurgia continuava correndo normalmente. Depois, quando precisei ficar de repouso era um tédio. A corrida estava na minha cabeça e meu corpo sentia falta - contou.
A cada revisão, Sergio perguntava ao médico quando poderia voltar a treinar. Com dois meses, ele foi liberado para caminhar e em mais três meses para correr. O retorno dele foi triunfal.
Sergio Luis euatleta (Foto: arquivo pessoal)
- Fui para uma corrida em Campo Grande, onde moro no Rio de Janeiro, com percurso de 5km e fiz em 27 minutos. Foi uma grande alegria - lembrou.
Sergio continuou fazendo radioterapia, mas não precisou parar com os treinos e provas. Agora, segue uma rotina de preparação em dias alternados. Em 2014, ele fez um média de 20 provas.
Cada corrida completada é uma grande emoção, pois sei que estou vencendo não só a corrida, mas sim esta doença"
Sergio Luis
- Este ano, estou indo para a sexta corrida e já tenhos inscrições em mais algumas com distâncias maiores, sendo duas meia maratonas e a minha primeira maratona - afirmou.
O guarda municipal, que participou da Corrida Rio 450 Anos no fim de semana, destaca que o primeiro passo é o mais importante para quem deseja mudar de hábitos e ganhar saúde.
- Cada corrida completada é uma grande emoção, pois sei que estou vencendo não só a corrida, mas sim esta doença que mata muita gente a cada dia. Não dá para descrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário