Seguidores

domingo, 30 de novembro de 2014

103 PMs mortos no Rio,

Uma triste estatística para o Rio de Janeiro: 103 policiais militares foram mortos em 2014. 85 estavam de folga e 18 em serviço. Um PM foi morto e outros 6 baleados, na Região Metropolitana do Rio, tudo isso em apenas 24 horas. Vidas e famílias destruídas pela violência. O mal não pode vencer e nossas autoridades precisam agir. Como proteger a população e os policiais?

Uma reflexão sobre nossa Segurança, Rio de Janeiro é cidade partida. autor do blog.

Uma reflexão sobre nossa Segurança

O presente artigo, do General Rocha Paiva foi publicado no Jornal estado de São Paulo em 13 de dezembro de 2010 e ainda é bem atual...
FORÇAS ARMADAS - A NOVA POLÍCIA NACIONAL
General da Reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva
O emprego das Forças Armadas (FA) na recente crise da segurança pública no Rio de Janeiro foi necessário e oportuno. Era um cenário de extrema dificuldade para o governo estadual garantir a segurança da população, a lei e a ordem em toda capital do Estado e, simultaneamente, enfrentar as gangues na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, como reconheceu o governador fluminense. A situação prenunciava um enfrentamento decisivo com reflexos para a afirmação do próprio Estado nacional, cuja autoridade vem sendo ameaçada, haja vista a progressiva perda de controle sobre algumas áreas do território brasileiro.
Cumpriu-se o previsto na Lei Complementar 97/1999 (alterada pela 117/2004) no que concerne ao emprego das FA na garantia da lei e da ordem, apenas parcialmente, pois não foi transferido o controle operacional dos órgãos de segurança pública a uma autoridade federal e decidiu-se pela manutenção das FA em atividades policiais por cerca de um ano, enquanto a lei estipula emprego episódico e por tempo limitado. Prevaleceu o jeitinho brasileiro, espécie de direito consuetudinário pelo qual se dribla a lei quando há aspirações políticas em jogo. No Brasil, o direito é filho do poder, que o molda a seus interesses quando tem força para tanto.
Atendeu-se a um compreensível clamor popular sem considerar que o cidadão anseia por segurança pública, independente de quem a proporcione. O Estado, âmbito federal e estadual, tem por obrigação corrigir as graves deficiências nos campos da Justiça, Segurança e Assistência Social ao invés de empregar as FA, explorando sua credibilidade, organização e espírito republicano, para cumprir o papel de instituições e corporações ineficazes. O combate ao braço armado da criminalidade requer operações de inteligência e repressão pelos órgãos de segurança pública que saneados, despolitizados e modernizados dispensariam o uso de tropa federal. Porém, a liderança nacional não tem coragem nem vontade de corrigir pontos fracos, caso isso contrarie conhecidos interesses, mesmo ilegítimos, de forças políticas moralmente decaídas, mas influentes.
É preciso entender a gravidade da decisão de empregar as FA internamente, pois elas são a última razão do Estado. Nada pode substituir a vitória como resultado de sua atuação, ainda que haja lamentáveis efeitos colaterais, caso contrário elas e o Estado serão desmoralizados. Aí está o exemplo mexicano. A Força Nacional de Segurança não foi convocada por economia, falta de respaldo constitucional ou pelo possível custo político? A Polícia Militar manterá o regime de um dia de serviço por três de repouso? O controle operacional dos órgãos de segurança pública estaduais, empregados na área em pauta, será exercido pelo comandante da força federal como reza a lei?
A aplicação dos regulamentos disciplinares tem sofrido restrições de autoridades judiciais que, desconhecendo as características da profissão militar, comprometem a hierarquia e disciplina, o que poderá resultar em desvios de conduta em operações dessa natureza. Alguns cidadãos questionam se poderá ocorrer um episódio como o do Morro da Providência. A resposta é sim. Os militares culpados serão julgados, mas a responsabilidade pelo emprego das FA em atividades com indícios de interesse político-partidário, mais uma vez, não será apurada.
Aqui não é o Haiti onde a tropa tem amparo legal para atirar contra homens armados em atitude considerada ameaçadora. Nas outras vezes em que o Exército foi empregado no Brasil, vários militares responderam na justiça por exercerem violência no cumprimento da missão, mesmo de forma legal e legítima. Além disso, suas famílias residentes em áreas de risco sofrem ameaças das gangues.
O êxito dessa operação, mesmo parcial, estenderá o modelo a outras unidades da Federação, com o perigoso desvio das FA da missão principal de defesa da Pátria e a perda de sua identidade. É esse, desde 1990, o propósito dos EUA - mudar a destinação das FA dos países da América Latina. A propósito, o governo é nacionalista no discurso, mas entreguista neste e em outros temas como a questão indígena e o desenvolvimento científico-tecnológico autônomo.
Não basta agir apenas contra o braço armado, poupando fontes de recursos da criminalidade situadas em altas esferas da sociedade e com impunidade garantida. O combate a esse nível superior exige vontade política e liberdade moral, inteligência e repressão, conduzidas pela liderança nacional, Ministérios da Fazenda e da Justiça, Polícia Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Banco Central e ministérios públicos.
Há que se analisar o problema olhando-o de fora e abstraindo-se do seu contexto atual. O cenário da segurança pública é parte da crise moral que afeta a sociedade, contamina algumas instituições e se reflete na má qualidade da liderança nacional. Ela não deveria decidir com base em pesquisas de opinião, pois o clamor popular num determinado momento não reflete as verdadeiras e históricas aspirações e necessidades da nação. O nível político deve decidir com base em princípios e valores, não se deixando conduzir apenas por pragmatismo sem idealismo. Soluções imediatistas e paliativas de problemas atuais, sem visualizar suas consequências, serão as sementes de seu agravamento no futuro. Quanto à decisão de manter as FA em operações de segurança pública na capital fluminense, é lícita a dúvida se foi com boa intenção ou por populismo inconsequente, bem como se houve falha no assessoramento, não se descartando a possibilidade de que o interesse por cargos e posições no futuro governo haja contaminado o processo.
O Brasil e suas instituições carecem de estadistas e líderes estratégicos competentes, que tenham ideais dignificantes como razões de viver e pelas quais arrisquem o próprio futuro, que não visem conquistas materiais - bens, cargos e posições - nem as luzes da ribalta, mas que lutem por causas nobres e sirvam lealmente à nação.

A morte do primeiro militar da FA Rio de Janeiro

A morte do primeiro militar da FA na no processo de pacificação nos mostra a tremenda covardia de um governo que ceifa a vidas dos seus guerreiros em prol de uma politica suja e corrupta.
Curtir
a de travar uma guerra com a China eu acredito que a sua citação encerrava muita sabedoria.
Ninguém vai à guerra senão para lograr obter uma paz em melhores condições, contudo, aqui, nós pegamos a mania de empenhar as Forças Armadas em ações de polícia, sem lhes permitir fazer aquilo para o qual elas são projetadas, que é empenhar-se sempre em ganhar todas as guerras!
Aqui, as mesmas civis que autoridades civis que pensam ser fácil designar quaisquer missões para as Forças Armadas normalmente não pensam nas implicações e nos desdobramentos dessas missões Dar a missão é fácil, proporcionar os meios e o respaldo para o seu bom cumprimento é que são elas.Na verdade, a idéia é sempre a de pega as Forças Armadas, bota lá...e eles se viram!
os criminosos aprenderam a lidar com as Forças Armadas no Alemão, conhecem suas limitações (sobretudo as legais, para lidar com os criminosos sem ficha criminal pregressa) e hoje, num terreno de topografia mais plana e com muito mais becos e edificações, não está em nada inclinado a ceder aquele poder que se alicerça no vício da nossa mesma boa gente que clama por mais segurança nas ruas!
Hoje está claro que o tráfico pretende resistir e até se arma com pequenas armas automáticas para fustigar os militares no terreno, tornando sua ocupação uma tarefa muito mais arriscada do que foi na Penha e no Alemão. O emprego de táticas guerrilheiras é hoje algo muito mais claro e perigoso do que antes...
A idéia de empregar tropas numa ocupação de área como essa pressupõe manter toda a extensão de favelas sob vigilância, circular em toda parte, inspecionar pessoas, veículos e eventualmente residências, deter, interagir com a população dissuadindo pela presença ostensiva e atuante. Se isso não ocorrer, a imagem da instituição militar poderá ficar francamente comprometida.
O tráfico é uma atividade econômica clandestina que pode, se habilmente conduzida, ser desenvolvida em qualquer lugar; contudo a presença da força militar numa determinada área retomada do tráfico implica que os criminosos não mais possam exercer o mando sobre a população local. Os criminosos precisam sentir que, com as Forças Armadas, as coisas não correm frouxas. A área de favelas posta sob controle das Forças Armadas é muito grande e para assegurar que o tráfico atue e os militares tem de agir de uma maneira muito mais presente que a polícia. O emprego das Forças Armadas não pode admitir qualquer coexistência de um Poder Paralelo; seja de dia ou de noite e em qualquer parte da área ocupada. o ideal seria que a mesma sociedade que cobra segurança ao Estado se conscientizasse que isso não é possível enquanto ela se mantiver consumindo drogas e fazendo do tráfico a atividade rentabilíssima que ele é; contudo, enquanto no Brasil essa atividade criminosa só cresça, ela sempre deverá ser clandestina, subterrânea, discretíssima, que sinta e tema a força do Estado. Aos bandidos que escaparam à prisão num primeiro momento, ou aqueles que atuam no tráfico mas que não teriam sido presos ainda, deveria ser dado saber que, com as Forças Armadas na área, o exercício da sua atividade ilícita só poderá leva-los para prisão ou para o cemitério. Numa operação como essa nas favelas da Maré, a credibilidade dos militares é posta em cheque em todo momento; e nenhum cidadão consciente deseja que as Forças Armadas sejam empregadas apenas para representar a desmoralizante figura de espantalho na horta.
Hoje pranteamos o primeiro militar do Exército morto em serviço durante a ocupação e curiosamente, no mesmo dia, a imagem emblemática de um blindado dos fuzileiros, atacado a tiros, caído num valão se espalha pelas redes sociais e pela mídia. Seriam esses sinais de fraqueza das forças armadas?
Claro que não! Se todos os traficantes mais perigosos com suas melhores armas, munições e explosivos pudessem ser concentrados numa única área qualquer, sem risco para a população civil, eles seriam varridos do mapa, mais rápido do que levamos para comer e lavar a louça no almoço de domingo.
A questão quanto às Forças Armadas não é que lhes falte poderio, mas as táticas é que poderiam ser mais adequadas ao fim que se busca alcançar! Mesmo com dimensões menores do que as desejáveis para um país do tamanho do Brasil, as nossas Forças Armadas tem a quantidade de soldados necessária, tem armas, aparato logístico para manter esse contingente operando naquele terreno e dispõe de soldados treinados para a missão de segurança interna; porém a tarefa de mandar soldados para os comunidades do Rio é muitíssimo mais delicada do que empregá-los sob manto da ONU na pacificação do Haiti. No Caribe, a situação com certeza é mais tensa, pois se trata de uma terra estrangeira, porém os adversários todos tem outras feições e falam outra língua. Nas favelas de Porto Príncipe, qualquer cidadão sabe que deve respeitar os militares das forças armadas brasileiras em serviço e acatar suas solicitações. Lá, os inimigos sabem que estão lidando com uma tropa bem armada, a qual, investida de autoridade policial pode prender e que não hesitará em responder com fogo aos eventuais disparos dirigidos contra seus soldados. Aqui, embora estejamos operando num meio urbano conhecido e aparentemente amistoso, o inimigo não tem cara, fala a mesma língua e ainda pode buscar, de forma muitíssimo mais traiçoeira, atacar os militares e se escudar na população civil.
O problema está colocar as Forças Armadas nesses locais literalmente 'secando gelo". Quando se optou pelo concurso dos militares, a eles deveria ser permitido ir além daquilo que hoje é feito pela polícia militar...
Esse "Softpower" só faz estabilizar, mas não nos deixa nem mais perto de "ganhar a guerra"
Voltando à lição General americano, não se deveria desgastar as Forças Armadas numa situação de impasse a qual elas não podem empregar as táticas necessárias para vencer e nem recuar!
Tomemos muito cuidado pois o Exército, os Fuzileiros (e as Forças Armadas no sentido geral) não podem ser desacreditados por bandidos bundões, frente ao enorme contingente da opinião pública que francamente as apóia nas operações de combate à criminalidade nas favelas do Rio

sábado, 29 de novembro de 2014

Prefeitura do Rio de Janeiro, e a má utilização da Guarda Municipal


Rio de Janeiro uma grande Guarda Municipal, com mais de 7.800 homens é maior corporação municipal do Brasil sendo subutilizada, uma cidade onde foram registrados 4.761 homicídios dolosos (intencionais) no ano passado, 680 casos a mais do que em 2012, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
O Brasil é o país que está no caminho inverso ao de várias partes do mundo onde as taxas de criminalidade vêm caindo.
Em sua página no facebook a direção da Guarda, não os Guardas, se gaba ainda de ser a maior Guarda desarmada do Brasil o que resulta em homens e mulheres desarmados a mercê da mais vil marginália .
Se fosse apenas armas, falta até coletes balisticos para a proteção dos agentes seu fardamento foi descaracterizado à alguns anos do padrão nacional, azul marinho sua viaturas não contam nem com compartimento de presos para fazer uma condução segura de algum meliante detido na unha é claro até  a Delegacia de Polícia.
Os Guarda Municipais do Rio de Janeiro devem solicitar por parte da Prefeitura a imediata aplicação da lei 13.022 que regulamento o poder de polícia da Guardas Civil Municipais.
Conheço vários Guardas do Rio de Janeiro que enfrentam apenas com a coragem as violentas ruas da capital carioca, são guerreiros e guerreiras que merecem ser valorizados pela administração pública municipal.
Colocar braçal de lixo zero a meu ver não é tratar o Guarda com o respeito que lhe é devido. Leiam abaixo a matéria que se encontra na página da GM Rio no facebook.

Contribuindo para uma cidade mais limpa.
Atuação do programa Lixo Zero no Bairro da Penha

 
Depois de Madureira, bairro da Penha é o próximo alvo do Lixo Zero! Nos dias 27 e 28 de novembro, quinta e sexta-feira, as estações do BRT e os acessos à Igreja da Penha recebem agentes de conscientização e fiscalização da Comlurb, alertando a população sobre a importância do descarte de lixo em locais e horários apropriados, a fim de evitar multas. E aí, vamos participar?


O programa pode até ser interessante mas esse não é o tipo de atuação que esperamos para as Guardas Municipais em todo Brasil, o que mais preocupa o cidadão em todas as grandes cidades é a violência e para a proteção do cidadão que nossos esforços devem ser votados.

Autor:Prezotto
Licenciado em Letras Por/Esp (Anhanguera) Extensão Universitária Prevenção ao uso indevido de drogas( Senad-Ufsc)

A reprodução deste conteúdo somente é permitida desde que seja dado o crédito ao Blog Amigos da Guarda Civil, informando o endereço http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/

Sargento da Marinha é preso com arsenal de guerra

Jerônimo Ronaldo Severino Pereira, de 42 anos, confessou ser dono dos dez fuzis, duas metralhadoras, nove pistolas e mais de 20 mil balas de diversos calibres. O material foi encontrado em tonéis no fundo falso da garagem da casa do militar (Reprodução)
A falta de comando e autoridade do funcionário do PT-Foro de São Paulo, que ocupa a posição de comandante da Marinha de Guerra brasileira, só poderia dar nisso.

Um sargento naval foi preso ontem (27) com um arsenal de guerra de fazer inveja a qualquer pelotão de combate.

As armas seriam usadas pelos sócios do Foro, assassinando e aterrorizando a população carioca, e engrossando mais o índice genocida de homicídios ocorridos no Brasil.

A matéria foi publicada no jornal Extra.

“Policiais da 6ª DP (Cidade Nova) prenderam um sargento da Marinha, na manhã desta quinta-feira (27) em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o delegado Antenor Lopes, Jerônimo Ronaldo Severino Pereira, de 42 anos, confessou ser dono dos dez fuzis, duas metralhadoras, nove pistolas e mais de 20 mil balas de diversos calibres. O material foi encontrado em tonéis no fundo falso da garagem da casa do militar.

– É lamentável o envolvimento de militares da Forças Armadas que se deixam seduzir pelo tráfico de drogas – disse o delegado.

A residência de Jerônimo é vizinha à favela Vila Vintém. A favela é dominada pela mesma facção criminosa que atua na área do Complexo de São Carlos, região de atuação da 6ª DP.

Chorando, Jerônimo disse, por estar com dívidas, ter aceito ganhar R$ 2 mil por semana para manter o paiol dos traficantes. Foram apreendidos ainda dois carros – um Meriva e um Celta, além de carregadores, silenciadores e toucas ninjas.”
Originalmente publicada em: Radiovox

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura do Rio pagará segunda parte do abono de Natal no dia 12

Prefeitura do Rio pagará segunda parte do abono de Natal no dia 12

Segundo a Secretaria Municipal da Casa Civil, o valor depositado será de R$ 233,2 milhões

ALESSANDRA HORTO
Rio - A Prefeitura do Rio paga no dia 12 de dezembro a segunda parcela do 13º salário para 172,6 mil servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas da Administração Direta do município. Funcionários da Administração Indireta também serão contemplados com o abono.
O Diário Oficial traz hoje as informações sobre o pagamento. Segundo a Secretaria Municipal da Casa Civil, o valor depositado será de R$ 233,2 milhões.
O titular da pasta, Guilherme Schleder, declarou que nos últimos anos a Prefeitura do Rio vem adotando o crédito do 13º em duas parcelas, sempre com antecipação da primeira delas no primeiro semestre. “Isso demonstra o compromisso da administração com cada um dos servidores”, afirma.
Na União, a segunda parte sai segunda-feira. No estado, será liberada dia 17 para quem recebe acima de R$ 950.

Homens armados ameaçam guardas municipais em Guadalupe, no Rio

Homens armados ameaçam guardas municipais em Guadalupe, no Rio
Companhia avalia possibilidade de implantar fiscalização eletrônica no local. Imagens feitas na manhã desta quinta (27) mostrava o trânsito complicado.
27/11/2014 07h20 - Atualizado em 27/11/2014 07h20
Do G1 Rio
A equipe da Guarda Municipal enviada à esquina das ruas Araí e Camboatá, em Guadalupe, no Subúrbio do Rio, na quarta-feira (26) para reordenar o trânsito na região, foi ameaçada por dois homens armados, em uma motocicleta. Os homens solicitaram a saída dos dois guardas municipais.
O comando da Guarda Municipal já comunicou o fato às autoridades policiais para que as próximas ações de ordenamento de trânsito tenham apoio policial, a fim de garantir a integridade dos guardas municipais.
O fato foi registrado na 31ª DP. Sobre as irregularidades encontradas, a companhia informou que está avaliando a implantação de fiscalização eletrônica de avanço de sinal, para garantir o cumprimento da legislação de trânsito.
Em função disso, o trânsito continuava confuso na manhã desta quinta-feira (27) na região. Imagens feitas pelo globocop mostraram, inclusive, veículos na contramão.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

GUARDAS MUNICIPAIS RIO DE JANEIRO, CUMPRA-SE A LEI 13.022

VAMOS CUMPRIR A LEI  FEDERAL 13.022


PARABENS AOS GUERREIROS QUE PRONTAMENTE AGIRAM CONTRA MELIANTES QUE ASSALTAVAM PEDESTRES NA AV. PRES.VARGAS. CENTRO.RJ. APLAUSOS

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Amil deixará plano de saúde dos servidores municipais do Rio em junho de 2015

Amil deixará plano de saúde dos servidores municipais do Rio em junho de 2015

Djalma Oliveira
Tamanho do texto A A A
Previ-Rio administra o plano de saúde do funcionalismo municipal Foto: Divulgação
Amil vai deixar de atender os servidores da Prefeitura do Rio após 31 de maio de 2015, quando terminará o contrato atualmente em vigor. Com isso, cerca de 70 mil titulares e dependentes associados à operadora por meio do Plano de Saúde do Servidor Municipal (PSSM) terão que trocar de empresa em meados do próximo ano. Por meio de nota, a Amil informou que tomou a decisão de deixar o PSSM após analisar as regras para a habilitação de novas operadoras para o plano de saúde.
A informação de que a Amil não permaneceria no PSSM vem causando preocupação entre os servidores municipais associados à operadora, especialmente aqueles que têm cirurgias marcadas para o próximo ano ou estão se submetendo a tratamentos de longa duração. A assistência a eles, no entanto, está garantida até 31 de maio de 2015, de acordo com a nota divulgada pela operadora.
No dia 17 de outubro, o Previ-Rio lançou um edital para o credenciamento de novas operadoras para o PSSM. As empresas interessadas chegaram a apresentar suas propostas no último dia 30, mas agora o processo está parado, e o edital com as regras pode sofrer alterações. Além da Amil, a Assim atende o plano do funcionalismo municipal, que tem cerca de 145 mil vidas


Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/amil-deixara-plano-de-saude-dos-servidores-municipais-do-rio-em-junho-de-2015-14610750.html#ixzz3JveQ3Lbd

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Noticiais das Guardas Municipais

Guarda Civil Municipal de Valinhos participa de solenidade de entrega de títulos honoríficos ás personalidades que se destacaram no ano de 2014

Gcm AdgcemAMIGOS DA GUARDA CIVIL - Há 5 minutos
Representando o comando da Guarda Civil Municipal de Valinhos e também do Secretário de Defesa do Cidadão, o Coordenador Operacional e comunicação Sidney Aureliano esteve participando da solenidade de entrega de títulos honoríficos ás personalidades que se destacaram no ano de 2014 na cidade de Vinhedo, entre elas estava o Sub Inspetor João Carlos Ivanoff Nunes da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, este responsável por toda ação realizada pelos integrantes da ROMU Motos da GCM de Vinhedo, Ivanoff foi homenageado com méritos, dedica-se a cada dia em seu trabalho em prol de sua comuni... mais »

Guarda Civil Municipal de Macapá (AP), só sairá da greve após o prefeito Clécio Luís publicar o edital de promoções da corporação

Gcm AdgcemAMIGOS DA GUARDA CIVIL - Há 5 minutos
A greve dos guardas civis municipais de Macapá já perdura 21 dias.No dia (19), em manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), o Sindicato dos Guardas e Inspetores Municipais (Sigimma) informou que só sairá da greve após o prefeito Clécio Luís publicar o edital de promoções da corporação. No dia 4 de novembro, a PMM e a Sigimma reuniram-se para tratar de solutivas acerca das reivindicações da Guarda, que pede, principalmente, o pagamento da promoção de parte da corporação com base no atual estatuto. Entretanto, não houve consenso entre as partes, pois a PMM pediu... mais »

associação de gyn

noreply@blogger.com (bloggmgo)emBLOG DO GUARDA CIVIL METROPOLITANO DE GOIÂNIA GLECIO - Há 34 minutos
Aqui você verá tudo que acontece na Guarda de Goiânia e Guardas do Brasil á todo dia

Tentativa de assalto termina com um marginal morto e outro baleado em Sumaré, após troca de tiros com Guarda Municipal

Gcm AdgcemAMIGOS DA GUARDA CIVIL - Há 37 minutos
*Quatro homens armados tentaram invadir empresa de instalações elétricas. Guarda municipal foi atingido no braço e passou por cirurgia.* Uma tentativa de assalto ao depósito de uma empresa de instalações elétricas em Sumaré (SP) terminou com um suspeito morto e um guarda municipal baleado na noite de quarta-feira (19). De acordo com funcionários da empresa, quatro homens tentaram invadir o local para roubar fios de cobre . O vigilante chamou o chefe da empresa de segurança, que é guarda municipal de Americana. Ao chegar, ele trocou tiros com um dos suspeitos, que faleceu. Três susp... mais »

Guarda Civil Municipal de Pirassununga recebe treinamento de técnicas de abordagem

Gcm AdgcemAMIGOS DA GUARDA CIVIL - Há 37 minutos
Na manhã de quarta-feira, 19, um grupo de Guardas Civis Municipais receberam um treinamento ministrado pelo Sargento Moisés da Policia Militar sobre técnicas de abordagem. Na Ocasião foram feitos estudo de casos e simulações de situações cotidianas enfrentadas pelos agentes. Apesar dos Guardas já terem a preparação necessária para a pratica de abordagens, a intenção do treinamento é otimizar as técnicas dos agentes. O Treinamento foi oferecido pela Associação dos Guardas Civis Municipais de Pirassununga, AGCMP, em parceria com a Administração Publica Municipal e faz parte de um crono...mais »

Grande ABC terá Centro Regional de Formação de Guardas Municipais

GCM GuilhermeemGCM Guilherme - Há 37 minutos
A criação de um Centro Regional de Formação em Segurança Urbana, de caráter inédito, foi aprovada nesta terça-feira (17), pela Assembleia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal. A proposta atenderá aproximadamente dois mil guardas civis municipais que atuam na região, com cursos de ingresso na corporação, ascensão na carreira, reeducação, especialização e formação continuada. A implantação do Centro Regional é uma das ações prioritárias contidas no Programa Segurança Urbana do Plano Plurianual Regional Participativo 2014 - 2017, entregue pelo Consórcio em dezembro do ano passado.... mais »

Guarda Civil Municipal de Tucano (BA), recupera moto roubada

Gcm AdgcemAMIGOS DA GUARDA CIVIL - Há 53 minutos
No último final de semana, a Guarda Civil Municipal de Tucano (BA) recebeu uma ligação anônima, a qual informava que dois indivíduos estariam deslocando-se para o povoado Boqueirão do Flecha a fim de pegar uma motocicleta proveniente de roubo. A guarnição de serviço imediatamente se deslocou até o local e conseguiu identificar os indivíduos nas proximidades do povoado Tiririca. Ambos não resistiram à abordagem e um deles confessou que a moto era oriunda de roubo. Os dois foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Euclides da Cunha. “Essas e outras tantas ações most... mais »

Guarda Municipal de Vila Velha, ES, vai usar arma de choque

GCM GuilhermeemGCM Guilherme - Há uma hora
Após capacitação, agentes começam a usar equipamento em dezembro. Prefeito disse que uso da arma só acontecerá em casos extremos. A Guarda Municipal de Vila Velha, na Grande Vitória, vai atuar com arma de choque na ruas do município a partir de dezembro. O grupo vai concluir, na próxima semana, uma capacitação para o uso das armas que disparam dardos eletrificados, a Spark DSK 700. Inicialmente, serão 100 agentes armados que atuarão em ocorrências de fim de ano e ao longo do verão na cidade. A arma de choque consegue disparar dois dardos com carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliam... mais »

Guarda diz que categoria só sairá da greve após publicação de edital

GCM GuilhermeemGCM Guilherme - Há uma hora
A greve dos guardas municipais de Macapá já perdura 19 dias. Ontem (19), em manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), o Sindicato dos Guardas e Inspetores Municipais (Sigimma) informou que só sairá da greve após o prefeito Clécio Luís publicar o edital de promoções da corporação. No dia 4 de novembro, a PMM e a Sigimma reuniram-se para tratar de solutivas acerca das reivindicações da Guarda, que pede, principalmente, o pagamento da promoção de parte da corporação com base no atual estatuto. Entretanto, não houve consenso entre as partes, pois a PMM pediu um p...