Seguidores

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

uarda Municipal do Rio completa 20 anos

1703076.jpggmmMaior guarda desarmada do Brasil, GM comemora aniversário de olho no futuro
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro, a maior guarda desarmada do Brasil, comemora 20 anos neste sábado (30/03) com orgulho de ser peça fundamental no patrulhamento diário da cidade, tendo o cidadão carioca como seu principal foco. Para comemorar a data, estão previstos diversos eventos ao longo dos meses de abril e maio.
Atualmente a GM-Rio conta com 8.273 funcionários, sendo 7.769 guardas. No final do ano passado, a corporação colocou em prática um de seus principais objetivos - aumentar o efetivo - e realizou um concurso para a contratação de dois mil novos guardas, que serão um reforço para a cidade durante os grandes eventos internacionais que o Rio vai sediar, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
3336161.jpgwe5Desde novembro do ano passado, a GM-Rio é comandada pelo capitão da Polícia Militar Leandro Matieli, que tem a tarefa de modernizar a corporação. Segundo ele, que enaltece o passado da instituição, o novo momento é de olhar para o futuro:
- Tivemos grandes avanços nos últimos 20 anos, como o aumento do efetivo e, principalmente, a transformação dos guardas em servidores estatuários, em 2009, pelo prefeito Eduardo Paes. Isso valorizou o serviço e fortaleceu a GM também internamente. Mas ainda temos muitos desafios pela frente. Com a prestação de um serviço cada vez mais eficiente, associada a investimentos na qualificação dos profissionais, teremos certamente a melhor guarda do país, com todo o respeito que a instituição merece.
Criada em 1993, somente na atual gestão, em 2009, a GM-Rio teve seu maior pleito atendido: foi transformada em autarquia e, consequentemente, contemplou os guardas com o regime estatutário. A partir dessa nova condição, seus funcionários passaram a ter os mesmos benefícios concedidos aos demais servidores públicos do município.
Entre as principais tarefas da Guarda Municipal estão a atuação no ordenamento urbano e do trânsito: o patrulhamento de rotina nas ruas, escolas e praias; e o apoio na logística de grandes eventos. Além do trabalho direto em diferentes frentes comunitárias, sociais, esportivas e culturais, sempre em contato direto com o cidadão.
- Somos uma instituição completamente inserida no cotidiano do carioca e na rotina da cidade. A atuação dos profissionais no zelo pelo patrimônio público fortaleceu a imagem da Guarda e hoje podemos afirmar que a GM é reconhecida como promotora da ordem pública na cidade– lembrou o capitão Matieli.
Para comemorar os 20 anos, a GM-Rio preparou uma série de eventos, como o Culto Ecumênico em Ações de Graça (02/04): a entrega da Medalha de Mérito por Tempo de Serviço (12/04); a inauguração da exposição de fotos sobre a Guarda (12/04); a III Semana Olímpica, com torneios de vôlei de quadra masculino e feminino, futsal masculino, judô e jiu-jitsu (de 22 a 26/04); e a entrega da Medalha Marechal Euclides Zenóbio da Costa, em memória ao Patrono da GM-Rio, a parceiros que têm apoiado o desenvolvimento da Guarda (24/05).
Conheça as principais unidades de atuação da Guarda Municipal do Rio:
UOPs - As Unidades de Ordem Pública (UOPs) são a nova maneira de atuação dos Guardas Municipais, destinada a combater a desordem nas ruas da cidade e sua política sinaliza o compromisso com a ordem pública. No total, existem oito UOPs em toda a cidade: Tijuca ; Centro; Ipanema; Leblon; Copacabana; Catete, Flamengo e Glória; e Porto Maravilha.
GOE – O Grupamento de Operações Especiais (GOE) da GM-Rio foi criado em 2011, a partir da fusão de três unidades operacionais – Grupamento Tático Móvel (GTM), Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM), Grupamento de Ações Especiais (GAE), e parte do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) –, para se tornar uma força especial, ou de elite, da GM-Rio. Os guardas do GOE são altamente especializados e estão habilitados a desempenhar todas as funções dos guardas municipais, especialmente na solução pacífica de conflitos e também em casos de calamidade pública, salvamento e resgate. Eles atuam 24h para dar suporte às demais unidades operacionais da GM-Rio.
3700282.jpgcaooCães de Guarda - O Grupamento de Cães de Guarda (GCG) está completando 19 anos e foi criado para auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e apenas seis pastores alemães, sem pedigree. Hoje, são 60 guardas e 41 animais, sendo 23 pastores alemães, um labrador, 15 pastores belga de malinois, um border collie e um golden retriever, que recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento de praças, estádios e pontos turísticos da cidade, além do auxílio à Defesa Civil e nas apresentações de adestramento, o showdog.
Guarda de Honra – Em agosto de 2012, após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, a cidade do Rio de Janeiro se tornou oficialmente cidade olímpica e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro se tornou a guardiã das bandeiras olímpica e paralímpica durante o ciclo olímpico 2016. As bandeiras, que são os maiores símbolos dos jogos olímpicos e representam a união entre os povos por meio do esporte, são protegidas pelos guardas de honra da GM-Rio durante visitas e exposições oficiais e também no Palácio da Cidade, onde a visita ao pavilhão olímpico é aberta ao público.
Comissão Desportiva - A Comissão Desportiva da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) foi criada em 2010 com objetivo de incentivar a prática dos esportes dentro da corporação e permitir que os atletas possam representar o nome da GM-Rio em competições brasileiras e mundiais. Entre os membros da comissão, que atualmente conta com aproximadamente 120 atletas, todos guardas municipais, estão campeões intermunicipais, estaduais e até com títulos internacionais. O bom desempenho dos atletas se dá por causa da dedicação nos treinamentos, da garra para vencer, e também por conta do apoio da GM-Rio.
Banda da GM - A Banda Sinfônica da GM-Rio foi criada em 1993, com 19 músicos provenientes da antiga Banda Civil da cidade do Rio. No currículo da Banda há apresentações em desfiles militares, escolas, igrejas, hospitais, solenidades da Prefeitura do Rio, além de recepções a governantes estrangeiros e concertos, como os da Sala Cecília Meireles, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal e Forte de Copacabana. A banda também marca presença em uma das maiores festas do Brasil, e todos os anos participa da abertura e do encerramento dos desfiles das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário