Direito foi dado a 130 agentes, quantia representa 8% da corporação.
Guardas passaram por treinamento antes de receber a licença.
28 comentários
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) deGoiânia recebeu, nesta segunda-feira (2), a autorização para o porte de arma para 130 agentes. Antes, eles tinham licença apenas para o uso de armas taser, que disparam choques e desorientam a vítima temporariamente.
De acordo com o comandante da corporação, Elton Magalhães, no total, são 1.500 guardas municipais em atividade na capital. A liberação do porte atingiu 8% da categoria. “Estaremos nas escolas, parques, praças e unidades de saúde, inclusive até auxiliando a SMT [Secretaria Municipal de Trânsito] em ocorrências que necessitarem de uma maior efetividade da guarda”, disse.
saiba mais
As armas foram doadas pela Polícia Civil de Brasília. Os GCMs receberam treinamento especializado antes de receber o armamento e, a partir de agora, segundo Magalhães, também poderão prender suspeitos e realizar a apreensão de mercadorias ilegais.
A população aprovou a medida. “Os bandidos vão respeitar mais os guardas, pois sabendo que eles estão armados terão medo”, disse a agente de saúde Leni Andrade. Para a estudante Ágata Klink, o número de agentes armados deveria ser maior. “A medida agrada, pois de certa forma deixa a gente mais seguro. Mas acho que a quantidade de guardas com porte ainda é pequena”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário