Seguidores

sábado, 4 de junho de 2011

Guardas municipais ganharão porte de arma- Estado do Rio de Janeiro.Blog-Polícia Municipal

Guardas municipais ganharão porte de arma

VOLTA REDONDA
Um convênio assinado hoje à tarde entre a prefeitura e a Polícia Federal (PF) vai garantir a utilização de armas de fogo pelos guardas municipais. O convênio dará a permissão para porte de arma a 58 agentes. A GM teve que cumprir uma série de exigências, como a criação da Corregedoria e Ouvidoria da corporação, e os agentes tiveram que cumprir a Matriz Curricular Nacional, com o cumprimento de 578 horas/aulas; curso de tiro e teste psicotécnico, ambos ministrados pela Polícia Federal.
A Guarda Municipal ainda assinou um convênio com o Clube de Tiro Cicuta, localizado na Fazenda São Lucas, no bairro Jardim Guanabara, em Barra Mansa, para disponibilizar um estande de tiro para o treinamento dos agentes, conforme a Lei 10.826/03, que trata do registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, e do Sistema Nacional de Armas (Sinarm).
O comandante da GM, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, lembrou que desde maio de 2009 as cerca de 300 armas usadas pelos agentes foram recolhidas. “Naquela ocasião verificamos que havia algumas pendências legais para o uso das armas, então revolvi recolher. Agora sim as exigências foram solucionadas e a situação se normalizou”, frisa o comandante.
Luis Henrique salienta, porém, que somente os agentes que cumprirem todas as exigências receberão a permissão para o porte de arma. “Só usarão armas os que foram aprovados nas diversas etapas exigidas pela Polícia Federal. Além disso, a arma de fogo só será utilizada em última instância, como recurso extraordinário. Em princípio, apenas cinco agentes usarão as armas diariamente, para proteção do patrimônio público, como o Palácio 17 de Julho, câmara de vereadores, a segurança pessoal do prefeito e eventuais emergências que surgiram”, ressalta Luiz Henrique.
A Delegada da Polícia Federal em Volta Redonda, Carla de Melo Dolinski, destacou a importância da união das forças de segurança e depositou total confiança nos agentes que adquiriram o porte de arma. “Acho muito importante essa parceria firmada aqui. Isso mostra para a população de Volta Redonda que a Polícia Federal confia na Guarda Municipal. Isso é importante para a segurança da cidade e não tenho dúvidas de que os guardas estão bem preparados para exercer sua função”, prega a delegada.

O superintendente da Polícia Federal no estado do Rio, Valmir Lemos, também reiterou a parceria com a prefeitura e afirmou que investir em segurança nunca é demais para um município. “Sabemos da dificuldade que é manter uma Guarda Municipal. E ações como essa servem de lição para que a gente tenha, no futuro, um país melhor. Quem investe em segurança pública tem retorno em uma série de áreas, como na melhoria da qualidade de vida da população e na atração de empresas”, finaliza Lemos.

Administrador do Blog Polícia Municipal e Especialista em Gerenciamento de Crise- Afirma: Não há como prover segurança, sem ter segurança! e ratifica coadunando com as palavras do Superintendente da Polícia Federal Valmir Lemos.
Quem investe em segurança pública tem retorno em uma série de áreas, como na melhoria da qualidade de vida da população e na atração de empresas”,


2 comentários:

  1. Está de parabéns á Guarda Municipal de Volta Redonda por não aceitar a HIPOCRISIA. É um absurdo olharmos para o município do Rio de Janeiro ainda está com uma Guarda Municipal desarmada. Temos um município que tem um grande índice de criminalidade, onde a população está sofrendo com o descaso e hipocrisia tanto do Município como também do Estado. A guarda Municipal do Rio de Janeiro não tem o porque está desarmada. É um órgão de Segurança Pública, e segurança Publica se faz também protegendo seus agentes.

    ResponderExcluir
  2. Está de parabéns á Guarda Municipal de Volta Redonda por não aceitar a HIPOCRISIA. É um absurdo olharmos para o município do Rio de Janeiro ainda está com uma Guarda Municipal desarmada. Temos um município que tem um grande índice de criminalidade, onde a população está sofrendo com o descaso e hipocrisia tanto do Município como também do Estado. A guarda Municipal do Rio de Janeiro não tem o porque está desarmada. É um órgão de Segurança Pública, e segurança Publica se faz também protegendo seus agentes.

    ResponderExcluir