Seguidores

sábado, 21 de junho de 2014

Guarda municipal é afastado no Rio após dar multa 'para inglês ver'

19/06/2014 12h17 - Atualizado em 20/06/2014 13h58

Guarda municipal é afastado no Rio após dar multa 'para inglês ver'

Secretaria de Ordem Pública abriu inquérito para apurar o ocorrido.
Multa aplicada vale para os países do Mercosul, segundo Comlurb.

Do G1 Rio
Um guarda municipal que autuou um torcedor chileno, no entorno do Maracanã, na Zona Norte do Rio, por jogar uma guimba no chão, e que depois disse que a multa era apenas "para inglês ver" foi identificado e afastado, informou a Secretaria de Ordem Pública. Um processo foi aberto para apurar o ocorrido.
Como informou o RJTV nesta quinta-feira (19), o guarda pode ser expulso da corporação. Deacordo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a multa foi aplicada e vale para todos os nativos de países que compõem o Mercosul.
O flagrante foi feito na quarta-feira (18). Após receber a multa, o chileno perguntou onde poderia pagá-la, mas ficou aliviado com a resposta do guarda municipal: "Não paga nada. É só 'para inglês ver'. É para puxar a tua orelha".
Em funcionamento desde 2013 no Rio, o Programa Lixo Zero prevê a aplicação de multas que variam de R$ 3 mil a R$ 98 mil, conforme o tamanho do objeto descartado indevidamente. Segundo a Comlurb, o infrator que vem de países do Mercosul deve apresentar seu documento de identidade. A guia para pagamento pode ser impressa dois dias depois, por meio do site da companhia. Se a pessoa não quitar a dívida, terá o nome inscrito na Serasa, que também atua nos países do bloco.
Os demais estrangeiros devem apresentar o passaporte. Da mesma maneira, precisam emitir na internet a guia para pagamento da multa no Banco do Brasil. Segundo a Comlurb, está em andamento um processo de convênio com a Polícia Federal para incluir a autuação no passaporte desses turistas.

A Comlurb não soube precisar se os chilenos podem ter o nome inscrito no Serasa. O Chile é associado ao bloco desde 1996. Conforme informações disponíveis no site da Serasa, a entidade possui alianças com empresas de monitoramento de crédito chilenas.

Alemães dão bom exemplo
Turistas alemães chamaram a atenção na segunda-feira (16) durante a Fifa Fun Fest em Copacabana, na Zona Sul do Rio, ao recolher lixo da areia. O grupo jogou fora não apenas o lixo que produziu, mas também o que outros torcedores deixaram espalhados.

Dois dias antes, no sábado (14), foram os japoneses que deram um exemplo de civilidade na Arena Pernambuco, no Recife. Após a derrota de seu país para a Costa do Marfim, por 2 a 1, os asiáticos recolheram copos descartáveis que ficaram jogados nas arquibancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário