Seguidores

sábado, 21 de junho de 2014

BLOG POLICIA MUNICIPAL

Em vídeo, guarda municipal empurra e derruba celular de mulher no Rio



'Ele me deu um safanão', disse a aposentada Regina Raso Bastos.
Segundo órgão, agente foi identificado e afastado de suas funções.

Isabela MarinhoDo G1 Rio
Um vídeo feito pela aposentada Regina Raso Bastos, de 65 anos, mostra um agente da Guarda Municipal do Rio batendo em seu braço e jogando seu telefone celular no chão, após Regina questionar o que o carro oficial fazia em estacionamento irregular, ao mesmo tempo que o agente multava uma motorista na Urca, Zona Sul da cidade. A imagem, veiculada pela coluna de Ancelmo Gois, de O Globo, foi exibida no RJTV desta sexta-feira (20).

O flagrante foi feito na terça-feira (17), quando Regina ia de bicicleta ao supermercado e se deparou com uma conversa entre o agente e uma motorista. Segundo a aposentada, o guarda municipal estava multando a motorista e ela interveio perguntando por que o carro oficial estava estacionado em local impróprio. Regina pegou o celular para fotografar o veículo da Guarda Municipal, quando o agente fez o mesmo. Em seguida, ela começa a filmar. As imagens mostram o agente público agindo com ironia e batendo no braço da aposentada, jogando seu telefone no chão.

“Ele me fotografou e, debochadamente, disse que eu estava simpática. Apertei o botão de vídeo, ele me deu um safanão, as pessoas que estavam em volta viram e ele, covardemente, saiu, foi embora”, disse Regina ao G1.

Durante a conversa, o agente municipal mencionou o artigo 29, que permite livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, a veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito.

Agente afastado
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) informou, por meio de nota, que o agente já foi identificado e afastado de suas funções. Foi aberto processo disciplinar na corregedoria para sua demissão. A GM destacou que esta não é a conduta esperada de seus agentes e que não tolera este tipo de comportamento. Segundo o órgão, a orientação, passada durante treinamentos e cursos de formação é para que os guardas tratem todos os cidadãos com respeito, cortesia e dignidade, independente da situação.

“Eu acho ótimo [ele ser afastado]. Sei que ele deve ter família. Mas se ele é covarde, tem que trabalhar no zoológico, trabalhando com leões e tigres, não pode lidar com gente. As pessoas têm que ser mais conscientes, devem ser cidadãs. A gente tem que exercer a cidadania assim, gritando, dizendo o que está errado. Moro aqui na Urca desde que nasci, não há placa dizendo eu não pode estacionar. Os guardar vêm aqui, trabalham para essa indústria de multas e são implacáveis”, completou a aposentada.
“Eu não estou questionando se é proibido ou não parar. Estou questionando que seja sinalizado. Nesse local que eles dizem que é proibido parar, não tem placas. Tem um monte de situação estranha”, disse Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário