Seguidores

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nova Unidade de Ordem Pública é inaugurada na Zona Sul

Rio -  A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial  da Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal, inaugura nesta quarta-feira a Unidade de Ordem Pública (UOP) que abrange áreas do Catete, do Flamengo e da Glória, na Zona Sul. Esta é a sexta UOP implantada e marca uma nova fase do combate à desordem na Cidade.
Comércio ambulante não autorizado, ocupação das calçadas com mesas e cadeiras, estacionamento irregular, entre outras ilegalidades, serão alvos da fiscalização.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de abril no Catete, Flamengo e Glória, apontou os principais problemas percebidos pelos moradores desses bairros e concluiu que 67,4% dos entrevistados afirmam se deparar com ambulantes todos os dias ou quase que diariamente; 65,3% percebem a presença de carros na calçada também diariamente ou quase todos os dias; 62,8% percebem a ocupação de mesas e cadeiras na calçada por bares e restaurantes; 39,9% apontam problemas relacionados ao excesso de barulho; 91,1% relatam a presença de moradores de rua com frequência diária ou quase diariamente e que 63,5% das pessoas ouvidas afirmam se deparar com calçadas mal conservadas todos ou quase todos os dias.
A UOP Catete, Flamengo e Glória contará com 347 guardas municipais atuando em uma área de aproximadamente 775 mil m²que abrange: Rua do Catete, Rua da Glória, Rua Bento Lisboa, Rua do Russel, Av. Augusto Severo, Rua Ferreira Vianna, Rua Senador Vergueiro, Rua Paulo VI, Rua Marquês de Abrantes, Rua Correia Dutra, Rua Artur Bernardes, Rua Andrade Pertence, Rua Gago Coutinho, Rua Buarque de Machado, Rua Dois de Dezembro, Rua Machado de Assis, Rua Almirante Tamandaré, Rua Barão do Flamengo, entre outras vias da região, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.
Os guardas trabalharão em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Todas as equipes que atuarão na nova unidade estarão equipadas com rádios transmissores e palmtops (computadores de mão), acoplados a mini impressoras, onde as irregularidades serão registradas e transmitidas imediatamente para uma central de controle da Guarda Municipal, além de contarem com 13 viaturas (quatro motos) e equipamentos não-letais. Não haverá rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuide sempre da mesma área. A Base da nova UOP está localizada na Rua Antônio Mendes Campos, 77, na Gloria.http://odia.ig.com.br/portal/rio/nova-unidade-de-ordem-p%C3%BAblica-%C3%A9-inaugurada-na-zona-sul-1.440989
UOP
Um ano após inauguração da UOP Tijuca, prefeitura inaugura Unidade na Glória
Uma nova Unidade de Ordem Pública (UOP) foi inaugurada no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. Essa UOP vai atenter aos bairros do Catete, Glória e Aterro do Flamengo e contará com o patrulhamento de 347 guardas.
- A Unidade de Ordem Pública foi criada com o objetivo de organizar o espaço público, evitando que problemas de desordem urbana se transformem em delitos maiores – disse o coordenador da Unidade de Ordem Pública (UOP), coronel Lima Castro.
Os guardas atuarão em uma área que abrange: Rua do Catete, Rua da Glória, Rua Bento Lisboa, Rua do Russel, Av. Augusto Severo, Rua Ferreira Vianna, Rua Senador Vergueiro, Rua Paulo VI, Rua Marquês de Abrantes, Rua Correia Dutra, Rua Artur Bernardes, Rua Andrade Pertence, Rua Gago Coutinho, Rua Buarque de Machado, Rua Dois de Dezembro, Rua Machado de Assis, Rua Almirante Tamandaré, Rua Barão do Flamengo, entre outras vias da região, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.
O secretário informou que a atuação quanto a moradores de rua na região terá a participação da Secretaria municipal de Assistência Social. “A Guarda Municipal apoia as ações da Secretaria de Assistência Social. Isso acontece em todas as unidades de ordem pública. Há um ano, isso aconteceu na Tijuca (Zona Norte), no Leblon, em Copacabana (Zona Sul), e no Centro da mesma forma”.
Um balanço apresentado pela Guarda Municipal mostra que, em um ano de funcionamento da UOP da Tijuca, 41% dos moradores da região se sentem mais seguros um ano após a implementação da UOP.
O mesmo sentimento positivo foi reproduzido na percepção diária do barulho, redução de 15,5% para 1,5%, e com o estacionamento irregular, caiu de 56 pontos percentuais para 7,9%. A ocupação irregular das calçadas por mesas e cadeiras caiu de 39,5% para 16,3%. A presença de ambulantes irregulares despencou de 51,5% para 9,4%.
De acordo com Lima Castro, 79% das demandas recebidas pela Guarda Municipal são referentes a estacionamento irregular. “Não atingimos 100% porque notificamos os motoristas sobre a irregularidade, mas dependemos de um reboque para retirar o carro”, explicou.
Pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de abril no Catete, Flamengo e Glória, apontou os principais problemas percebidos pelos moradores desses bairros e concluiu que 67,4% dos entrevistados afirmam se deparar com ambulantes todos os dias ou quase que diariamente; 65,3% percebem a presença de carros na calçada também diariamente ou quase todos os dias; 62,8% percebem a ocupação de mesas e cadeiras na calçada por bares e restaurantes; 39,9% apontam problemas relacionados ao excesso de barulho; 91,1% relatam a presença de moradores de rua com frequência diária ou quase diariamente e que 63,5% das pessoas ouvidas afirmam se deparar com calçadas mal conservadas todos ou quase todos os dias.
Os Guardas Municipais trabalharão em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Todas as equipes que atuarão na nova unidade estarão equipadas com rádios transmissores e palmtops (computadores de mão), acoplados a mini impressoras, onde as irregularidades serão registradas e transmitidas imediatamente para uma central de controle da Guarda Municipal, além de contarem com 13 viaturas (quatro motos) e equipamentos não-letais. Não haverá rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuide sempre da mesma área. A Base da nova UOP está localizada na Rua Antônio Mendes Campos, 77, na Gloria.
- Após o sucesso das cinco primeiras UOPs inauguradas, desde o ano passado, na Tijuca, no Centro, no Leblon, Ipanema e Copacabana, a nova unidade representa a continuidade do projeto Rio em Ordem. Um modelo de fiscalização onde os guardas municipais estão sempre presentes garantindo a tranquilidade dos cidadãos nas ruas – disse  o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário