Seguidores

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Grupo Especial de Praia GEP/ Guarda Municipal-RJ

Sob Comando do respeitado Cmte: Wanderson,  o Grupamento Especial de Praia da Guarda Municipal tem se destacado cada vez mais. Isso Devido a sua inquestionável  competência e seu altíssimo comprometimento e dedicação a frente do Grupamento.

Temos que ressaltar o enorme comprometimento de todos os integrantes que tem se desdobrado para fazer cumprir o Código de Postura Municipal e o ordenamento das Praias da cidade maravilhosa e garantindo a Segurança e a Tranquilidade de todos os Banhistas.

Algumas ações do Grupamento Especial de Praia 7ª GEP:

Foto André
Foto André



Decreto 29.881 de 18 de setembro de 2008. 

Art. 26. O comércio ambulante na areia das praias utilizará de módulo padronizado com as seguintes características e equipamentos:
§ 3.° Será tolerado oferecimento aos banhistas, pelos ambulantes com ponto fixo, de até 20 (vinte) guarda-sóis, com 2 (duas) cadeiras de praia cada, que deverão ficar fechados, sob o módulo, enquanto não estiverem sendo usados por clientes, sendo que, no período de verão, poderão ser utilizados até 30 (trinta) guarda-sóis, com 2 (duas) cadeiras de praia cada, além de 10 (dez) cadeiras tipo espreguiçadeira, de plástico na cor branca. 

Foto André



Foto André


Decreto 17.931 de 24 de setembro de 1999 e portaria conjunta CLF/GM-RIO 001 de 29/09/2006 no qual diz:

 Art. 1º - Fica a Guarda Municipal responsável pela desobstrução dos bens públicos municipais, de forma a impedir a má utilização dos mesmos. Art. 2º - Para proceder ao desimpedimento a que se refere o Art. 1º, a Guarda Municipal poderá recolher mercadorias que estejam ocupando indevidamente os bens públicos municipais.




Foto: GM André
 Decreto 29.881 de 18 de setembro de 2008 que em seu Regulamento n° 3  Art 1° diz:



Fica proibida a venda, empino ou solta dos chamados “papagaios”, “pipas”, “pandorgas” ou congêneres, nos logradouros públicos da Cidade do Rio de Janeiro, onde exista, num raio de 500 (quinhentos) metros, rede aérea de energia ou telecomunicação.

Notícias que foram destaques na mídia:

Jornal do Brasil:

Durante a operação da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) de combate à desordem nas praias  realizada neste fim de semana com o apoio de guardas municipais, agentes apreenderam mais de 900 itens com ambulantes não autorizados. Foram apreendidas: 908 peças de roupa, cinco cornetas, uma caixa de som, 1,5 kg de camarão, 15 garrafas de vidro, dois fogareiros, um camareto (recipiente para armazenar camarão), um botijão, uma panela e uma barraca de milho no trecho da orla do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes. 
A fiscalização realizou também um trabalho de orientação aos banhistas próximo ao espelho d'água evitando a prática  de 562 jogos (altinho e frescobol), 278 pipas com cerol e a presença de 111 cães na areia no trecho da praia do Flamengo ao Recreio. Guardas municipais ajudaram 71 crianças perdidas a encontrarem os responsáveis. Durante a fiscalização, 45 veículos foram rebocados e outros 558 foram multados por estacionamento irregular. Fonte:http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/02/05/seop-apreende-mais-de-900-itens-com-ambulantes-irregulares-na-orla/
Fonte: R7-RJ
Em um sábado de praias lotadas e muito calor no Rio, fiscais da Seop (Secretaria Especial de Ordem Pública) apreenderam alimentos e coibiram práticas proibidas, como o altinho e o frescobol na faixa de areia próximo ao mar.
Foram recolhidos 1,5 kg de camarão, 15 garrafas de vidro, dois fogareiros, um recipiente para armazenar camarão, um botijão, uma panela e uma barraca de milho no trecho da orla que vai do Flamengo, na zona sul, ao Recreio, na zona oeste.

A fiscalização também orientou 342 banhistas que jogavam altinho e frescobol na faixa proibida, além de 122 crianças e adultos que soltavam pipas com cerol e outras 63 pessoas que levaram cachorro para a praia. 
Durante a ação, 21 veículos foram rebocados e outros 235 foram multados por estacionar em local proibido.Fonte:http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/secretaria-de-ordem-publica-apreende-alimentos-e-coibe-altinho-e-frescobol-na-orla-do-rio-20120204.html

Rio, o lugar mais quente do Brasil

O Dia Online - ‎há 9 horas‎
Termômetros foram a 37,4° e fizeram cada canto da orla carioca ser disputado. Previsão é de mais sol até sexta-feira Rio - O Rio ontem foi a capital mais quente do País. Em dia de sol forte sem uma nuvem no céu, os termômetros alcançaram a temperatura ...

Parabéns pelo excelente trabalho do Comandante do 7° GEP Wanderson e a todos os integrantes deste maravilhoso Grupamento o qual tem contribuido de forma marcante e significativa na segurança dos cidadãos.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar o Grupo de Ordenamento da Praia, em especial o grupo que fica na Praia do Flamengo, entre as ruas Buarque de Macedo e Corrêa Dutra, pois ontem, 26/1/2014, domingo, praia lotada, presenciei a atenção, comprometimento e responsabilidade com que realizam seu trabalho. Num espaço de meia hora, dois meninos perdidos: o primeiro, foi acalmado por eles e após localizado pela mãe, identificado com uma pulseirinha. O segundo, Felipe, deu foi muito trabalho. Não queria ir para a barraca de jeito nenhum e a moça (guarda de quem não consegui saber o nome) suou muito para convencê-lo de que seria o melhor para ele. Chegando à barraca, o “trio” agiu como assistentes sociais, psicólogos, recreadores, dispensando à criança toda paciência, atenção e carinho necessários na situação em que se encontrava. Depois de mais de uma hora, o tio da criança apareceu, muito sem graça, se identificou, e levou Felipe. Meus sinceros aplausos à Erica e Bastos pelo trabalho e dedicação, o mínimo que uma criança perdida na praia, precisa. Parabéns a essa equipe, desejando que Deus continue abençoando suas vidas. Gostaria que fosse repassada essa mensagem esse trio indispensável!!! Com carinho, Míriam Paiva

    ResponderExcluir