Seguidores

domingo, 7 de novembro de 2010

NOTÍCIAS SOBRE SEGURANÇA RJ

SECRETARIA VAI REFAZER ESTATÍSTICA DA VIOLÊNCIA
06/11/2010

Decisão foi tomada após divulgação do Censo 2010, que aponta Estado do Rio com 15.180.636 habitantes


Antônio Werneck

Com a divulgação do Censo 2010 anteontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta o Estado do Rio com uma população de 15.180.636 habitantes, o Instituto de Segurança Pública (ISP), da Secretaria de Segurança, anunciou ontem que vai recalcular as taxas (por cem mil habitantes) de homicídios e outros crimes. Desde 2002, o ISP faz projeções do número de habitantes no estado que são usadas no cálculo dos índices. O órgão estimou que a população em agosto passado, por exemplo, era de 17.056.538, muito acima do número do IBGE.



Levando em conta os cálculos populacionais do ISP, a taxa de homicídios de janeiro a agosto deste foi de 18,8 para cada grupo de cem mil habitantes. Utilizando o número divulgado anteontem pelo IBGE, essa taxa seria de 21,2 por cem mil. É preciso esperar para saber se, com a nova taxa que será recalculada pelo ISP, o Rio poderá mudar de posição no ranking dos homicídios por estado, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As outras unidades da federação também usavam projeções.



Em números absolutos, número de homicídios cai



O ISP ressaltou, no entanto, que o número absoluto de homicídios no estado vem caindo nos últimos meses e que vai esperar o número consolidado do Censo para começar a refazer os cálculos das taxas.



O sociólogo Renato Dirk, responsável pela estatística do ISP, informou que o cálculo utilizado para obter as taxas de crimes no Estado do Rio era realizado com base na estimativa da população, que vinha sendo feita desde 2002 pelo próprio órgão. Ainda segundo Renato, para projetar a população de 17.056.538 habitantes (número usado no cálculo das taxas criminais de agosto, divulgadas mês passado), o ISP levou em conta os censos demográficos (1991 e 2000) disponíveis na época, e a contagem populacional do IBGE de 1996.




— Com a divulgação da população pelo IBGE, vamos refazer nossos cálculos daqui para frente e também rever os números passados. Vamos estudar ainda uma alteração na metodologia, já que há uma discrepância entre as nossas estimativas e o número do IBGE. A partir de agora, vamos trabalhar com dados mais apurados — informou Renato.



Em nota, o ISP reiterou ainda “a necessidade do instituto de projetar a população de pequenas áreas geográficas específicas da segurança pública (como Áreas Integradas de Segurança Pública e de delegacia de polícia)”. O órgão ressaltou que “os valores absolutos são divulgados mensalmente, permitindo que o público calcule as taxas, utilizando a estimativa populacional que julgar mais adequada”. Os últimos números divulgados pelo ISP mostraram que o número de homicídios dolosos registrados em agosto deste ano (344) foi o menor para esse mês desde 1991. Comparando agosto de 2010 com o mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 20,4%.
Jornal: O GLOBOAutor:  
Editoria: RioTamanho: 498 palavras
Edição: 1Página: 19
Coluna:Seção:
Caderno: Primeiro Caderno 


© 2001 Todos os direitos reservados à Agência O Globo
COLABORAÇÃO: BLOG POLÍCIA MUNICIPAL
ADM: GM:ANDRÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário