Seguidores

domingo, 25 de maio de 2014

CURSOS OPERACIONAIS-COP/ ARMAS NÃO LETAIS



GM-RIO André, Instrutor de Armas Não Letais/ credenciado junto a Policia Federal

Instrutor fala da importância de se capacitar o profissional de segurança para a utilização dos equipamentos não letais, conforme portaria do Ministério da Justiça. 4.226 de 31/12/2010.

Diz especialista, André: temos que ter muita responsabilidade ao entregar um equipamento ao agente de segurança, para isso, as instruções seguem normas rígidas do USO DIFERENCIADO DA FORÇA, e seu escalonamento de acordo com o nível de risco (agressão). Qualquer abuso poderá o agente responder pelo excesso. 






AGENTES DE SEGURANÇA PRIVADA E PÚBLICA A IMPORTÂNCIA DE SE REALIZAR O CURSO. 

Polícia

Militares participam de curso para uso de arma de choque

A atuação dos policiais militares tem como uma de suas principais características a segurança nas mais diversas ocorrências, pois o militar tem a responsabilidade de representar o Estado. Com essa premissa, a 22ª Companhia de Polícia Militar Independente realizou um curso nos dias 3 e 4 de outubro em Caratinga para capacitar e credenciar a operar efetivamente as pistolas de emissão de impulso elétrico  (taser). O curso foi ministrado pelo 2º tenente PM Ribeiro, comandante do 1º Pelotão Especial. Participaram do curso, 25 militares que pertencem à unidade. Todos foram aprovados e receberam no final do curso o certificado de credenciamento e capacitação.

O que são
As armas não letais, conhecidas como Taser, conquistam cada vez mais as forças de segurança do País, No lugar de munições, os agentes disparam uma descarga elétrica que age diretamente sobre o sistema nervoso central, paralisando as ações imediatamente, com o objetivo de paralisar a pessoa por alguns segundos, tempo necessário para que possa ser imobilizada. O equipamento dispara dardos paralelos a distâncias que podem chegar a 10,6m, com uma descarga elétrica com baixa corrente. Ela é utilizada como uma alternativa tática, mas não substitui a arma de fogo em um confronto.

O treinamento
Com o treinamento, o policial militar da Cia PM Ind alinhou a técnica policial-militar, aos princípios doutrinários dos Direitos Humanos e Polícia Comunitária.
O curso teve como principal objetivo capacitar os policiais militares para a atuação direta na prevenção de crimes, controle, pronta resposta e situações diversas que requeiram intervenções específicas com as pistolas de emissão de impulsos elétricos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário