Seguidores

sábado, 28 de setembro de 2013

Rondac passa por instrução prática em tiro policial

 
27/09/2013 15:03:22
O grupamento Ronda da Capital (Rondac) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) passou por mais uma etapa no processo de qualificação técnico-profissional promovida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania.
Com vistas ao aprimoramento do serviço oferecido à população aracajuana, a GMA realizou a segunda etapa do curso sobre equipamentos letais com emprego de revólver calibre .38. Durante a semana anterior cerca de 42 guardas municipais (GMs) estiveram em sala de aula aprimorando a parte teórica da instrução, ministrada pelo tenente Jonatas Souza, diretor adjunto da GMA e instrutor de armamento e tiro policial.
Desde março deste ano, quando foi criada a Rondac, até o mês de setembro, dezenas de prisões e apreensões foram realizadas pelo grupamento sem a realização de nenhum disparo de arma de fogo. Isso mostra que todos assimilaram que o emprego deste tipo de armamento é o último recurso a ser utilizado em uma ocorrência pelos agentes de Segurança Pública, relata o tenente Jonatas Souza.
Na etapa teórica, foram abordados a legislação e as diretrizes específicas no emprego da arma de fogo, bem como os procedimentos operacionais adotados na prática. Nesta semana foi a vez do treinamento prático acontecer. Debaixo de sol forte e sob muita pressão psicológica, características que geralmente envolvem ocorrências em que se emprega a arma de fogo, os GMs puderam expor todos os conceitos e conhecimentos adquiridos em sala de aula. A prática dos tiros policial e instintivo aconteceu no stand de tiro da Petrobrás localizada no Tecarmo, Zona de Expansão da capital.
Para nós que fazemos a Rondac é de extrema importância o treinamento contínuo e progressivo, pois, dessa forma nos mantemos sempre atualizados com as mais modernas diretrizes e técnicas essenciais para o bom desempenho de nossas funções. Além disso, o treinamento prático da forma como ocorreu, nos faz melhorar a mira e diminui as possibilidades de um imprevisto e ou de um disparo acidental, por exemplo, declara o GM Dilson Tavares, coordenador da Rondac.
Por Ascom/GMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário