Seguidores

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Guarda Civil faz treinamento para uso de arma não letal

Em 02/09/2013 - 10:33 
Guarda Civil faz treinamento para uso de arma não letal
Por: Redação Canal Rio Claro
 
 

Os guardas civis de Rio Claro participaram na semana passada de um curso de capacitação técnica para a utilização de armas elétricas incapacitantes, não letais, capazes de neutralizar fisicamente um indivíduo sem causar lesão.

O efetivo recebeu orientações teóricas, treinamento para o uso e demonstrações práticas sobre os efeitos das armas. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Wlademir Walter, o objetivo do curso é habilitar os agentes para atuar com o equipamento durante as rondas preventivas e de apoio à segurança pública. O curso foi ministrado pelos GMs Augusto Cesar e Silto e teve também a participação de guardas civis das cidades de Ibaté e Limeira.

"A Spark é o primeiro dispositivo elétrico incapacitante genuinamente nacional. Ele funciona com cerca de 40% menos energia, que as concorrentes internacionais, garantindo mais segurança na incapacitação do agressor do que as tecnologias existentes. O equipamento emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, incapacitando-o enquanto estiver sob a ação do dispositivo", explicou.

Na semana passada, a corporação recebeu, além das armas elétricas, coletes balísticos e espagidores de gás pimenta e lacrimogêneo. A prefeitura de Rio Claro investiu cerca de R$ 500 mil na compra destes equipamentos de segurança e novos uniformes para os Guarda Civil Municipal, Vigilância Patrimonial e Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário