27/09/2013 15:03:22
O grupamento Ronda da Capital (Rondac) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) passou por mais uma etapa no processo de qualificação técnico-profissional promovida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania.
Com vistas ao aprimoramento do serviço oferecido à população aracajuana, a GMA realizou a segunda etapa do curso sobre equipamentos letais com emprego de revólver calibre .38. Durante a semana anterior cerca de 42 guardas municipais (GMs) estiveram em sala de aula aprimorando a parte teórica da instrução, ministrada pelo tenente Jonatas Souza, diretor adjunto da GMA e instrutor de armamento e tiro policial.
Desde março deste ano, quando foi criada a Rondac, até o mês de setembro, dezenas de prisões e apreensões foram realizadas pelo grupamento sem a realização de nenhum disparo de arma de fogo. Isso mostra que todos assimilaram que o emprego deste tipo de armamento é o último recurso a ser utilizado em uma ocorrência pelos agentes de Segurança Pública, relata o tenente Jonatas Souza.
Na etapa teórica, foram abordados a legislação e as diretrizes específicas no emprego da arma de fogo, bem como os procedimentos operacionais adotados na prática. Nesta semana foi a vez do treinamento prático acontecer. Debaixo de sol forte e sob muita pressão psicológica, características que geralmente envolvem ocorrências em que se emprega a arma de fogo, os GMs puderam expor todos os conceitos e conhecimentos adquiridos em sala de aula. A prática dos tiros policial e instintivo aconteceu no stand de tiro da Petrobrás localizada no Tecarmo, Zona de Expansão da capital.
Para nós que fazemos a Rondac é de extrema importância o treinamento contínuo e progressivo, pois, dessa forma nos mantemos sempre atualizados com as mais modernas diretrizes e técnicas essenciais para o bom desempenho de nossas funções. Além disso, o treinamento prático da forma como ocorreu, nos faz melhorar a mira e diminui as possibilidades de um imprevisto e ou de um disparo acidental, por exemplo, declara o GM Dilson Tavares, coordenador da Rondac.
Por Ascom/GMA
|
Cidades |
O Rio de Janeiro foi escolhido para ser a sede, em 2015, do 19º Comitê de Segurança e Policiamento Municipal (Comite Seguridad y Policia Municipal), promovido pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), associação que agrupa 27 cidades das Américas e Europa.
A escolha da Cidade Maravilhosa atendeu à proposta do comandante da Guarda Municipal do Rio, Leandro Matieli, representante da cidade na 18ª edição do encontro, que se encerrou no último final de semana, em São José, na Costa Rica.
A reunião do Comitê acontece a cada dois anos e analisa mecanismos de cooperação e intercâmbio de questões municipais de segurança para a implementação de políticas comuns. Para a edição de 2015, no Rio de Janeiro, já está confirmada a presença de representantes de pelo menos 20 cidades que fazem parte da UCCI.
Além do Rio de Janeiro, as cidades brasileiras que também fazem parte do UCCI são Brasília e São Paulo. Além de capitais da América Latina, cidades como Barcelona, Madrid e Lisboa também participam do grupo.
Na edição deste ano, representaram a GM-Rio, além do Inspetor Geral, o gerente de Operações, Luciano dos Santos. Entre os principais assuntos discutidos estava o papel social da polícia e das guardas municipais, o uso de redes sociais e tecnologias e modelos organizacionais que promovam um melhor serviço prestado à população.
Fonte: prefeitura do rio
Foto:Riotur