Seguidores

quinta-feira, 18 de julho de 2013


Pronunciamento do Valney - 16/07/2013

Senhores e senhoras venho através deste pronunciamento, transmitir para conhecimento de vocês o conteúdo da reunião que tratou de assuntos pertinentes ao Plano de carreira, reunião essa que aconteceu em duas etapas, a primeira na última sexta-feira dia 12/07/2013 e a segunda ocorreu hoje, dia 16/07/2013.

No dia 12, o Sr Inspetor Geral, ratificou o seu entendimento em não aprovar promoções por tempo, ou seja, por antiguidade, por entender que a disputa é necessária para mostrar os capacitados a ocupar os cargos de responsabilidades e com isso fortalecer mais a Instituição. Foram mostrados os gráficos do valor percentual que será dado para cada item que contará pontos para o somatório geral, são eles: ESCOLARIDADE vai representar 16% do somatório geral, serão publicados os pontos que valerá cada nível de escolaridade. ANTIGUIDADE vai representar 30% do somatório geral, serão publicados os pontos que valerão cada tempo de serviço e também contará ponto o tempo em cada cargo. FORMULÁRIO QUALITATIVO, aquele que o Chefe imediato dá os conceitos em face do subordinado, vai representar 50 a 60% do somatório geral. Neste último item, foi passado pela Diretora de Recursos humanos, que haverá uma comissão para analisar os casos de discrepância, podendo o avaliador vir a responder uma sindicância. Não haverá TAF, e a pontuação total, será de 180 pontos já incluindo os pontos que valerá a prova escrita, que também será publicado, todo o processo ainda ocorrerá neste semestre, e as promoções ocorrerão no inicio de 2014.

Hoje dia 16, a reunião foi presidida somente pela Sra Diretora de Recursos Humanos, e foram discutidas as questões das pontuações. Logo após a Diretora dar o seu encerramento, a reunião continuou somente entre os Inspetores e foi colocada em pauta a forma das promoções. O Inspetor Felício defendeu que as promoções sejam feitas com 50% por provas o chamado merecimento e 50% por antiguidade, o que foi de pronto apoiado por mim Inspetor Valney, pois já vinha defendendo isso pela Frente Unificada. O Inspetor Felício explicou que essa é a única forma de todos conseguirem progredir, uns mais cedo e outros mais tarde, mais todos desta forma conseguiram, por exemplo, aquele que não conseguir ser promovido por provas, tampouco por antiguidade em uma avaliação, já ficará na fila, para ser promovido por antiguidade na próxima avaliação. No entanto isso tem um preço a pagar, se o IG for convencido e acatar mudar para essa forma, o processo que está em andamento, terá que ser reformulado e isso significa atrasar mais esse SAD. Em meu entendimento, é melhor retardar mais o tempo que for necessário, mais todos poderem chegar há algum lugar, do que muitos ficarem eternos GM-1, GM-2, GM-3 e GM-4. Ficou adiado para depois de amanhã dia 18/07/2013, após o paradão, os Inspetores decidirem em votação, se vão apresentar ao IG a pauta de reivindicação, solicitando a mudança para o que venho chamando de meio a meio, ou a pauta de realizar neste SAD a disputa somente por provas e no próximo mudar para o meio a meio. Porém em meu entendimento, se não lutar para mudar para o meio a meio agora, depois que o Decreto for publicado, somente com promoções por provas, será muito mais difícil conseguir alterar a forma de promoções. Sugiro que todos os seguimentos, os adeptos da Associação dos Subinspetores, da Uniguarda, do Sisguario e etc. de forma sábia e legalista, procurem os seus Inspetores e defendam os seus entendimentos sobre a questão, bem como a tropa deverá estar representadas por integrantes desses seguimentos, para que participem junto com os Inspetores, da decisão desta pauta que será levada ao IG. O MTU como já citei defende o meio a meio, e procurarei estar acompanhado no mínimo pelo GM-2 Alexandre Pinheiro e pelo GM-2 Santos lotado na 9ª IGM. Gostaria de acrescentar que críticas ofensivas nunca resolveram e nunca ira resolver nada, a única coisa que pode resolver é muita luta acrescida de maturidade e sabedoria e sempre pautada no Princípio da Legalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário