Seguidores

quinta-feira, 18 de julho de 2013

 OPERAÇÕES NÃO LETAIS TNL
CURSO LIVRE DE OPERADOR DE SPRAY DE PIMENTA


INSCRIÇÕES PARA O CURSO LIVRE DE OPERADOR DE SPRAY DE PIMENTA O.C ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 25 DE JULHO DE 2013, NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE.
Nosso Site: http://gestoresassociados.vipseg.com.br/site/ para inscrição.

Explicações sobre o Curso Livre de Operador de Spray de Pimenta O.C, por Fábio André do Nt. Pós Graduado e Especialista em Gerenciamento de Riscos/Crise pela Universidade Gama Filho RJ e Instrutor de Armas Não Letais na Escola de Formação Grande Rio, Credenciado na Polícia Federal.

Tendo conhecimento de diversas situações de riscos apresento aos senhores agentes de segurança Pública ou Privada o Curso Livre de Operador de Spray de Pimenta O.C. o qual é de incomensurável importância para a atuação no dia a dia. Sou também agente de segurança pública e sei e entendo um pouco de nossas dificuldades que durante os meus já 13 anos de atuação puder ver e aprender um pouco. Já me deparei com inúmeras situações de dificuldades por falta de treinamento e equipamentos, por isso após alguns investimentos em minha capacitação venho compartilhar com os senhores e senhoras o treinamento deste equipamento simples mas de suma relevância que concerteza irá te ajudar proteger a sua vida e evitar riscos desnecessários.

Sobre o Spray de Pimenta: o Spray de Pimenta é sem dúvida uma Arma Menos Letal que lhe proporcionará mais segurança e poderá salvar a sua vida em situações de risco, onde o agressor ou agressores tenha certa vantagem em relação às faltas de condições. Ex Inferioridade numérica, falta de treinamento constante, trabalhar sozinho.

Mas, se não receber pela sua instituição? Pela legislação todos os agentes independentes de grupo especial ou não devem portar dois equipamentos de menor potencial ofensivo. Cito: “8. Todo agente de segurança pública que, em razão da sua função, possa vir a se envolver em situações de uso da força, deverá portar no mínimo 2 (dois) instrumentos de menor potencial ofensivo e equipamentos de proteção necessários à atuação específica, independentemente de portar ou não arma de fogo”. POR.INTERMINISTERIAL 4.226 31/12/2012.

Preciso ser habilitado para usar o spray de pimenta? 17. DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA E ARMAS DE FOGO PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA Nenhum agente de segurança pública deverá portar armas de fogo ou instrumento de menor potencial ofensivo para o qual não esteja devidamente habilitado e sempre que um novo tipo de arma ou instrumento de menor potencial ofensivo for introduzido na instituição deverá ser estabelecido um módulo de treinamento específico com vistas à habilitação do agente. POR.INTERMINISTERIAL 4.226 31/12/2012.

Posso comprar o Spray de Pimenta O.C e usar em minha instituição? Não!
Pois, poderá incorrer no crime de porte ilegal de arma, por ser um produto controlado pelo exército Brasileiro Cito: O possuidor ou portador de munições químicas (de uso restrito de acordo com o R-105) poderá responder pelo artigo 16 da lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento, em razão de entendimento no sentido de que parte do art. 253 foi revogado pela nova lei.

Sobre o certificado? Ao término do curso atingindo aprovação no qual a nota mínima são 7,0 receberá a certificação assinada por instrutores credenciados pela Polícia Federal e com seus respectivos números de registro, em Armas Não Letais e pelo Diretor da Escola de Formação o qual lhe habilitará como Operador de Spray de Pimenta O.C.

Vigilante pode fazer o curso?  Sim! Mas informo que o Curso é curso livre, e não curso de extensão.


Vantagens do Spray de Pimenta frente ao bastão

Análise de ações/ ataque ao agente
Spray de Pimenta O.C
Bastão
Grupo de Vândalos
Irá fazer com que dispersem, devido à irritabilidade do agente químico.
Tem que conseguir atingir com o mínimo de dano em sem ferir demais pessoas, pois o dano pode ser desastroso.
Lutador de artes marciais
Independente do porte irá sentir o efeito e será o mesmo incapacitado temporariamente
Pode ter uma vantagem por saber técnicas de devesa.
Grupo de adolescente agressivo
Conseguirá dispersar os demais e incapacitar prender com mínimo de lesões.
Menor não comente crime e sim ato infracional a lei os protegem  a utilização de bastão pode ser interpretada muito agressiva dependendo da lesão causada.
Ataque de cão
Irá afugentá-lo.
Poderá matá-lo ou a possibilidade de não ser eficiente.
Ação na justiça devido a utilização
Não constatado
Art. 129 lesão corporal
 Informação do Instrutor TNL.
 X

Análise de Risco

Tecnologias não letais
Empresa ILTDA Gestores Associados VIPSEG. (Treinamentos Gerenciais)
ADM-Fábio André do Nascimento CRA-RJ 03.001.60-1
ADM-Anderson Marcelo Dalexandro Hobrielgel CRA-RJ 03.0161-7
Tel 021- 7847.6328 ID 90*117081

Tel 021-78214792 ID 12*1026537

Nenhum comentário:

Postar um comentário