Seguidores

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Equipe da Guarda Civil de Guarujá ensina técnicas de salvamento a grupamento do Rio de Janeiro

11/06/2013
O Grupamento de Guarda-Vidas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá ministra curso básico de salvamento para 18 guardas civis do Grupamento Especial de Praia (GEP), do Rio de Janeiro. Os participantes foram selecionados pelo supervisor da GCM Guarujá, Gerson Moreira Ribeiro, que esteve na capital carioca realizando seletiva entre os interessados, com provas natatórias de apnéia, natação no mar e na piscina e de flutuabilidade.
Esta é a primeira vez que o curso é realizado na Cidade. Segundo o supervisor, o objetivo, além de mostrar e ensinar as técnicas utilizadas pelos guarda-vidas de Guarujá, é promover um intercâmbio de conhecimento entre as guardas. “O Grupamento Especial de Praia (GEP) do Rio de Janeiro possui excelência em legislação municipal. Os agentes vieram aqui através do curso adquirir na prática técnicas de salvamento e primeiros socorros”, contou Ribeiro.
imagem - ter, 11/06/2013 - 10:38
Segundo o sub-inspetor do GEP, o comandante Wanderson Sermud, o grupo veio a Guarujá buscar qualificação no agente público, pois possui experiência em posturas. “Desenvolvemos diversas frentes de orientação, visando conscientizar a população quanto às condutas a serem adotadas nas praias reforçando ainda a segurança de banhistas, coibindo atos anti-sociais e fazendo cumprir o Código de Posturas Municipais do Rio de Janeiro, que proíbe, entre outros, a presença de animais e ambulantes irregulares na areia, estabelecendo horários e locais apropriados para jogos de futebol e frescobol, entre outras normas. Porém não possuímos técnicas de salvamento”, explica Sermud.
Para o guarda civil carioca Marcelo de Lima Cardoso, de 37 anos, que há oito anos integra o GEP, o curso é uma oportunidade única, pois equivale ao curso para Bombeiros. “Fiz concurso para entrar no Corpo de Bombeiros e não consegui. Salvar vidas sempre foi um sonho e agora com o curso vou adquirir as mesmas técnicas”, disse.
Os 18 guardas civis cariocas estão alojados no Ginásio do Guaibê. Durante o dia, eles realizam no mar exercícios de abordagem, resgate, imobilização, reboque, reanimação, entre outros, além de aulas teóricas na sede da GCM. O objetivo é difundir as técnicas de resgates, preparando o efetivo para eventuais necessidades de emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário