Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2013

Guarda Municipal

Marcos Crisciullo12 de janeiro de 2013 12:45

Caros amigos, fui recebido ontem pelo Sr. Matielli, Comandante da Guarda, juntamente com GM-2 Paulo Andrade (MTU e atua no GEP), o GM-2 Santos (MTU que atua na 9ª IGM), o GM-2 Alexandre Pinheiro, o GM-1A C. Silva da UOP Porto Maravilha, O GM-1A Cruz da UOP Leblon e o GM-3 F. Silva (Mestre de Banda da 8ª IGM) e o Sr Diretor de Operações.
Sr. Matielli nos informou que a sua prioridade para resolução imediata é o PAD ( Plano de Carreira), que está sendo elaborado e a sua maior vontade é a reestruturação da Corporação para o Guarda desempenhar com segurança suas atribuições.
Discutimos alguns itens da nossa pauta de reivindicações:
Piso inicial de R$ 1.200,00. Salário base do funcionalismo municipal para nível de 2º grau. Mostrou-se interessado no estudo que eu havia feito baseado em decretos e informou que ia verificar junto a alguns órgãos e ao prefeito.
Aposentadoria especial com 30 anos de contribuição. Foi passado para ele um projeto com a legislação em vigor que, inclusive, passa a aposentadoria de 30 para 25 anos. Declarou-se favorável ao estudo com aprovação imediata de um desses para o plano de carreira.
Criação de uma carteira de identidade funcional. Aprovou de imediato e informou que não iria ter problemas para concretizar o projeto do Pinheiro.
Cotas. Informou que a liberação de todas as cotas pelo Prefeito foi publicada no DO de ontem - 11/01.
Alteração ou aumento para o dia 14 ou 15/01. Deixou claro que é boato tendo em vista que o prazo dado para a comissão entregar a proposta é até o dia 31 do corrente mês.
Armamento da Corporação. Posicionou-se contra, porém, pediu para fundamentar a revindicação solicitando a realização de uma pesquisa em todas as Guardas, que comprovem estatisticamente os fatores positivos e a eficácia do armamento na corporação. Ainda, armas não letais, algemas e outros equipamentos são reivindicados.
Porte Particular. Analisará a possibilidade do convênio com a DPF para o porte particular, sendo entregue ao mesmo cópia do convênio da Guarda de Barra Mansa.
Ticket. Verificará o motivo do não recebimento do Vale Alimentação para vários GMs, em alguns meses.
Mudança na escala. Entendeu que na possibilidade de uma mudança, a mais viável seria 24X72 e que vai estudar a possibilidade de implantar em uma unidade de forma experimental com levantamento do efetivo.
Para reforçar o pedido de mudança de escala para 12x60 e o aumento de salário irei fazer um estudo baseado em pesquisa mostrando que a prefeitura perde dinheiro em concursos e treinamentos enquanto os guardas pedem exoneração ou estão licenciados.
Informamos também sobre a intenção da realização de uma manifestação no dia 18/01. Não nos persuadiu e respondeu-nos que é favorável a melhorias para os GM's porém precisará analisar junto aos órgãos a viabilidade de atendimento com as nossas fundamentações para propor uma resposta, favorável ou não. Colocou o seu gabinete a disposição para as negociações.
Devemos entender que agora, a Guarda Municipal como autarquia da Administração Pública Indireta, precisa ter suas solicitações fundamentadas em decretos e leis do funcionalismo público, por isso, se faz necessário, pesquisas e documentos comprobatórios para o convencimento do Prefeito e a conquista legal das reivindicações. Ressalto que somente argumentos sem estudo da legislação não terão eficácia.
Dessa forma, estamos em negociação e diálogo direto com o Comando, que levará o assunto ao Prefeito. Transformaremos a manifestação do dia 18/01 em uma Assembléia para assim definirmos necessário a realização da manifestação, organizarmos nosso movimento, recrutar voluntários de bases diferentes ( que tenham tempo e disposição para se dedicar a proposta). Falando francamente, espero que os companheiros compareçam para colaborar nas estratégias, pesquisas e documentações, pois nas reuniões propostas somente "meia dúzia" aparece... Precisamos desta disposição e garra de todos interessados no ato do dia 18/01 para comparecer a assembléia(com local e horário a ser definido em breve.) e elaborarmos nosso plano para alcançar/ conquistar a vitória
Desde já, informo que qualquer manifestação a ser realizada na porta da prefeitura no dia 18, será de inteira responsabilidade de cada participante, pois a minha intenção e os nossos objetivos já estão em andamento, nos resta traçar estratégias e prazos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário