Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Guarda Municipal na expectativa de "novo papel" a partir de 2013


or Redação
Jonathas Maresia
Guarda Municipal na expectativa de "novo papel" a partir de 2013
São cerca de 850 homens com média de idade entre 35 e 40 anos em uma instituição relativamente nova, criada em 1989, a Guarda Municipal de Maceió tem a expectativa de que nos próximos anos deixe definitivamente de apenas cuidar da segurança preventiva dos bens, serviços e instalações municipais para uma ação mais ostensiva contra a violência.
O grande problema, levantado por especialistas da área de segurança, para que isto comece a acontecer é a possibilidade dos guardas municipais de Maceió puderem ter porte de armas.
Dois destes especialistas já declararam recentemente que são a favor do porte, José Pinto de Luna, ex-superintendente da Policia Federal e atual secretário municipal de segurança comunitária e Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública.
Para que os guardas possam atuar, junto com as forças estaduais, o ex-superintendente da PF em Alagoas defende o porte de arma para a categoria. Segundo ele, existe a possibilidade de se firmar um convênio junto à Polícia Federal para que os guardas possam portar armas de fogo.
Atualmente, a Guarda Municipal de Maceió conta com 850 integrantes, dos quais 250 aptos para o trabalho nas ruas, com participação em cursos de capacitação. Nesse efetivo, estão incluídos os guardas em processo de aposentadoria.
“A Guarda Municipal é cidadã, mas temos pessoas treinadas e capacitadas para atuar no combate à violência”, encerrou Pinto de Luna
Já para Miki deve haver uma maior preparação para que o Guarda esteja apto para fazer este trabalho mais ostensivo, mas ela defende que o porte de arma seja estabelecido
Rui Palmeira e os planos para a Guarda Municipal
O prefeito eleito, Rui Palmeira, que inicia hoje após reunião com o atual prefeito Cicero Almeida a transição para seu governo, destacou em várias entrevistas antes e depois da campanha que reservará uma atenção especial a participação da Guarda Municipal no combate a violência.
“Vamos colocar a Guarda nas praças públicas, nos mercados públicos, nos passeios públicos e principalmente nas praças das periferias que viraram ponto de droga. Vamos colocar pequenas bases da Guarda nas praças e levar atividade para os jovens” explicou ele em suas propostas.
Rui evitou falar em porte de arma para a Guarda ou mesmo na realização de concursos, mas sabe que isto deverá ser discutido para que aconteça o que ele propôs em seu programa de governo, que criticava o modelo atual.
“A Guarda tem o dever de guardar o patrimônio público, mas tem também que estar na rua e não totalmente fora como acontece hoje. Temos que trabalhar em parceria com as policias militar” disse ele em seu programa de TV.
Como está atualmente a Guarda
Em recente entrevista ao Cadaminuto o tenente Misael Pessoa disse que o prefeito que assumir o cargo já irá encontrar uma Guarda Municipal toda estruturada.
“Quanto mais segurança melhor. Só que essa é uma medida de médio e longo prazo, hoje temos cerca de 800 GM’s, só que esse número é pequeno se fazermos um policiamento de fato ostensivo”, afirmou o tenente.
Ainda segundo Mizael, as viaturas estão sendo reformadas e novas foram adquiridas. “Até o final do ano, estaremos com as viaturas nas ruas. Vamos voltar com a bike patrulha, nosso quartel está sendo reformado com as instalações do jeito que devem ser. Serão mais de R$470 mil investidos”, disse Mizael, destacando ainda que novos uniformes foram adquiridos.
Mizael disse ainda que o guarda municipal já atua de forma ostensiva. “Vou dar um exemplo: se o guarda esta fardado na porta de um posto de saúde, isso já intimida qualquer ação criminosa. E eles estando mais preparados poderão ajudar ainda mais a população, para dar uma resposta imediata”, disse.
 http://cadaminuto.com.br/noticia/2012/10/15/guarda-municipal-na-expectativa-de-papel-ostensivo-em-nova-administracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário