Seguidores

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Guarda Municipal capacita agentes educadores e porteiros de Escolas Municipais


por Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio (OFICIAL), Terça, 9 de Outubro de 2012 às 14:56 ·

Formatura de porteiros da 6ª Coordenadoria Regional de Ensino aconteceu na última sexta-feira, dia 5. Convênio firmado com a SME prevê qualificação de 3.752 profissionais.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou, na manhã da última sexta-feira, dia 5, às 11h, a formatura de 200 porteiros da 6ª Coordenadoria Regional de Ensino (6ª CRE – Deodoro), que participaram do curso de qualificação promovido pelo Grupamento de Ronda Escolar (GRE) da GM-Rio.
A cerimônia vai acontecer no auditório da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro -FAETEC, unidade de Ricardo de Albuquerque (Estrada Marechal Alencastro, s/n, Deodoro). Com a formatura desta turma, chega a 1.853 o número de profissionais que já foram capacitados pelo GRE. O convênio firmado com a SME prevê a formatura de 3.752 profissionais que atuam em todas as CREs do município.

O curso faz parte de um convênio firmado entre a GM-Rio e a Secretaria Municipal de Educação (SME) para qualificação de agentes educadores, os antigos inspetores de alunos, e porteiros (auxiliares de trabalho geral) que atuam nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é preparar os profissionais que lidam com situações adversas nas escolas a agir da maneira mais adequada e com proatividade em casos de emergência. Trata-se de uma ação preventiva para assegurar ainda mais o bem-estar e a segurança de alunos e professores do município.

Com uma semana de duração, os cursos para porteiro e agente educador acontecem em salas de aula da Rede Municipal de Ensino, definida pela CRE atendida. As aulas são ministradas por guardas municipais que têm formação em Pedagocia, Serviço Social, História, Técnico em Segurança e Gestão de Segurança Empresarial. O guardas-instrutores fazem parte da Gerência de Projetos do Grupamento de Ronda Escolar, que é o setor da GM-Rio responsável pelos projetos sociais, atividades lúdicas e palestras desenvolvidas para crianças e adolescentes em idade escolar. A experiência no dia a dia das escolas e a qualificação desses profissionais foram os parâmetros para atuar como instrutores.

O currículo do curso oferecido para os porteiros inclui as matérias Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Segurança Física das Instalações, que inclui técnicas de abordagem e identificação de pessoas, veículos ou situações de risco; Direito Penal; Ética e Disciplina e Relações Humanas. Os alunos do curso de agente educador, além de estudarem essas disciplinas, também têm aulas de Noções de Primeiros Socorros; Noções de Prevenção e Combate a Incêndios e Noções de Prevenção às Drogas. http://www.facebook.com/notes/guarda-municipal-do-rio-de-janeiro-gm-rio-oficial/guarda-municipal-capacita-agentes-educadores-e-porteiros-de-escolas-municipais/370863809659417

Nenhum comentário:

Postar um comentário