Rio -  A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) pediu reforço à Polícia Militar para coibir a manifestação organizada para este domingo, às 13h, por praticantes do "altinho", um jogo com bola de futebol, na Praia de Ipanema. Além do apoio, a Guarda Municipal decidiu aumentar o efetivo no Posto 9.
O protesto foi convocado pelo Facebook um dia depois da confusão entre banhistas e guardas municipais ocorrida na terça-feira. Pela internet, os banhistas convidam outras pessoas a participar do “maior altinho de todos os tempos”. Pelo código de posturas municipais, em vigor desde 2009, a prática esportiva só é permitida à beira d’água após as 17h ou a qualquer hora próximo do calçadão.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, considerou o protesto uma provocação desnecessária. Segundo ele, a manifestação não será permitida antes do horário permitido, 17h. “Essa convocação não tem cabimento. A praia não é só deles. Tem espaço para todo mundo para a prática esportiva junto ao calçadão, não precisa ser junto ao espelho d’água”, criticou o secretário.
O secretário disse que os guardas já estão orientados a acionar a polícia se não forem atendidos pelos banhistas por crime de desobediência. Desde janeiro, a Guarda realizou 43.673 abordagens.
Dessas 27.745 foram para advertir praticantes do altinho. O secretário afirmou que vai enviar à Corregedoria da Guarda Municipal o nome dos agentes flagrados agindo com truculência em vídeos amadores postados na internet durante o tumulto.http://odia.ig.com.br/portal/rio/ordem-p%C3%BAblica-pede-ajuda-%C3%A0-pm-contra-altinho-1.501612