Seguidores

terça-feira, 28 de junho de 2016

Abandono e vandalismo dificultam trabalho de comerciantes de Três Rios

Problema atinge camelódromo, que sofre ainda com falta de infraestrutura.
Quiosque do espaço chegou a ser arrombado e incendiado.


O camelódromo de Três Rios (RJ) foi reformado en 2008 com a promessa de se tornar um centro de comércio popular, mas, nas condições em que está, o local não atrai consumidores. Há acúmulo de resíduos e sujeira, quiosques cobertos com lona, pontos com ferrugem e falta de iluminação, já que muitas lâmpadas estão quebradas. A falta de infraestrutura no espaço é uma reclamação antiga dos comerciantes, que se queixam ainda de abandono e vandalismo.
Em junho de 2014, um dos quiosques chegou a ser arrombado e incendiado, fazendo o dono perder tudo. De lá para cá, a situação piorou. Os banheiros, por exemplo, estão sempre sujos e com mau cheiro, o que dificulta o uso. Outra reclamação dos comerciantes é que à noite o espaço vira abrigo de moradores de rua, que ocupam as barracas para poder dormir e deixam para trás cobertores, pedacos de papelão e até lixo.
Banheiros do camelódromo de Três Rios estão sempre sujos e com mau cheiro, o que dificulta o uso (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)Banheiros estão sempre sujos e com mau cheiro,
o que dificulta o uso (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
"Fica difícil do pessoal vir aqui, porque às vezes chega aqui, tem mendigo dormindo dentro da barraca. Até pra gente montar às vezes é ruim. A gente tem que esperar o mendigo acordar, o morador de rua acordar pra gente colocar nossa mercadoria", contou o comerciante Peterson Antônio Santiago.
Em setembro de 2013, a prefeitura apresentou um projeto de recuperação, reforma e ampliação do camelódromo, mas a promessa não saiu do papel. Sem melhorias, várias barracas foram cobertas com lona. O Jardel Rodrigues dos Santos cansou de ter prejuízos e resolveu ele mesmo reformar seu quiosque.
"Perdi muito material. Foi por conta disso que eu resolvi reformar do meu bolso mesmo, para não perder mais material", lembrou Jardel.
Sem melhorias, várias barracas do camelódromo de Três Rios foram cobertas com lona (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)Sem melhorias, barracas do camelódromo foram
cobertas com lona (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
Quem trabalha no local diz ainda que não há fiscalização da Guarda Municipal, e, assim, o espaço fica abandonado e vira alvo de vandalismo.
"Eu passei por aqui — porque eu faço questão de passar por aqui, porque eu virei o 'fiscalizador' do camelódromo à noite — e eu não vi nada. Estava, assim, a Deus dará. Estava abandonado. Abandonado!", disse Carlos Henrique Cleveland, comerciante.
"De noite, guarda nenhum fica fazendo monitoramento aí. 'Cracudo' vem, quebra tudo, rouba lâmpada... Faz uma algazarra aí de noite, nao tem ninguém", completou o também comerciante Diego Felipe Ribeiro dos Santos.
Posição da prefeitura
A Secretaria de Obras de Três Rios disse à produção do RJTV que já começou o serviço de recuperação e manutenção das coberturas dos quiosques. Informou ainda que a limpeza é feita diariamente e a troca das lâmpadas acontece quando os comerciantes solicitam. Em relação à segurança, a Secretaria de Ordem Pública falou que o patrulhamento à noite é feito todos os dias e, quando encontram moradores de rua, encaminham à Secretaria de Promoção Social.
Camelódromo de Três Rios sofre com falta de infraestrutura (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)Camelódromo de Três Rios (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário