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quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2013 Guarda Municipal alcança marca de 100 mil chamados no 1746





A Guarda Municipal do Rio de Janeiro completou nesta quarta-feira (09/10) a marca de 100 mil chamados pela Central de Atendimento da Prefeitura 1746, de janeiro de 2013 até hoje, ultrapassando o recorde anterior de 93 mil solicitações, em todo o ano de 2012. O campeão de queixas da população para o órgão, com 87% dos requerimentos, é o estacionamento irregular, que inclui entre as principais infrações a parada de veículo sobre a calçada (36,5% - 31.755 ligações), em via pública (24,7% - 21.489), em portão de garagem (18,3% - 15.921) e em local com placa de proibido estacionar (7,5% - 6.525), entre outras. 

Com o objetivo de interagir com a população que solicita o atendimento do 1746 e agradecer a confiança nos serviços prestados pela Guarda Municipal, o próprio comandante da GM-Rio, capitão Leandro Matieli, esteve presente hoje na Central de Atendimento, no Engenho de Dentro, para atender a ligação de número 100 mil. Ele registrou uma reclamação sobre um carro estacionado irregularmente na Rua José Maria Ortigão Sampaio, na Barra da Tijuca. 

- A Guarda Municipal é o segundo órgão da prefeitura que mais recebe demandas. Estamos atrás apenas da Comlurb. Hoje, atingimos pela primeira vez a marca de 100 mil ligações e temos a previsão de chegar a 120 mil até o final deste ano. Esses números mostram que o cidadão acredita no serviço da guarda e confia no nosso atendimento. O cidadão me disse que é a terceira vez que ele liga para o 1746 e que nas duas primeiras vezes foi muito bem atendido e teve a sua demanda solucionada. O guarda municipal é um prestador de serviço da cidade, por isso, receber essas ligações é tão importante, pois nos ajuda a atender bem e com mais qualidade a população carioca, que é o nosso objetivo – disse. 

O estacionamento irregular é a maior demanda que o 1746 recebe por aplicativo de celular, com os cidadãos enviando, inclusive, fotos da infração pelo telefone. Entre os locais que registraram neste ano maior índice de denúncias estão Campo Grande, Tijuca, Centro, Bangu, Copacabana e Barra. As outras solicitações para a Guarda Municipal estão relacionadas às posturas municipais e ao auxílio à escola. 

- Estamos desde agosto com uma meta muito audaciosa. O atendimento que levava cerca de 4 horas para os guardas chegarem ao local da reclamação passou agora para 30 minutos. Para que isso fosse possível, colocamos 45 motocicletas nas ruas para dar mais mobilidade a esse atendimento inicial. Chegar à marca de 100 mil solicitações é importante, mas também mostra a falta de conscientização da população. Lugar de estacionar o veículo é no Vaga Certa ou no estacionamento e não na calçada, que é lugar de pedestre – destacou Matieli. 

Criada em março de 2011, a Central de Atendimento da Prefeitura 1746 concentra mais de mil serviços municipais e é o principal canal de comunicação entre a prefeitura e os moradores do Rio. Um diferencial da Central é que os serviços solicitados têm um prazo para serem atendidos e os órgãos municipais são cobrados por isso. Até hoje foram mais de 7,8 milhões de ligações recebidas. Apenas em 2013, 2,6 milhões. 

Com capacidade para 274 atendimentos simultâneos e 600 mil atendimentos/mês, o contato com o 1746 pode ser feito por telefone, com o custo de uma ligação local, pelo sitewww.1746.rio.gov.br, ou através de aplicativos para celulares, permitindo que os usuários fotografem os problemas e enviem fotos em tempo real nas solicitações de reparo. O serviço está disponível à população 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

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