N/A
Cem guardas passaram por treinamento
Pelo menos no que depender da Guarda Civil Municipal (GCM), a próxima temporada de verão será eletrizante em Guarujá. E no sentido literal da palavra, já que é a partir do final de novembro que os agentes passarão a portar armas de condução elétrica.
O treinamento começou esta semana. Nesta terça-feira eles estrearam a parte prática, que envolve o manuseio das sparks, modelo DSK 700. A arma de choque não letal provoca uma corrente de 0,0028 amperes em contato com o alvo, incapacitando-o por até cinco segundos.
O choque atua no sistema neuromuscular do alvo, causando desorientação e fortes contrações. “Os músculos atrofiam imediatamente. A sensação que se tem é de querer sair daquela situação de desconforto. E apesar de serem poucos segundos, na hora que você recebe o choque parece muito mais”, afirma o subcomandante da GCM em Guarujá, Mauro Noel de Jesus.
Ele passou por isso ao fazer um curso de formação de instrutores na empresa fabricante da arma, a Condor. E, assim como ele, todos os 100 guardas atualmente habilitados para operar as sparks também sentirão, literalmente, o choque na pele antes de atirar pela primeira vez em um alvo.
N/A
O treinamento de homens e mulheres da Guarda Civil Municipal começou nesta semana
O número representa praticamente 1/3 da guarda, composta por 292 agentes, entre homens e mulheres. “Todos os 100 já passaram pelo teste psicológico e estão habilitados a portar armas não letais e letais, que é nossa intenção no futuro”, afirma Jesus.
Apesar de 100 estarem preparados, 15 utilizarão efetivamente o armamento. A spark deve ser acionada com uma distância de até seis metros do alvo. A mira a laser possibilita a precisão do tiro, que dispara dois dardos no corpo, um preferencialmente no peito.
“O outro automaticamente vai para a parte de baixo do corpo, para fechar o arco voltaico (fluxo intenso de corrente elétrica)”, explica.