Seguidores

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto 'Guarda Armada' recebe 1ª aprovação na Câmara de Rio Preto

09/10/2013 09h35 - Atualizado em 09/10/2013 09h35


Foram 15 votos a dois na primeira discussão a favor da proposta.
Vereadores voltarão a discutir projeto em uma nova sessão.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Depois de ser vetado duas vezes, o projeto que defende o armamento da Guarda Municipal de São José do Rio Preto (SP) voltou ao plenário da Câmara na terça-feira (8) e teve a primeira aprovação com 15 votos a favor da legalidade da medida. Na próxima sessão, os vereadores vão discutir o mérito do projeto e tudo indica que a decisão mais uma vez vai ser favorável.
O uso de armas de fogo por agentes municipais é permitido por lei em cidades com mais de 50 mil moradores. Em Araçatuba e Catanduva (SP), por exemplo, existe corporação armada. Em Rio Preto, a guarda já tem autorização do exército para portar revólveres e pistolas e, segundo a direção do grupo de 148 agentes, a maioria é a favor do porte.
O comandante da Polícia Militar, Azor Lopes da Silva Júnior, está entre os contrários à proposta. Para ele, a obrigação de garantir a segurança pública é da polícia e armar os funcionários civis seria um desvio de função. Além dele, o prefeito Valdomiro Lopes também já se pronunciou contrário ao armamento da guarda.
Durante a sessão ontem, além da votação da proposta, os vereadores elegeram ainda o vice-presidente da casa. Celso Luiz de Oliveira, o Peixão, era o único candidato ao cargo e foi eleito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário