Seguidores

sábado, 1 de setembro de 2012

Após denúncia de tráfico de drogas, segurança é reforçada na Lapa Imagens exibidas pelo JN mostram como é fácil conseguir drogas no bairro. Beltrame reconheceu as falhas no patrulhamento da região.


Após as denúncias de tráfico de drogas na Lapa, no Centro do Rio, a poucos metros da polícia e da Guarda Municipal, o policiamento na região foi reforçado, nesta terça-feira (28), como exibiu o RJTV.
Na segunda-feira (27), uma reportagem do Jornal Nacional mostrou como é fácil conseguir drogas no local, que é um dos grandes pontos turísticos do Rio.
O Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, reconheceu as falhas no patrulhamento da região. "Se o policial está ali, viu, percebeu e não agiu, temos um problema sem dúvida nenhuma. Com relação à Polícia Civil, ela tem obrigação e a função precípua de investigar”, disse Beltrame.
Diante das imagens, a direção da Polícia Civil se reuniu nesta terça-feira (28) com os titulares de quatro delegacias especializadas, para reforçar a estratégia ao combate do tráfico de drogas na Lapa.
Aumento de furtos na Lapa
Comerciantes da região reclamam da falta de segurança, principalmente nos fins de semana.“É muito arrastão na rua, droga e tudo, a gente às vezes se sente acuado, em perigo”, diz um vendedor.
Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) refletem a indiferença das autoridades de segurança na Lapa. Nos primeiros sete meses deste ano, apesar do livre consumo, os policiais apreenderam menos drogas. A queda foi de 40% em comparação ao mesmo período do ano passado. E o número de furtos aumentou em 13%.
A Secretaria de Segurança Pública não quis comentar os números do ISP referentes à Lapa. A PM informou que vai intensificar a repressão à venda de drogas e aos furtos no bairro. Já a Polícia Civil informou que neste ano já prendeu quase 900 pessoas e já apreendeu 400 menores por tráfico de drogas em toda a região central do Rio.
Imagens mostram tráfico de drogas
Imagens exibidas pelo Jornal Nacional mostram o livre comércio de entorpecentes na Lapa. Os jovens se drogam próximo a um carro da Polícia Militar. O repórter pergunta a um policial se é comum o uso de drogas no bairro. “Aqui é o antro da perdição. Eles usam mesmo. Mas têm que usar mais escondido, né? Mas que eles usam, eles usam”, responde o policial.
Um guarda municipal também admite que seu patrulhamento é inoperante. “Rola de tudo, né... Eu falo assim porque é chato falar, mas eu vou te falar a verdade... Eu não vou nem ficar mentindo uma coisa... Ficar passando a maquiagem numa coisa que você está vendo... A gente trabalha assim mais para dar uma sensação de segurança. A verdade é essa”, disse.
PM nega socorro à vítima
Imagens feitas pela equipe de reportagem do RJTV e do Jornal Nacional mostram uma mulher desesperada, pedindo ajuda a policiais militares que passavam de carro, na Lapa. Ao pedir socorro para o amigo, que havia sido vítima do golpe "Boa Noite, Cinderela", os PMs negam o socorro.
“Liga 192, para o Samu, ou então vai ali na delegacia”, diz o policial.
A PM informou, em nota, que os policiais da PPTur que se recusaram a prestar socorro vão ser advertidos. Já o policial do 5º BPM (Saúde) que não abordou as pessoas que usavam drogas será afastado do serviço e passará por uma reciclagem.http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/08/apos-denuncia-de-trafico-de-drogas-seguranca-e-reforcada-na-lapa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário