Seguidores

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

GM Rio realiza curso para gerenciamento de multidões

Rio realiza curso para gerenciamento de multidões

22/10/2014 13:24
Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro

O objetivo do treinamento é capacitar ainda mais os gestores da GM-Rio, responsáveis pela tomada de decisões na rotina operacional
O objetivo do treinamento é capacitar ainda mais os gestores da GM-Rio, responsáveis pela tomada de decisões na rotina operacional
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) está recebendo o pesquisador sênior da Coordenação de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Moacyr Duarte, para treinamento de gerenciamento de multidões. As instruções acontecem em duas etapas, em outubro e novembro, e são voltadas para gestores e instrutores do quadro operacional da Corporação. O treinamento faz parte da preparação da GM-Rio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que encerram o ciclo de grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro está recebendo.
Considerado um dos maiores especialistas do país no gerenciamento de riscos e planejamento de emergências e catástrofes tecnológicas, Duarte vai ministrar aulas práticas e teóricas adequadas à realidade da Guarda Municipal, que tem esfera de atuação no espaço aberto, geralmente no entorno dos locais de evento.
O objetivo do treinamento é capacitar ainda mais os gestores da GM-Rio, responsáveis pela tomada de decisões na rotina operacional, a fazer a avaliações práticas e precisas de todas as variáveis e cenários previstos e imprevistos na realização dos eventos,para garantir a segurança e o bem-estar do públicoparticipante. Diferente da Copa do Mundo, cujos eventos se concentraram em poucos pontos específicos da cidade, como nos estádios e nas arenas montadas para exibição das partidas, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos contarão com eventos simultâneos em várias regiões da cidade e vão exigir planejamento e protocolos de atuação diferenciados, por um período de tempo maior.
Durante as instruções, serão abordados temas como a correta percepção e avaliação dos movimentos coletivos, a comunicação entre os responsáveis pela atuação presencial e remota nos espaços públicos, instruções táticas e interferências subjetivas mais frequentes, formação de hipóteses sobre a situação de risco e a tomada de decisões sob pressão, que são fatores fundamentais para o sucesso das operações. Junto com outros
órgãos públicos, a Guarda Municipal tem o grande desafio de operar os próximos eventos mantendo a rotina de uma cidade que não pode parar de funcionar.
Investimento constante em treinamento:
A realização desse treinamento é um dos investimentos que a Guarda Municipal vem fazendo desde 2012 para qualificar seus profissionais, que estão diretamente envolvidos na organização e no atendimento e auxílio aos cariocas e turistas durante os grandes eventos que a cidade tem recebido. Nesse período já foram realizados diversos cursos de capacitação e reciclagem, como cursos de aperfeiçoamento e de línguas para o efetivo do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) e também a realização de seminários e instruções com técnicos das mais diversas especialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário