Seguidores

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

GUARDAS MUNICIPAIS - GRUPO ESPECIAL DE PRAIA.





Bombas de gás lacrimogêneo foram usadas para conter tumulto - Fernando Quevedo / Agência O Globo
PUBLICIDADE


RIO — O domingo foi de calor, praias cheias e muita confusão nas praias da Zona Sul. Brigas, roubos e furtos, aliados a muita correria na areia, deixaram os banhistas em pânico no Arpoador e em Ipanema. Policiais militares chegaram a usar gás lacrimogêneo para conter uma confusão na altura do Posto 8. Muitos frequentadores reclamaram nas redes sociais de princípios de arrastão. Outros se queixaram de roubos praticados por grupos de adolescentes nas ruas de Copacabana. No fim da tarde, policiais militares que patrulhavam a orla chegaram a afirmar que mais de 50 pessoas haviam sido detidas.

Apesar de a corporação não passar um balanço do número de presos, no início da noite deste domingo, pelo menos sete adultos e oito adolescentes foram detidos em flagrante na 14ª DP (Leblon), por roubo e agressão. Além disso, várias vítimas aguardavam para prestar depoimento na delegacia.

FOTOGALERIA: Domingo de praias lotadas e muita confusão no Rio

Uma das vítimas era Wesley Lima, de 18 anos. Ele disse que teve os óculos, o celular e a carteira com dinheiro e documentos roubados por um grupo de adolescentes.

— Fui atacado por uma gangue de dez pessoas, que me agrediram e depois fugiram. Os amigos que estavam comigo também foram machucados no rosto — relatou.

À tarde, O GLOBO flagrou pelo menos quatro princípios de confusão no Arpoador, num intervalo de duas horas. Entre as vítimas, estava uma jovem que foi agredida por bandidos e teve os óculos de sol roubados. Um adolescente amigo dela chegou a ser perseguido pelos criminosos até a água. Segundo ele, os ladrões tentaram afogá-lo e, em seguida, roubaram seu celular. Suspeito de praticar roubos na areia, um adolescente foi perseguido por PMs e guardas municipais, sendo capturado dentro d’água.


PMs perseguem e prendem suspeito de assalto dentro d'água no Arpoador - Fernando Quevedo / Agência O Globo
Tudo isso ocorreu no primeiro domingo da Operação Verão, da PM, que levou 650 homens de vários batalhões para reforçar o patrulhamento nas praias.

PUBLICIDADE


NAS REDES SOCIAIS, QUEIXA E FOTOS DA CORRERIA

A confusão nas areias de Ipanema foi assunto durante toda a tarde nas redes sociais. A atriz Giovanna Antonelli chegou a postar no Instagram uma foto de um tumulto, afirmando ter visto cinco arrastões em três horas.

Já o estudante Gabriel Alves, de 18 anos, disse que, entre meio-dia e 15h, presenciou três tumultos na areia de Ipanema. Morador de Rocha Miranda, o rapaz contou que ficou apavorado.

— Não imaginava que na Zona Sul pudesse me sentir tão inseguro. Vi pessoas fugindo com bolsas e também brigas entre banhistas e assaltantes. Sem encontrar policiais por perto, os banhistas estavam usando as hastes dos guarda-sóis para se defender — contou.

Os barraqueiros também lamentaram a confusão na areia.

— A sensação é de terror. Presenciei um banhista sendo atingido com garrafas na cabeça e saindo daqui ensaguentado. Fora o prejuízo emocional, há também o financeiro, porque as pessoas vão embora sem consumir nada e ainda temos nossas barracas quebradas com o corre-corre — contou uma vendedora que trabalha numa barraca na altura do Posto 8 e que preferiu não se identificar.


Policiais observam movimento nas orlas de Ipanema e do Arpoador - Ana Branco / Agência O Globo
A confusão deu muito trabalho aos policiais militares nesse trecho da orla, mas muitos dos detidos não chegaram a ser levados para a delegacia. Isso porque houve vítimas que, com medo de sofrer represálias, preferiram não registrar queixa, para não ter que fazer o reconhecimento dos assaltantes.

PUBLICIDADE

EFETIVO REFORÇADO EM DELEGACIA DO LEBLON

Cerca de 650 homens dos batalhões de Botafogo, Copacabana, Leblon e Ipanema, além do Batalhão de Choque, do Batalhão de Ações com Cães e de recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), trabalharam na Operação Verão no fim de semana, segundo a Polícia Militar. O efetivo contou com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil. Procurado pelo GLOBO, o comandante do 23º BPM(Leblon), tenente-coronel Marcus Vinícius Amaral, não divulgou o número oficial de ocorrências registradas no Arpoador e em Ipanema. Até o fechamento da edição, a assessoria de imprensa da Polícia Militar também não havia se pronunciado.

Já a titular da 14ª DP, delegada Monique Vidal, disse que reforçou o efetivo no plantão neste domingo para atender à demanda das vítimas, que lotaram a delegacia. Em Copacabana, grupos de ladrões agiram tanto na orla quanto na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A delegada Poliana Henriques disse que, até o início da noite, cerca de 30 casos de roubo foram registrados na 12ª DP (Hilário de Gouveia). Entre os suspeitos detidos pelos policiais civis na praia, um tinha mandado de prisão por roubo e acabou preso.

http://oglobo.globo.com/rio/no-primeiro-domingo-da-operacao-verao-ao-menos-15-pessoas-sao-presas-por-roubo-agressao-13933271


Nenhum comentário:

Postar um comentário