Seguidores

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Guarda Municipal do Rio terá nova avaliação de desempenho

A Guarda Municipal do Rio vai mudar, este ano, o sistema de avaliação de desempenho dos seus cerca de 7.700 guardas. Um dos objetivos é diminuir a subjetividade na hora de verificar o trabalho dos servidores, que passarão a ser avaliados a cada seis meses segundo critérios mais objetivos, como iniciativa, responsabilidade, pontualidade, relacionamento interpessoal e equilíbrio emocional, pelos seus superiores imediatos.
Os resultados serão considerados na hora de efetuar as promoções dentro do plano de carreira, procedimento para o qual o tempo de serviço e os cursos de aperfeiçoamento profissional feitos pelo guarda também vão contribuir.
As opiniões — positivas ou negativas — da população sobre os guardas também vão fazer parte da avaliação.
— Elogios e críticas serão anotados e considerados — ressaltou a diretora de Recursos Humanos da corporação, Doris Fonseca.
As competências avaliadas serão diferentes de acordo com o nível que o guarda ocupa no plano de cargos. Para os níveis 5 e 6, os mais altos da carreira, até a capacidade de manter o segredo a respeito de assuntos confidenciais vai contar pontos, além de planejamento e organização, tomada de decisão e criatividade.
As deficiências que forem encontradas ao longo do processo servirão como um guia para a elaboração de cursos que possam corrigir os problemas detectados.
— Não podemos ter um grupo que lida diariamente com o carioca e não termos como qualificá-lo. O guarda é um zelador da cidade — afirmou o inspetor geral da Guarda, Leandro Matieli.
CONCEITOS
A avaliação terá quatro conceitos, do pior para o melhor: não atende, atende parcialmente, atende ao esperado e atende amplamente.
MENTORES
Quem receber o pior conceito será encaminhado para um mentor, que vai montar, com o guarda, um plano para que ele se recupere do resultado ruim. Cada mentor ficará responsável por um guarda, durante três meses. O servidor mal avaliado poderá dispensar o serviço, desde que assine um termo se comprometendo a melhorar pelos próprios meios.
No conjunto entre a avaliação, o tempo de serviço e os cursos de qualificação, o primeiro item terá peso maior quanto mais alto for o nível do guarda dentro do plano de cargos e salários. A importância exata de cada quesito ainda está sendo decidida pela corporação.
As três portarias criando a nova avaliação de desempenho serão publicadas esta semana no Dário Oficial.
QUALIFICAÇÃO
Entre as iniciativas para capacitar os guardas municipais, está o Sistema Progressivo de Aprendizagem (SPA), que oferece palestras e cursos sobre turismo, história e idiomas, entre outros temas. Um dos projetos é qualificar três mil guardas em inglês nos próximos três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário