Seguidores

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Grupamento Especial de Praia- 7° GE/GEP

Operação Verão começa quarta-feira com mais fiscalização da orla
O Globo
Na Barra e Recreio serão 60 agentes da Guarda Municipal, 15 viaturas e 15 motos. A CET-Riotambém terá sete reboques que serão usados entre a Barra eo ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »


Ressalto aqui a importância que tem o Grupamento Especial de Praia- 7° GE/GEP da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e que deveria este buscando cada vez mais treinamento e qualificação junto a outros órgãos para melhorar o atendimento aos banhistas em geral o qual já é de notável excelência. Desde sua criação em 2001 o Grupamento Especial de Praia já realizou inúmeros Resgates no mar muita vezes em conjunto com os próprios Salva Vidas do GMAR do Estado.  Também temos que destacar o maravilhoso trabalho de busca de responsáveis de crianças, jovens e adultos que se desencontram na praia devido a grande extensão e a quantidade de pessoas em dias festivos e de sol forte.
O grupamento de praia por manter um efetivo preparado e não o suficiente mas por vezes, mesmo assim em maior número que o Gmar e a Polícia Militar já tiveram diversas ocorrência e prisões realizadas.O grupamento Especial de Praia sem dúvida é um grupamento que tem uma especificidade totalmente diferenciada e imprescindível para a Guarda Municipal, cidade do Rio de Janeiro e para todos os cidadãos que visitam a nossa cidade maravilhosa.Gestor de Segurança.








Operação Verão: Trabalhando como Guarda Vida Civil



Sonhos são gratuitos. Transformá-los em realidade tem um preço. gibbs

Realizar sonhos nunca é fácil. Exige disciplina, esforço e garra, muita garra. Eu costumo dizer que sou uma pessoa com mais força de vontade do que capacidade física. Na última corrida de 10 km precisei caminhar pelo menos umas três vezes durante o trecho pra dar conta de terminar a prova. Claro que não estar treinada foi algo que pesou. Mas a minha memória sedentária - diferente da memória muscular que a maioria dos atletas levam consigo - e a vida desregrada que levei por tanto tempo pesam e muito hoje em dia, em qualquer atividade física que eu venha fazer.

Mas a força de vontade é tão grande que eu faço assim mesmo. O cansaço tem anunciado dias difíceis. Mais que o esforço físico, o mental geralmente é o que nos derruba. Mas eu tenho conseguido dar conta e consegui terminar o curso de Guarda Vidas Civil promovido pelo 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina. Foram 15 dias de muita água. Treinos aquáticos, busca, salvamento, instruções de mergulho. Fui um pouquinho além do meu limite. Na verdade, nem tanto, porque creio eu que o pessoal que cursa para se formar soldado da coorporação passa por provas muito mais intensas do que passamos para GVC.

O fato é que amanhã daremos início aos trabalhos que se prolongarão durante todo o verão. Serão fins de semana extensos, cansativos. Rios e lagos de toda região norte compreende a Operação Costa Norte, que conta com cidades como Alvorada do Sul, Sertanópolis, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso, Porecatu, Londrina (Igapó e Cabrinha). É isso mesmo, Lago Igapó e Cabrinha do Zona Norte. E eu bem sei como aquele lugar "ferve" de mulecada nos dias quentes da cidade dos pé-vermelho.

Como repórter já cobri alguns afogamentos nos dois lagos. Inclusive já tive a infelicidade de relatar o óbito de um adolescente que não resistiu e morreu. O trabalho dos Bombeiros naquela ocasião se resumiu ao resgate do corpo. E foi bem isso que nos disseram: por aqui na Costa Norte quase não há salvamentos, mas afogados sim.

De um jeito ou de outro corro o risco de ver as mesmas cenas. E o frio na barriga de ser responsável pelo resgate da vida de alguém é o que me mantem, de certa forma, um tanto quando ansiosa. Sempre admirei o trabalho dos que lidam com a área da saúde e nunca tive a pretensão de me aventurar por essa área tão séria. Hoje me vejo aprendendo a fazer ventilação, massagem cardíaca e outros procedimentos de primeiros socorros. Uma responsabilidade e tanto.

Nosso corpo é uma máquina, mas tem seus limites. E infelizmente nos depararemos com aqueles que colocaram as forças do seu corpo à prova ingerindo muita comida ou muita bebida alcoolica nos dias quentes e festivos e depois se arremessando nas águas de rios e lagos. Nós estaremos por lá. Outra turma grande - dos guarda vida militares - já embarcaram para o litoral onde o bicho pega de verdade.

Mas a força de vontade sempre me acompanha. Só o fato de estar ali a disposição e preparada para ajudar qualquer um que precisar já me deixa feliz. O preparo físico deve ser mantido, por isso os treinos de corrida e natação se manterão ao longo da semana. Fins de semana, mais água. E assim, agora prestes a dar início a um trabalho pelo qual fomos treinados a fazer, me recordo dos momentos que passamos junto com essa galera forte e que também vai deixar de lado festas e comemorações pra estar de prontidão pra salvar alguém. E por isso deixo aqui, além de algumas imagens, o vídeo do meu primeiro exercício de salvamento feito na piscina do 3º GB. Oficialmente ele ainda nem chegou, mas esse ano eu devo viver o verão mais diferente e desafiador da minha vida!


GVC Londrina 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário