Seguidores

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

12/08/2015 09h20 - Atualizado em 12/08/2015 12h26 Guardas do Rio terão aulas para lidar com tumultos na orla, como 'arrastões' Curso de imobilização e condução de detidos terá aula que cita o Bope. Agentes terão lições teóricas e práticas na Reserva e no Forte São João.


Gabriel BarreiraDo G1 Rio
Verão de 2015 teve cenas de tumulto nas praias do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Verão de 2015 teve cenas de tumulto nas praias do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Os guardas municipais que trabalham nas praias do Rio vão passar, pela primeira vez, por um curso voltado para controle de distúrbios na orla, com aulas que vão da imobilização à condução de detidos na faixa da areia. Embora não cite diretamente os arrastões, este é o principal problema dos profissionais que trabalham na orla com a chegada do verão, segundo guardas municipais ouvidos pelo G1.
As aulas começam no dia 24 de agosto e capacitarão cerca de 100 agentes. Serão 64 horas de aulas, mais 16 voltadas para atividades complementares. Dentre elas, "Defesa Pessoal Tática (Bope)", em alusão ao Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar.
Em nota, a corporação afirma que o formato do curso é rotineiro em toda a guarda e será realizado "para capacitar o efetivo a lidar com qualquer tipo de situação que possa acontecer nas areias, especialmente com o aumento crescente de turistas".
"A grade curricular é bem abrangente, e trabalha desde o condicionamento físico do guarda, até situações extremas que possam ocorrer em dias de praia cheia no verão, como tumultos e brigas. Estas situações têm que ser levadas em conta para que em uma emergência o guarda tenha o preparo para que possa atender os banhistas da melhor forma possível. A preocupação da Guarda Municipal com as ações do verão vem muito antes do fim do ano, justamente para atuarmos de forma preventiva", diz o capitão Rodrigo Fernandes, inspetor geral da Guarda.
A proposta do curso fala em capacitar a turma em "situações extremas contra turbas [confusões], preservando a integridade física e moral dos cidadãos". Para seus subordinados, os tumultos têm nome.
Guardas e banhistas brigaram em 2012 em Ipanema (Foto: Arquivo pessoal)Em 2012, guardas e banhistas se desentenderam
e brigaram em Ipanema (Foto: Arquivo pessoal)
"O que dá mais trabalho é arrastão, correr atrás de ladrãozinho. Mas tem também que coibir outras irregularidades menores", diz um agente que participará do curso e não quis ser identificado.
Dentre as obrigações menores, está a proibição da prática de esportes na faixa de areia até as 17h. Na teoria parece simples, mas, na prática, a ação já acabou em tumulto generalizado após os banhistas desobedecerem a ordem dos guardas.
"É um decreto, a gente apenas faz cumprir a lei, mas as pessoas não entendem. Uma vez, um 'playboy' em uma atividade irregular disse que ninguém ia tirá-lo da areia. As pessoas sabem que guarda não usa arma, começaram a nos xingar e ficaram do lado do 'cara'. Virou uma grande confusão, fui atingido por três cocos", afirmou outro agente, se referindo a um episódio de 2012.
Segundo relatos, um grupo teria sido impedido de jogar "altinha" em Ipanema e partiu para cima dos agentes, que retribuíram com truculência.
Cariocas aproveitaram o dia de sol para jogar 'altinha' em Ipanema (Foto: Guto Azevedo/ Arquivo Pessoal)'Altinha' é proibida na beira do espelho d'água entre 8h e 17h (Foto: Guto Azevedo/ Arquivo Pessoal)
Aulas práticas na Reserva
Os profissionais também ouvirão uma palestra para saber adotar procedimentos na apresentação de ocorrências nas delegacias. Apesar de o curso ser quase todo voltado para as ações de controle de distúrbios, há também informações sobre crimes de menor potencial ofensivo (como porte de drogas) e "uso diferenciado da força". As aulas, teóricas e práticas, acontecerão nas praias da Reserva e no Forte São João.  Serão aprovados os guardas que comparecerem a, pelo menos, 75% das aulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário