Seguidores

segunda-feira, 4 de março de 2013

Prefeitura do Rio fará operação de choque de ordem no Complexo do Caju 120 homens participarão da ação que será responsável por duas novas UPPs


O secretário de Conservação e Serviços Públicos do município do Rio, Marcus Belchior, afirmou que iniciará nesta segunda-feira (4), uma operação de choque de ordem nas 13 favelas do Complexo do Caju, zona portuária, e na Barreira do Vasco, zona norte.
A previsão é que cerca de 120 homens da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro), Rioluz (Companhia Municipal de Energia e Iluminação) e Coordenadoria Geral de Conservação participem da ação.
Eles sairão às 7h da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte, e contaram com 20 carros com escolta de batedores da Guarda Municipal.

" Vamos fazer um choque de ordem com limpeza, iluminação pública e asfaltamento", disse Belchior.
As bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro foram hasteadas por volta das 10h em uma praça do Conjunto Boa Esperança, perto da favela Parque Alegria. Elas simbolizam a ocupação do território pelas autoridades.
Ocupação
Na madrugada de hoje, cerca de 2.000 policiais militares e 200 fuzileiros navais ocuparam 13 favelas do Complexo do Caju, para a implantação de duas UPPs. A ocupação foi rápida e não teve resistência e nem troca de tiros.
A Marinha já participou de outras ocupações para implantação de UPP. A corporação esteve presente nas ações nos Complexos do Alemão, Penha e Manguinhos, na zona norte, e na Rocinha, zona sul.
O complexo do Caju é dominado por traficantes da facção criminosa Comando Vermelho. Cerca de 20 mil pessoas vivem na região, de acordo com o Censo 2010. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio, esse é o último passo antes de ocupar as favelas vizinhas do Complexo da Maré, que tem mais de 130 mil habitantes.
Localizada entre as principais vias da cidade - avenida Brasil e Linhas Vermelha e Amarela - o aglomerado de favelas é rota obrigatória para quem chega ao Rio pelo aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte, e precisa se deslocar em direção ao centro ou zona sul.
Equipes de fuzileiros navais retiraram no começo da manhã deste domingo a maioria dos blindados que ocupavam o Complexo do Caju.
O clima era de apreensão entre moradores. "Fiquei assustado né?! Saí para trabalhar ontem e dei de cara com um monte de militares e tanques aqui hoje", disse o vigia Antonio Ferreira, 50, ao descer de um ônibus com outros moradores e seguir às pressas para o interior da favela Parque Alegria.
UPPS
A previsão é que o conjunto de favelas do Caju receba duas novas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Com elas, a cidade passa a ter 32 unidades.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame com o tempo será pensada a necessidade de se instalar uma terceira base da UPP na região. "É preciso pensar. Afinal, a região não é uma linha reta. Tem várias pontas e precisamos cobri-la. Então, estudaremos isso com o tempo", afirma Beltrame.Fonte:
http://www.jcnet.com.br/Nacional/2013/03/prefeitura-do-rio-fara-operacao-de-choque-de-ordem-no-complexo-do-caju.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário