Seguidores

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jato de gengibre é nova arma da GM em São Pedro Arma não-letal mobiliza o suspeito em deixar sequelas e não agride a pele; meio ambiente também não é afetado


Daniela Oliveira
A Guarda Civil Municipal de São Pedro poderá contar com mais um reforço no combate ao crime. Reunidos durante a tarde da última segunda-feira (5), na sede da GCM, um grupo de agentes conheceu o jato de gengibre, uma arma não-letal que promete aumentar a segurança no município. Além de mobilizar e conter o suspeito, por não ser um produto químico, não deixa sequelas e tão pouco agride a pele.

De acordo com Fernando Schneider, da empresa ANL Brasil Aerosois, a grande vantagem e diferença em relação ao spray de pimenta - muito usado por policiais - é que o produto atinge somente o suspeito, e não o ambiente. 'Por possuir um jato direcional, o agente consegue atingir com facilidade somente os olhos do suspeito', disse.

Durante a apresentação do produto chamado JFI (Jato Fluido Imobilizante), o coordenador de treinamento da empresa, Fábio Gonçalves, utilizou o material em alguns guardas para demonstrar a eficácia do produto. O produto em forma de spray, indicado para lugares fechados e com número maior de pessoas, também foi apresentado. 'Ao ser atingido pelo líquido, o agressor sente uma ardência nos olhos que pode durar aproximadamente 40 minutos - tempo suficiente para controlá-lo e encaminhar a ocorrência', explicou. O jato atinge uma pessoa com até seis metros de distancia.

Completamente imobilizado por conta da ardência nos olhos, o secretário de Segurança de São Pedro, Carlos Augusto D'Amico, falou sobre a experiência ao ser atingido pelo jato de gengibre. 'Impossível sair do lugar. Por conta da ardência, me senti 100% imobilizado', explicou. Nenhum outro tipo de reação foi percebida. 'Não afetou a respiração e nem a pele'.

Após lavar os olhos com água corrente, a pessoa atingida pelo líquido volta a enxergar normalmente e a sensação de ardência some em poucos minutos. 'Além de não afetar o agressor de forma letal, o produto também não agride o meio ambiente, pois é feito à base de raízes do gengibre', completou Schneider.

Com o custo de aproximadamente R$ 50 o frasco com 40 ml do produto, o secretário de Segurança disse que levará a novidade até o prefeito de São Pedro, Eduardo Modesto. 'Gostaria de contar com essa arma não letal até o Carnaval. Embora não seja caro, temos que fazer um orçamento para que toda corporação tenha'.

Cidade como Vinhedo, Indaiatuba, Hortolândia e Serra Negra já utilizam o produto. 'Nessa sexta-feira (9), vamos apresentar o JFI aos guardas municipais de Piracicaba. Nossa intenção é que tanto o jato quanto o spray sejam usados como forma de segurança e também para manter a dignidade do agressor, que não sofre nenhuma sequela', frisou o representante da ANL Brasil Aerosois.
http://www.rac.com.br/noticias/nacional/108381/2011/12/06/jato-de-gengibre-e-nova-arma-da-gm-em-sao-pedro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário