Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O prefeito Eduardo Paes participou, no início da tarde desta sexta-feira, da solenidade de apresentação de 135 novos veículos que vão compor a frota de viaturas da Guarda Municipal do Rio e já começam hoje o patrulhamento na cidade. A partir de agora, a Guarda Municipal passa a contar com 359 veículos, incluindo motocicletas, utilitários e caminhonetes.

As novas viaturas, apresentadas no pátio da sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, receberam novo layout e equipamentos modernos, como GPS e rádios digitais de comunicação. Elas substituirão os veículos danificados, sem condições de reparos. Já os veículos em boas condições de uso serão adesivados com o novo layout no dia 1º de fevereiro, conforme contrato de terceirização e manutenção dos automóveis.

Para o prefeito, a aquisição da nova frota significa o processo de consolidação do papel da Guarda Municipal na cidade do Rio de Janeiro.

- A Guarda Municipal precisava da renovação de sua frota porque desempenha uma tarefa muito importante nas ruas. O que nós estamos fazendo aqui hoje é inovando a gestão, fazendo com que o tempo de utilização desses carros não signifique perda de qualidade e queda na produtividade da Guarda Municipal. A partir de agora, esses carros com manutenção terceirizada vão parar muito menos e durar muito mais disse o prefeito, ressaltando as mudanças já alcançadas na GM-Rio desde o início do governo.

- Em 2009, a Guarda passou a ser o instrumento central de uma nova estrutura dentro da municipalidade, que é a Secretaria Especial da Ordem Pública. Além disso, consolidamos o papel da Guarda através da transformação da condição de celetistas para estatutários. E tivemos esta semana, na terça-feira, talvez a notícia mais importante desde que assumimos a Prefeitura, que é o Bolsa Copa Olímpica. O benefício vai aumentar em até R$ 1.200 o salário dos guardas que atuarão na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016 destacou.

Após a cerimônia, que também contou com as presenças do secretário Especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e do comandante da Guarda Municipal do Rio, coronel Ricardo Pacheco, o prefeito fez a entrega simbólica das chaves a agentes da Guarda que ficarão responsáveis pelos veículos e, em seguida, assistiu à simulação de utilização dos veículos.

As novas viaturas serão utilizadas pela 1ª Inspetoria (Centro), 2ª Inspetoria (Z. Sul), 4ª Inspetoria (Barra), 8ª Inspetoria (Tijuca), 9ª Inspetoria (Botafogo), 10ª Inspetoria (CASS) e 11ª Inspetoria (Parque do Flamengo), além dos Grupamentos de Apoio ao Turista, de Ações Especiais, de Cães de Guarda, de Defesa Ambiental, Tático Móvel, de Ronda Escolar, Especial de Praia e 1º Grupamento Especial de Trânsito.

Além dessa nova frota, a Guarda Municipal conta ainda com 14 carrinhos elétricos e 20 segways para o patrulhamento da cidade.

Texto: Juliana Romar

Fotos: Beth Santos

Gestor de Segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário