Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2010

GTM – Grupamento Tático Móvel

GTM – Grupamento Tático Móvel

O Grupamento Tático Móvel (GTM) foi criado em 5 de maio de 1994 como força de emprego rápido em situações de emergência ou de controle urbano. A unidade nasceu com o nome de Grupo de Apoio Operacional (GAPO), passando a Grupo Tático Operacional (GTO) em maio de 1995, e rebatizado como Grupamento Tático Móvel em 9 de outubro de 1998. Entre as missões desenvolvidas, o grupamento atuou em fevereiro de 1998 no desabamento do Edifício Palace 2, na Barra da Tijuca, guardando a área dos escombros com pertences das vítimas. O trabalho do grupo também foi eficaz durante o incêndio que destruiu o Aeroporto Santos Dumont, sendo o GTM a primeira unidade a estar presente no local, respondendo pelo isolamento da área até a chegada do Corpo de Bombeiros. O grupamento participou de outras frentes de apoio, como desocupação de imóveis irregulares, acolhimento de população de rua e controle urbano.

Atuação – Desde 18 de julho de 2005, o GTM realiza operações itinerantes com 20 guardas municipais atuando no patrulhamento diurno nos bairros do Centro, Copacabana e Maracanã, além de 15 guardas, em média, atuando no patrulhamento noturno nos bairros da Lapa e de Copacabana e também em apoio às operações da Secretaria Especial da Ordem Pública e de outros órgãos da Prefeitura do Rio. Um dos principais objetivos do GTM é ampliar a inibição ao comércio ambulante irregular, reforçando o trabalho realizado pelas inspetorias da Guarda Municipal em diferentes bairros. Até assumir essa missão itinerante, o GTM atuou durante quatro anos no controle urbano do centro do Rio junto a fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Governo, com apoio do Grupamento de Ações Especiais (GAE), também da GM-Rio.
Apreensão – Ao longo de 2009, o grupamento apreendeu mais de 253.474 produtos falsificados e/ou comercializados irregularmente por ambulantes, entre eles CDs e DVDs piratas.As apreensões aconteceram na sua maioria no Centro do Rio nas Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, além da Rua Uruguaiana, um dos pontos mais disputados para a comercialização de material pirateado.

Estrutura – Com 99 GMs, o GTM trabalha com 10 rádios de comunicação e sete veículos (três microônibus e quatro picapes) para as missões rotineiras de controle urbano. Nas ações, muitos produtos falsificados são apreendidos com ambulantes, além de mercadorias diversas vendidas em pontos não autorizados pela Prefeitura.

Formação – Os guardas passam por treinamento constante com aulas de Defesa Pessoal, Controle de Distúrbio Civil, Legislação e no ano de 2009 receberam capacitação para a utilizar no patrulhamento os equipamentos não letais, entre eles a pistola Taser.

Prisões e apreensões de menores – Só no ano de 2009, o GTM realizou 174 prisões de infratores por roubo a pedestres, furto, exercício ilegal da profissão, entre outros delitos. Além das prisões, os guardas do GTM efetuaram também ao longo do ano sete apreensões de menores infratores, que foram encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão.
Telefone: 3295-5687 // 3295-5759

Nenhum comentário:

Postar um comentário