Seguidores

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Guarda Municipal ameaça equipe do DIA após registro de agressão a camelô


Eduardo Paes e secretário de Ordem Pública prometeram punir os responsáveis. Ação foi fotografada no Maracanã

O DIA
Rio - Uma equipe de reportagem do DIA foi ameaçada por guardas municipais, na tarde deste domingo, no entorno do Maracanã, logo após o repórter fotográfico Alexandre Brum ter registrado a abordagem truculenta seguida de agressão física a um ambulante. Ao perceberem que a agressão havia sido registrada pelo DIA, outros dois guardas, identificados como Mendanha e Cosme, abordaram o motorista da equipe, Carlos Eduardo, também com truculência e tentaram intimidá-lo ameaçando multar o veículo.
Equipe flagrou guardas municipais agredindo ambulante
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
"Eu disse aos guardas: pô, não há necessidade disso. Estamos aqui trabalhando, fazendo nossa função jornalística. E o carro pertence a mim. Eles responderam em tom de ameaça: 'fica tranquilo, no ano que vem vai chegar uma multinha por mês para você'. Eu gritei pelo Brum, para que ele registrasse quem eram os guardas, para denunciá-los à corregedoria, mas os dois não pareciam temer qualquer tipo de punição e ainda posaram para a foto", contou Carlos Eduardo, indignado.
Em tom de deboche, guardas fizeram questão de exibir suas identificações
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
O prefeito Eduardo Paes socilitou ao secretário municipal de Ordem Pública, Leonardo Matieli, que tomasse as providências para aplicar as punições cabíveis aos guardas envolvidos.
Mendanha, um dos guardas que agrediram o ambulante
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Por que este repórter não filmou o que aparenta sendo uma grave prevaricação, e omissão da PM do Rio de Janeiro, que estava do lado da Policia Municipal e na foto nada fez para ajudar, ele não mostra apoio nenhum desta policia estadual para com a policia municipal, e muito menos o inicio da ocorrência, pelo que não tem como julgar o fato descrito, pois o que mostra a foto é a (GM), que é autoridade policial nas suas funções, e diante de qualquer delito criminal podendo prender qualquer um que se achar em flagrante delito ou por crime de contravenção, pirataria ou descaminho, e se encontrar-se diante da resistência ou do desacato á sua função policial, devera usar o emprego progressivo da força conforme prevê a lei federal nº 13.022/14, para impor o respeito e o cumprimento da ordem pública, no interesse do Estado, prendendo o delinquente e apresentando-o a presença da Autoridade Policial Judiciária, para as medidas de praxe, por serem agentes policiais da Autoridade Executiva Municipal e da Autoridade Policial Judiciária. Acho que este repórter trabalha para associação dos ambulantes ou esta agindo com intenção tendenciosa a mando de alguém a querer prejudicar o trabalho digno desses agentes, na repressão incansável a pirataria e contrabando que desgraçam este pais, e os policias Municipais da (GM), em pleno exercício do seu dever constitucional. Penso que ele esta do lado errado. E penso que este repórter não conhece as atribuições de Segurança Pública Municipal, ele deveria ESTUDAR PRIMEIRO O PODER DE POLÍCIA DA POLICIA MUNICIPAL QUE TEM O PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA, PARA DEPOIS SAIR FAZENDO MATÉRIAS COMO ESTA, AGORA SE OCORREU ALGUMA AGRESSÃO ELE NÃO MOSTROU, VIMOS APENAS O POLICIAL USANDO A FORÇA NECESSÁRIA PARA CONTER O INDIVIDUO NA CENA NA QUAL O GUARDA MUNICIPAL TEM PODER DE FAZER E DEVE FAZER!, CONFORME PREVÊ AS LEIS, E A LEI CITADA, SE NÃO AS AUTORIDADES QUE O AGENTE POLICIAL CITADO REPRESENTA NÃO TERIAM AUTORIDADE NENHUMA E FICARIAM DESMORALIZADAS E DESRESPEITADAS RUINDO ASSIM O ESTADO BRASILEIRO SEM LEI NEM REGRAS. ACHO QUE É ISTO QUE O REPÓRTER E AS PESSOAS DESINFORMADAS PENSAM. ORA ESSA. O SINDICATO DESSA POLICIA DEVE FICAR DE OLHO PARA REPRESENTAR CONTRA FALSAS DENUNCIAS DE CRIMES CONTRAS SEUS FILIADOS QUE SÃO FATOS GRAVES COM DANOS ATÉ IRREPARÁVEIS, OU POR TERCEIROS ATRAPALHAR A EXECUÇÃO DE SERVIÇO DE NATUREZA POLICIAL...ENTRE OUTROS PREVISTO NA LEI.

    ResponderExcluir
  5. Por que este repórter não filmou o que aparenta sendo uma grave prevaricação, e omissão da PM do Rio de Janeiro, que estava do lado da Policia Municipal e na foto nada fez para ajudar, ele não mostra apoio nenhum desta policia estadual para com a policia municipal, e muito menos o inicio da ocorrência, pelo que não tem como julgar o fato descrito, pois o que mostra a foto é a (GM), que é autoridade policial nas suas funções, e diante de qualquer delito criminal podendo prender qualquer um que se achar em flagrante delito ou por crime de contravenção, pirataria ou descaminho, e se encontrar-se diante da resistência ou do desacato á sua função policial, devera usar o emprego progressivo da força conforme prevê a lei federal nº 13.022/14, para impor o respeito e o cumprimento da ordem pública, no interesse do Estado, prendendo o delinquente e apresentando-o a presença da Autoridade Policial Judiciária, para as medidas de praxe, por serem agentes policiais da Autoridade Executiva Municipal e da Autoridade Policial Judiciária. Acho que este repórter trabalha para associação dos ambulantes ou esta agindo com intenção tendenciosa a mando de alguém a querer prejudicar o trabalho digno desses agentes, na repressão incansável a pirataria e contrabando que desgraçam este pais, e os policias Municipais da (GM), em pleno exercício do seu dever constitucional. Penso que ele esta do lado errado. E penso que este repórter não conhece as atribuições de Segurança Pública Municipal, ele deveria ESTUDAR PRIMEIRO O PODER DE POLÍCIA DA POLICIA MUNICIPAL QUE TEM O PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA, PARA DEPOIS SAIR FAZENDO MATÉRIAS COMO ESTA, AGORA SE OCORREU ALGUMA AGRESSÃO ELE NÃO MOSTROU, VIMOS APENAS O POLICIAL USANDO A FORÇA NECESSÁRIA PARA CONTER O INDIVIDUO NA CENA NA QUAL O GUARDA MUNICIPAL TEM PODER DE FAZER E DEVE FAZER!, CONFORME PREVÊ AS LEIS, E A LEI CITADA, SE NÃO AS AUTORIDADES QUE O AGENTE POLICIAL CITADO REPRESENTA NÃO TERIAM AUTORIDADE NENHUMA E FICARIAM DESMORALIZADAS E DESRESPEITADAS RUINDO ASSIM O ESTADO BRASILEIRO SEM LEI NEM REGRAS. ACHO QUE É ISTO QUE O REPÓRTER E AS PESSOAS DESINFORMADAS PENSAM. ORA ESSA. O SINDICATO DESSA POLICIA DEVE FICAR DE OLHO PARA REPRESENTAR CONTRA FALSAS DENUNCIAS DE CRIMES CONTRAS SEUS FILIADOS QUE SÃO FATOS GRAVES COM DANOS ATÉ IRREPARÁVEIS, OU POR TERCEIROS ATRAPALHAR A EXECUÇÃO DE SERVIÇO DE NATUREZA POLICIAL...ENTRE OUTROS PREVISTO NA LEI.

    ResponderExcluir
  6. Por que este repórter não filmou o que aparenta sendo uma grave prevaricação, e omissão da PM do Rio de Janeiro, que estava do lado da Policia Municipal e na foto nada fez para ajudar, ele não mostra apoio nenhum desta policia estadual para com a policia municipal, e muito menos o inicio da ocorrência, pelo que não tem como julgar o fato descrito, pois o que mostra a foto é a (GM), que é autoridade policial nas suas funções, e diante de qualquer delito criminal podendo prender qualquer um que se achar em flagrante delito ou por crime de contravenção, pirataria ou descaminho, e se encontrar-se diante da resistência ou do desacato á sua função policial, devera usar o emprego progressivo da força conforme prevê a lei federal nº 13.022/14, para impor o respeito e o cumprimento da ordem pública, no interesse do Estado, prendendo o delinquente e apresentando-o a presença da Autoridade Policial Judiciária, para as medidas de praxe, por serem agentes policiais da Autoridade Executiva Municipal e da Autoridade Policial Judiciária. Acho que este repórter trabalha para associação dos ambulantes ou esta agindo com intenção tendenciosa a mando de alguém a querer prejudicar o trabalho digno desses agentes, na repressão incansável a pirataria e contrabando que desgraçam este pais, e os policias Municipais da (GM), em pleno exercício do seu dever constitucional. Penso que ele esta do lado errado. E penso que este repórter não conhece as atribuições de Segurança Pública Municipal, ele deveria ESTUDAR PRIMEIRO O PODER DE POLÍCIA DA POLICIA MUNICIPAL QUE TEM O PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA, PARA DEPOIS SAIR FAZENDO MATÉRIAS COMO ESTA, AGORA SE OCORREU ALGUMA AGRESSÃO ELE NÃO MOSTROU, VIMOS APENAS O POLICIAL USANDO A FORÇA NECESSÁRIA PARA CONTER O INDIVIDUO NA CENA NA QUAL O GUARDA MUNICIPAL TEM PODER DE FAZER E DEVE FAZER!, CONFORME PREVÊ AS LEIS, E A LEI CITADA, SE NÃO AS AUTORIDADES QUE O AGENTE POLICIAL CITADO REPRESENTA NÃO TERIAM AUTORIDADE NENHUMA E FICARIAM DESMORALIZADAS E DESRESPEITADAS RUINDO ASSIM O ESTADO BRASILEIRO SEM LEI NEM REGRAS. ACHO QUE É ISTO QUE O REPÓRTER E AS PESSOAS DESINFORMADAS PENSAM. ORA ESSA. O SINDICATO DESSA POLICIA DEVE FICAR DE OLHO PARA REPRESENTAR CONTRA FALSAS DENUNCIAS DE CRIMES CONTRAS SEUS FILIADOS QUE SÃO FATOS GRAVES COM DANOS ATÉ IRREPARÁVEIS, OU POR TERCEIROS ATRAPALHAR A EXECUÇÃO DE SERVIÇO DE NATUREZA POLICIAL...ENTRE OUTROS PREVISTO NA LEI.

    ResponderExcluir
  7. O povo tem que deixar de ser omisso e cagão. Quando isso acontecer, cerca essas pragas e dá um coro neles, depois some da área.

    ResponderExcluir
  8. Um detalhe que o povo não sabe é que a GM, pelo menos no RJ, não são funcionários municipais, é uma guarda privada. É uma empresa de sugurança privada para atuar como GM patrulhando as ruas e atuando como polícia.

    ResponderExcluir