Seguidores

terça-feira, 8 de junho de 2010

Concursados de 2008 GM/Rio

Instrutor André, bom dia!

Segue abaixo reportagem da FOLHA DIRIGIDA
Guarda Municipal: secretário garante posse.

Durante o evento de entrega da Medalha Zenóbio da Costa, realizada na sede da Guarda Municipal do Rio de Janeiro na última sexta-feira, 28, o secretário municipal de Ordem Pública, Alex Costa, falou à FOLHA DIRIGIDA sobre o efetivo da Guarda.

De acordo com ele, o atual quantitativo não é suficiente e a prefeitura já está viabilizando estudos para reverter esse quadro. "Não temos o necessário, mas estamos trabalhando para um aumento desse efetivo, não só para a Copa do Mundo, como também para as Olimpíadas. Até o fim do governo do prefeito Eduardo Paes, a nossa meta é colocar 3 mil guardas nas ruas", afirma.

Sobre o concurso realizado em 2008, para mil vagas, ainda na gestão do prefeito Cesar Maia, Costa garante que os mais de 2 mil aprovados serão chamados. Apesar da convocação ter sido em 5 de janeiro deste ano, os aprovados ainda não puderam dar início ao curso de formação. "As pessoas que fizeram esse concurso vão ser chamadas, a partir de um planejamento, que a todo momento é revisto e modificado, e de acordo com a demanda, que não para de crescer", explica.

O secretário admite que houve um erro ao chamar os aprovados desse concurso. "Houve um problema administrativo ocorrido no ano passado. A gente vai corrigir esse erro e chamar os guardas o mais rápido possível, mas o prefeito não quer chamar enquanto a corporação não tiver um planejamento para absorver esse efetivo.

Isso está sendo feito, para que a gente possa tê-los no quadro. A gente entende a necessidade das pessoas. Houve uma convocação prematura. A gente precisava ter uma previsão orçamentária, afinal de contas, o guarda não pode ficar com o salário atrasado. Esse planejamento não aconteceu. Eu acho que agora não cabe mais discutir. Cabe à prefeitura, de fato, ser mais rápida possível para absorver esses guardas", ressalta. (continua...) 20:27 (33 minutos atrás) Rodrigo

Um dos problemas gerados pela convocação antecipada foi que, para realizar o curso de formação, muitos aprovados solicitaram dispensa em seus trabalhos e, atualmente, encontram-se desempregados. "Não adianta absorver mais mil guardas sem esses terem de fato uma meta dentro da corporação, sem ter uma função específica. Ser apenas mais um guarda não adianta", reitera.

Quanto à realização de uma seleção para 308 vagas para a área de apoio, que estava prevista para abril deste ano, o secretário esclarece que o objetivo é promovê-lo o mais breve. "Somos uma secretaria nova, que tem vários desafios, e a Guarda Municipal está dentro desses desafios. Temos obtido ótimos resultados, mas acho que pode melhorar ainda mais. No caso da Guarda, nós enviamos esse processo para a Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janeiro e ela já está providenciando essa parte administrativa do concurso, que será aberto em alguns meses. Precisamos fazer isso acontecer. A gente tem uma meta mais urgente, que é a dos já concursados, que temos que chamar para fazer parte do corpo da Guarda", argumenta.

Costa explica que a corporação está passando por reformulações para torná-la mais eficaz. "A Guarda está mudando e deixando clara a sua missão. O guarda tem que ter suas funções especificadas e bem elaboradas. Isso a gente está fazendo em conjunto com a Casa Civil para que possamos dar uma efetividade maior para a corporação da Guarda Municipal", diz.

Fonte: Folha Dirigida, 01/06/2010

Att,

Eduardo
Contato: 21 7658 4211
Colaboração Blog Polícia Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário