Seguidores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Inspetor-geral é exonerado da guarda do Rio após vídeo mostrar golpes



23/02/2016 08h05 - Atualizado em 23/02/2016 09h09


Rodrigo Fernandes Queiroz deixa o cargo; secretário assume interinamente.
Corporação suspeita que ex-inspetor seja o autor da agressão; veja imagem.

Gabriel BarreiraDo G1 Rio
Inspetor da Guarda Municipal do Rio foi exonerado (Foto: Reprodução/YouTube)Inspetor da Guarda Municipal do Rio foi exonerado (Foto: Reprodução/YouTube)
O inspetor-geral da Guarda Municipal do Rio, Rodrigo Fernandes Queiroz, foi exonerado do cargo — equivalente ao de comandante da corporação — suspeito de dar golpes de cassetete em um homem numa operação em dezembro de 2015 em Santa Cruz, na Zona Oeste. A dispensa foi oficializada nesta terça-feira (23), um dia após a Guarda tomar conhecimento do vídeo que mostra a agressão.
Rodrigo, que é policial militar, comandava a operação. (Clique aqui para ver as imagens. O rosto do inspetor-geral da Guarda Municipal aparece por volta de 4m30s. A agressão é flagrada aos 7m10s e a corporação admite que pode ter sido cometida pelo comandante)
A decisão partiu do Secretário de Ordem Pública (Seop), Leandro Matieli, a quem a guarda está submetida e foi publicada no Diário Oficial do município nesta terça-feira (23). Ele assumiu a função interinamente e determinou a abertura de um processo para investigar o caso.
Dez dias antes, outros guardas municipaisforam afastados após participarem de uma ação que deixou foliões feridos no encerramento do carnaval carioca no bloco TecnoBloco.
Na ocasião, Matieli reconheceu que "houve excessos" e que faltou "diálogo".
"Faltou diálogo, como tivemos em outros blocos não autorizados. O que faltou ali foi sensibilidade. As primeiras imagens que recebi, divulgadas pela própria imprensa, mostram que era possível dialogar. Porque tivemos essas experiências no próprio carnaval. Tivemos saídas espontâneas [de blocos], quando chegávamos lá, acompanhávamos, dialogávamos e não tinha problema", afirmou.
Uso de armas
Também em 2015, no mês de setembro, foi arquivado um projeto que proibia o uso de arma de fogo por guardas municipais.  Atualmente, dois municípios do Estado autorizam que seus guardas portem pistolas: Volta Redonda e Resende. Em Niterói, o uso de pistolas deve começar no segundo semestre de 2016.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
Vídeo mostra guarda municipal dando golpes de cassetete em operação em Santa Cruz (Foto: Reprodu/Youtube)Vídeo mostra guarda municipal dando golpes de cassetete em operação em Santa Cruz; corporação suspeita que autor seja o ex-inspetor-geral (Foto: Reprodução/Youtube)

Inspetor-geral é exonerado da guarda do Rio após vídeo mostrar golpes

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/02/inspetor-geral-e-exonerado-da-guarda-do-rio-apos-video-mostrar-golpes.html

Alerj arquiva projeto que proíbe uso de arma de fogo por guarda municipal

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/09/alerj-arquiva-projeto-que-proibe-uso-de-arma-de-fogo-por-guarda-municipal.htmlhttps://www.facebook.com/tacticallifeonl/CURSO DE EMERGÊNCIA PRÉ HOSPITALAR, CURSO SEM IGUAL!!O protocolo de de emergência mudou...você sabia?em breve curso de Emergência Pré-Hospitalar Básica.

Pré Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1I9V2-xaShLTBtCwqmh3xEUWjJcPssxegwXIKT0GXTk0/prefill

Nenhum comentário:

Postar um comentário