O administrador Blog Polícia Municipal 24 horas GM André, agradece pela nota de elogia feita pelo Administrador do Blog União do Subinspetores da GM Rio em especial ao Subinspetor Alves, que vem lutando pela melhoria de nossa instituição de forma inteligente e impar.
Queremos parabenizar em público, a qualidade do Blog Polícia Municipal e o comprometimento do Administrador do Blog, o GM André da GM Rio.
Convoco a todos os seguidores e leitores doWWWSUBINSPETORES.BLOGSPOT.COM que acessem o referido Blog citado nesta postagem.
Quem foi a reunião no Império Serrano ontem dia 20/03/13, saiu de lá bem informado sobre o tema salvo conduto para utilização de arma de fogo para a defesa pessoal. Ontem mesmo, muitos dos que estavam lá, já preencheram e assinaram os documentos necessários para a conquista do salvo conduto. Hoje dia 21/03/13 as 20:00 horas na quadra do Império Serrano Haverá a segunda reunião. Você que não foi, ou não pode ir ontem, não deixe de comparecer hoje.
Uma posição particular do administrador do Blog, GM André Pós Graduado em Gerenciamento de Crise , Operador TASER, Instrutor Credenciado pela Empresa CONDOR e Polícia Federal em Armas Não Letais.
Blog Polícia Municipal 24 horas, Primeiro gostaríamos de entender como o município pode criar a sua guarda municipal?
Especialista em GC GM André,Quando a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, refere-se no capítulo da segurança pública que os municípios poderão criar Guardas Municipais, destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme a lei dispuser (§8º do Art 144). Temos então na cidade do Rio de Janeiro a Lei 100 de 15 de outubro de 2009 que vem complementando e norteando o texto acima citado em seu Art. 18 diz: Os servidores da área operacional da GM-RIO manterão observância dos seguintes preceitos de ética, destaco aqui o inciso II - temos: o qual diz que deverão proteger vidas e bens.
Blog Polícia Municipal 24 horas, Qual a importância de se armar a guarda municipal?
Especialista em GC GM André.Quando falamos em ARMAS, falamos de forma genérica o que significa um grande leque o qual, podemos escolher entre vários equipamentos, se nos abster das LETAIS. (Arma de Fogo) O objetivo deve ser sempre proteger a vida.O que devemos respeitar é o escalonamento do Uso da Força. Pois até a Arma de Fogo pode ser usada com o objetivo de não letalidade.
Blog Polícia Municipal 24 horas, Mas o que diz a lei com relação o uso de armas pelos guardas municipais da cidade do Rio de Janeiro.
Especialista em GC GM André,Falando com base legal digo:A
própria portaria Interministerial a 4.226
de 31 de dezembro de 2010, diz: que todos os agentes de segurança pública
incluindo neste rol a Guarda Municipal deverão fazer uso de dois equipamentos
não letais antes de fazer uso de armas de fogo, com algumas condições.
Blog Polícia Municipal 24 horas, A Guarda Municipal do Rio já tem alguma iniciativa para o uso de armar não letais?
Especialista em GC GM André, O DECRETO Nº 33.657 DE 14 DE ABRIL
DE 2011 Cria o Projeto Piloto “Ordem Pública Integrada”, estabelece as diretrizes para a elaboração do manual de procedimentos operacionais padrão da atuação da Guarda Municipal - GM-RIO e dá outras providências. Art. 3º A atuação da Unidade de
Ordem Pública - UOP priorizará as seguintes áreas estratégicas: (...) §3º Nas suas ações de preservação
da ordem pública, os agentes da Unidade de Ordem Pública estão autorizados,
sempre que estritamente necessário, utilizar armamentos não letais, algemas e empregar a força,
agindo de forma proporcional e progressiva.
Blog Polícia Municipal 24 horas, Qual seria a parte legal no que tange a ARMA DE FOGO.
Especialista em GC GM André,Cada Município tem a sua autonomia, mas esta não deve colocar em risco a segurança do Guarda Municipal e a do cidadão. Cito a parte legal a qual diz a Lei 10.826, do Estatuto do Desarmamento, no artigo 6º, concede o uso de arma à Guarda Municipal.
"Vale deixar claro que a decisão de armar ou não a Guarda Municipal é uma decisão de cada Município. Mas que não deve esquecer que para prover segurança temos que ter segurança".
O prefeito Alcides Bernal (PP) defendeu, na manhã de hoje, durante entrevista a rádio Tribuna Livre, o armamento dos agentes da Guarda Municipal deCampo Grande. Bernal disse ser a favor de armar a Guarda, mas acredita que antes disso os guardas precisam ser treinados.
“Eu sou a favor da Guarda devidamente treinada, preparada para condições de ser uma força auxiliar. Mas para isso não podemos armá-los de imediato, precisamos treiná-los”.
Vereadores de Campo Grande discutem a autorização do uso de armas de fogo pela Guarda Municipal. O projeto aguarda para ser colocado em pauta de votação na Câmara. Em Dourados, a 225 km de Campo Grande, a Guarda já usa armas há vários anos. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (26).
Maior guarda desarmada do Brasil, GM comemora aniversário de olho no futuro
Atualmente a GM-Rio conta com 8.273 funcionários,sendo cerca de 7.800 guardas. No final do ano passado, a corporação colocou em prática um de seus principais objetivos - aumentar o efetivo - e realizou um concurso para a contratação de dois mil novos guardas, que serão um reforço para a cidade durante os grandes eventos internacionais que o Rio vai sediar, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Desde novembro do ano passado, a GM-Rio é comandada pelo capitão da Polícia Militar Leandro Matieli, que tema tarefa de modernizar a corporação. Segundo ele, que enaltece o passado da instituição, o novo momento é de olhar para o futuro:
- Tivemos grandes avanços nos últimos 20 anos,como o aumento do efetivo e, principalmente, a transformação dosguardas em servidores estatuários, em 2009, pelo prefeito EduardoPaes. Isso valorizou o serviço e fortaleceu a GM tambéminternamente. Mas ainda temos muitos desafios pela frente. Com aprestação de um serviço cada vez mais eficiente, associada ainvestimentos na qualificação dos profissionais, teremos certamentea melhor guarda do país, com todo o respeito que a instituiçãomerece.
Criada em 1993, somente na atual gestão, em 2009,a GM-Rio teve seu maior pleito atendido: foi transformada emautarquia e, consequentemente, contemplou os guardas com o regimeestatutário. A partir dessa nova condição, seus funcionáriospassaram a ter os mesmos benefícios concedidos aos demais servidorespúblicos do município.
Entre as principais tarefas da Guarda Municipalestão a atuação no ordenamento urbano e do trânsito: opatrulhamento de rotina nas ruas, escolas e praias; e o apoio nalogística de grandes eventos. Além do trabalho direto em diferentesfrentes comunitárias, sociais, esportivas e culturais, sempre emcontato direto com o cidadão.
O Blog Polícia Municipal parabeniza ao inspetor Genésio Gregório Filho.
Na tarde da última quarta-feira, dia 24, o comandante do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), inspetor Genésio Gregório Filho, recebeu a Medalha de Mérito Montese, da Academia Brasileira de Medalhistas Militar (ABRAMMIL). O evento aconteceu no Monumento ao Mortos da Segunda Guerra (Pracinhas).
A medalha condecora seus agraciados pelos relevantes serviços prestados através de suas ações sempre ligadas à ousadia nas realizações sociais, cívicas e culturais.
ABRAMMIL - A Academia Brasileira de Medalhistas Militar é uma instituição que tem como objetivo promover a cultura, o esporte e a pesquisa na área da medalhística militar e civil do Brasil, além de condecorar personalidades civis e militares com destaque em suas respectivas áreas profissionais.
Enquadramento / Regime Estatutário / Servidor Público Civil C/C Adicional por Tempo de Serviço / Sistema Remuneratório e Benefícios / Servidor Público Civil C/C Base de Cálculo / Adicional por Tempo de Serviço / Sistema Remuneratório e Benefícios / Servidor Púb
Assunto:
Enquadramento / Regime Estatutário / Servidor Público Civil C/C Adicional por Tempo de Serviço / Sistema Remuneratório e Benefícios / Servidor Público Civil C/C Base de Cálculo / Adicional por Tempo de Serviço / Sistema Remuneratório e Benefícios / Servidor Púb
Classe:
Procedimento Ordinário
Autor
FABIO ANDRE DO NASCIMENTO
Réu
GM-RIO - GUARDA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e outro(s)...
ATENÇÃO: Dia 25 maio de 2013 estaremos ministrando 10ª edição do curso de operações não letais ( CURSO LIVRE / OPERADOR DE SPRAY DE PIMENTA-OC ) conforme portaria da Policia Federal 3.258/2013 e em consonância com a Portaria Interministerial do Ministério da Justiça 4.226/31-12-2010 Uso Diferenciado da Força. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20-05-2013.
Informamos que o numero máximo de inscritos serão de 30 alunos, as inscrições podem ser encerrar antes do prazo caso as vagas sejam preenchidas !
E-mail para inscrição : operacoesnaoletais@gmail.com
SÓ PODEM REALIZAR A INSCRIÇÃO NO REFERIDO CURSO:
VIGILANTE COM ATA EM DIA E AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA. (PM.PC,BM,GM,DESIPE)...
Att,
Coordenadores/Instrutores
André: Cel 021-7847-6328 ID 90*117081 Dalexandro: Cel 021- 7757-1346 ID 65*101253
Formação de Vigilante Extensão em Transporte de Valores Extensão em Escolta Armada Extensão em Segurança Pessoal Privada Reciclagem em Formação de Vigilante Reciclagem em Escolta Armada Reciclagem em Seg. Pessoal Privada Supervisor de Segurança Sistemas de Segurança Eletrônica Inteligência Empresarial Segurança em Eventos Marketing Pessoal Sobrevivência na Selva Especialista em Proteção Executiva Básico de Tiro Motivação e Liderança
. Os primeiros dias do governo Dilma Rousseff mostram que as mulheres ganham cada vez mais espaço na administração federal.
O Diário Oficial da União publicou a nomeação da advogada Regina Miki para o comando da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
Entre os desafios de Regina, que substitui Ricardo Balestreri no cargo, estão o desenvolvimento das ações nacionais de segurança pública e combate ao crime organizado. As metas foram traçadas pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Advogada e especialista em políticas de segurança pública, Regina terá como missão ajudar o Ministério da Justiça na articulação com estados e municípios para o desenvolvimento de políticas de prevenção e repressão na área. Além disso, ela também será responsável pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que passa a integra"
Um grupo de cerca de 30 guardas municipais do Rio ocupavam uma faixa da pista lateral sentido Candelária da Avenida Presidente Vargas, por volta de 11h40 desta quarta-feira (17). Eles reivindicam piso salarial de R$ 2,2 mil e reestruturação do plano de carreira, com carro de som e faixas.
Em tempos de repercussão negativa da imagem do Rio pelos quatro cantos do planeta, por conta do estupro de uma turista dentro de uma van e as polêmicas e atrasos envolvendo as obras do Maracanã para a Copa, guardas municipais adotaram uma estratégia diferente para protestar. Com cartazes escritos em inglês, a categoria deixou claro, durante manifestação na manhã desta quinta-feira (18) em frente à prefeitura do Rio, na Cidade Nova, que querem passar uma mensagem direta aos turistas.
"Queremos que os milhões de turistas que virão para a cidade durante a Jornada Mundial da Juventude e a Copa saibam como os profissionais responsáveis pela segurança são tratados pela prefeitura", disse um dos manifestantes que se identificou apenas como guarda Moura.
O protesto dos guardas municipais contou com o reforço dos professores da rede municipal, que também fizeram manifestação em frente à prefeitura por melhores salários. Os GMs reivindicam equiparação de salários com os dos servidores do ensino médio (R$ 1.300).
Atualmente, "a categoria recebe R$ 705" - a remuneração mensal é composta de vencimento-base, no valor de R$ 705,75, acrescido de encargos especiais pelo exercício da atividade de risco, no valor de R$ R$ 705,75, conforme legislação em vigor, chegando ao total de R$ 1.411,50, além de benefícios de R$ 481 -, segundo os manifestantes. Já os profissionais de educação, protestam também contra a terceirização do serviço de portaria e de merendeiras e tentam negociar melhor condição salarial. A manifestação reuniu cerca de 350 pessoas.
Assessoria de comunicação diz que "principal pleito" dos guardas já foi atentido
A assessoria da GM afirma que "o valor da remuneração foi alcançado graças a uma gratificação complementar oferecida desde o último ano, que fez dobror o salário que era pago antes da transformação dos guardas em servidores estatuários, em 2009".
Conforme nota enviada ao Jornal do Brasil, o órgão da prefeitura alega que "com a mudança de regime, que era o principal pleito da categoria, os guardas passaram a usufruir também de todos os benefícios concedidos aos demais servidores da Prefeitura do Rio. Além disso, foi autorizado o pagamento de triênios retroativos a 1993, beneficiando cerca de 5,5 mil guardas. Os profissionais tiveram, ainda, aumento de 62% no valor do benefício alimentação no último ano", diz o texto do comunicado.
Ainda de acordo com a instituição, "o comando da Guarda está elaborando um plano legítimo de carreira, que leva em conta critérios técnicos como o mérito, antiguidade e formação acadêmica como fatores de promoção. O projeto está sendo elaborado com o acompanhamento da Procuradoria Geral do Município (PGM). O plano representará uma evolução do Sistema de Avaliação de Desempenho que sempre existiu na GM-Rio desde a época em que os Guardas eram celetistas. Tudo está sendo feito de forma transparente", conclui a assessoria da Guarda Municipal, apesar de não satisfazer os servidores da GM que hoje protestavam.
Insatisfeitos com salários, guardas seguem em protesto
Após o ato na frente do prédio, os guardas seguiram em marcha para a Cinelândia. Já os professores permaneceram no local enquanto aguardavam serem recebidos pela prefeitura. Uma comissão de profissionais da Educação chegou a tentar entrar no prédio, mas foram impedidos por guardas municipais que trabalham no local. Eles fecharam as portas de grade do local enquanto os manifestantes gritavam: "Abre!".
"Como pode um trabalhador ao qual sua categoria é parceiro de luta aqui fora, fechar as portas da Secretaria de Educação para os educadores, que formam os seus filhos, na rede municipal?", questiona uma porta-voz do ato, no carro de som do grupo.
O vereador Brizola Neto (PDT)tentou negociar a sua entrada junto à comissão com o inspertor Guimarães. Depois de muita insistência, o político deu a volta no quarteirão e conseguiu entrar na prefeitura, por outra porta, para negociar o acesso da comissão de manifestantes.
Secretaria Municipal de Educação nega diálogo com os educadores
A secretária Cláudia Costin não recebeu sequer Brizola Neto, que foi atendido por seus assessores, porque ela estaria em uma reunião. De acordo com o pedetista, na conversa, os assessores mostraram que Costin "não está aberta a diálogos, nem pretende falar com a categoria".
Apesar disso, foi marcada uma reunião, na próxima quarta-feira (24), às 10h30, com diretores, professores e pais de alunos do CIEP Luiz Carlos Prestes, uma de várias escolas de horário integral, que foram prejudicadas com a redução de horas feita pela secretaria. Foi o que afirmou os ativistas, a respeito da situação das escolas de horário integral que com a mudança encontram dificuldades juntos aos pais, alunos e funcionários.
Reivindicações vão além da campanha salarial
Assim como a guarda municipal, os profissionais de educação também lutam por melhores salários, exigindo um plano de carreira unificado e a realização de concursos para professores.
"Estão faltando professores na rede municipal e eles exigem que os novos concursados, que são o educadores de 40h, tenham dedicação exclusiva, mas pagam o mesmo salário de quem não dá a exclusivade. Nós queremos um debate com a secretária de educação, que nunca acontece", reclama Elson Paiva, diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) - Central.
Outro ponto criticado pelos professores é a crescente violência em salas de aula. De acordo com integrantes do Sepe, funcionários agredidos em escola acabaram desenvolvendo síndrome do estresse pós-traumático e não conseguiram voltar à atividade. No entanto, de acordo com os sindicalistas, não tiveram direito a benefícios por acidente do trabalho - como previsto no Art. 99 do Estatudo do Servidor - , o que garantiria a aposentadoria com salário integral.
Segundo Elson, "a má qualidade da merenda e até a falta dela também são motivo de reivindicação do sindicato", que se queixa ainda da retirada da grade do ensino municipal das aulas de Espanhol e Francês.
Maria Eduarda, que representa o Ensino Infantil do município critica a conduta da prefeitura em prol da Prova Brasil, sistema de avaliação da Educação Básica. "Eles querem adestrar nossos alunos, para que vão bem na Prova Brasil, porque é só isso que interessa a eles. Mas, nós queremos construir uma educação infantil de qualidade", conclui a professora.
Medida judicial tentou impedir a paralisação dos professores
A justiça do Rio concedeu à Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) o direito de aplicar multa de R$ 500 mil ao Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), através de uma liminar. A medida judicial visa punir a categoria caso ela mantivesse a Greve de Advertência marcada para os dias 16,17 e 18 de abril, conforme fizeram.
Os profissionais de educação afirmaram que uma equipe do setor jurídico já se encarrega de suspender esta liminar e que, de qualquer maneira, eles "não temem a represália da justiça, que teria conluio com o Governo do Estado".