Replicado por Blog Polícia Municipal
Centro de Operações monta esquema especial para os Jogos Mundiais Militares
POR TAMYRES MATOS, Jornal O DIA
Rio - A abertura da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que ocorre no próximo dia 16 no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), é considerada pela Prefeitura uma forma de mostrar que a cidade está preparada para receber os Jogos Olímpicos. O encerramento do evento esportivo vai acontecer no mesmo local, no próximo dia 24. Serão realizados interdições e desvios que vão funcionar das 13h até 0h nos dois dias de evento.
"É um grande evento que vai ocorrer fora do eixo do Centro da cidade. É o primeiro grande teste para as Olimpíadas de 2016 e tenho certeza que vai ser um sucesso", afirmou o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Sávio Franco.
Com seis meses de funcionamento, o Centro de Operações montou um esquema especial para ajudar no deslocamento das equipes dos vários países envolvidos, além da tradicional função de monitoramento do trânsito e das condições meteorológicas Modificações no trânsito
Para minimizar os possíveis impactos no trânsito do região, as ruas Goiás, Guilhermina, Arquias Cordeiro, Piauí, 24 de Maio, e as avenidas Amaro Cavalcanti e Dom Helder Câmara terão um plano semafórico especial para atender o público e atletas durante a chegada e saída do estádio.
Ainda de acordo com o COR, 80 agentes de trânsito da Prefeitura, sendo 40 da Guarda Municipal e 40 da CET-Rio, vão trabalhar nas ruas para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres. Além disso, 50 apoiadores de tráfego ajudarão a orientar motoristas e pedestres no entorno do evento e nas principais vias de acesso.
As forças militares estabeleceram um quadrilátero de segurança (mapa), onde apenas veículos credenciados e de moradores terão acesso. Será proibida a circulação de qualquer outro veículo na área isolada, que deverá optar por rotas alternativas sinalizadas pela Prefeitura.. Saiba Mais: http://odia.terra.com.br/portal/o_dia_24_horas/html/2011/7/centro_de_operacoes_monta_esquema_especial_para_os_jogos_mundiais_militares_177395.html
POR FELIPE FREIRE, Jornal O DIA
Rio - O Rio já vive o dia a dia dos Jogos Mundiais Militares, que começam oficialmente amanhã com o futebol masculino e terminam dia 24. Mais de metade dos 4 mil atletas estão acomodados nas vilas. Enquanto isso, nas ruas, 10 mil homens das Forças Armadas, PM, Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal foram escalados para a cerimônia de abertura, que contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, sábado, 18h, no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão).
O esquema de segurança específico para os Jogos será, na sua maioria, composto pelas Forças Armadas. A PM escalou 1.300 homens e a Guarda Municipal, 2158. Na vizinhança do Engenhão, o Exército já patrulha as ruas.
Esquema de segurança dos Jogos Militares terá 10 mil homens
Rio de Janeiro – O esquema de segurança dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados entre os dias 16 e 24 deste mês, prevê a participação de 10 mil homens. Além de militares do Exército, da Marinha e Aeronáutica, estão incluídos no esquema agentes de forças de segurança federais (Polícia Rodoviária Federal), estaduais (Polícia Militar) e municipais (Guarda Municipal).
O comando da operação ficará com a 1ª Divisão do Exército. Segundo a assessoria de imprensa dos Jogos, haverá fechamento de ruas nas cerimônias de abertura e encerramento, no entorno do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro.
No domingo (17), dia da maratona, algumas vias públicas entre o Recreio dos Bandeirantes e o Flamengo serão fechadas para a realização da prova. Durante os Jogos Militares, delegações e atletas terão preferência para se movimentar nas vias da cidade do Rio de Janeiro. Haverá restrição do espaço aéreo sobre as arenas esportivas durante as competições.
A abertura dos Jogos Mundiais Militares está marcada para as 17h do próximo sábado (16), mas a competição de futebol começa já na sexta-feira (15). Mais de 6 mil pessoas, entre atletas e técnicos, das Forças Armadas de mais de 100 países devem competir em 20 modalidades esportivas.Fonte:http://www.jb.com.br/esportes/noticias/2011/07/13/esquema-de-seguranca-dos-jogos-militares-tera-10-mil-homens/
Como prover Segurança sem Segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário