Maior guarda desarmada do Brasil, GM comemora aniversário de olho no futuro
Atualmente a GM-Rio conta com 8.273 funcionários,sendo cerca de 7.800 guardas. No final do ano passado, a corporação colocou em prática um de seus principais objetivos - aumentar o efetivo - e realizou um concurso para a contratação de dois mil novos guardas, que serão um reforço para a cidade durante os grandes eventos internacionais que o Rio vai sediar, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Desde novembro do ano passado, a GM-Rio é comandada pelo capitão da Polícia Militar Leandro Matieli, que tema tarefa de modernizar a corporação. Segundo ele, que enaltece o passado da instituição, o novo momento é de olhar para o futuro:
- Tivemos grandes avanços nos últimos 20 anos,como o aumento do efetivo e, principalmente, a transformação dosguardas em servidores estatuários, em 2009, pelo prefeito EduardoPaes. Isso valorizou o serviço e fortaleceu a GM tambéminternamente. Mas ainda temos muitos desafios pela frente. Com aprestação de um serviço cada vez mais eficiente, associada ainvestimentos na qualificação dos profissionais, teremos certamentea melhor guarda do país, com todo o respeito que a instituiçãomerece.
Criada em 1993, somente na atual gestão, em 2009,a GM-Rio teve seu maior pleito atendido: foi transformada emautarquia e, consequentemente, contemplou os guardas com o regimeestatutário. A partir dessa nova condição, seus funcionáriospassaram a ter os mesmos benefícios concedidos aos demais servidorespúblicos do município.
Entre as principais tarefas da Guarda Municipalestão a atuação no ordenamento urbano e do trânsito: opatrulhamento de rotina nas ruas, escolas e praias; e o apoio nalogística de grandes eventos. Além do trabalho direto em diferentesfrentes comunitárias, sociais, esportivas e culturais, sempre emcontato direto com o cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário