Guarda de Porto Alegre forma primeira turma , com 100% dos policiais habilitados a usar armas de fogo
São 67 pessoas treinadas para atuar no policiamento de praças, prédios públicos e nas áreas escolares
Com solenidade no Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou nesta sexta-feira a primeira turma de guardas municipais em que todos estão habilitados a usar armas de fogo. São mais 57 homens e 10 mulheres treinados para atuar em praças, parques, prédios públicos e no patrulhamento de áreas escolares. A medida reacende o debate sobre o armamento desses agentes da segurança pública.
A formatura de um grupo totalmente apto a usar armas de fogo é novidade, mas desde 2007 a Guarda Municipal conta com integrantes que trabalham armados, situação prevista em lei há oito anos e condicionada ao preparo desses profissionais e à criação de uma ouvidoria e de corregedoria da guarda.
Na avaliação do secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D’Avila, armar os guardas é um caminho sem volta. Ele sustenta esse prognóstico pela realidade cada vez mais violenta enfrentada pelos agentes no dia a dia.
– As pessoas não têm ideia da bandidagem que existe por aí, e a cidade é grande demais para que a Brigada Militar consiga cuidar de todos os pontos – diz o secretário.
Postado pelo Subinspetor S.Santos - GMRIO.
Postado pelo Subinspetor S.Santos - GMRIO.
Apoio Adm do Blog André
QUANDO É QUE A GUARDA DO RIO DE JANEIRO SERÁ COMO AS OUTRAS GUARDAS RESPEITADAS CO EQUIPQMNTOS DECENTES "ARMA DE FOGO" SALÁRIO DIGNO ETC
ResponderExcluir