Seguidores

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Publicado em 26 de Abril de 2012, às 10h52min Apucaranenses falam sobre o trabalho da GM e uso do taser

O TN Online foi às ruas para ouvir a opinião das pessoas a respeito da arma de choque da GM

Louan Brasileiro
No sábado (21), a Guarda Municipal de Apucarana abordou um homem no Lago Jaboti. Usuário de drogas, o rapaz reagiu à abordagem e atacou os guardas. Foi preciso força física e o uso do teaser, a arma de choque da guarda municipal.

O TN Online foi às ruas de Apucarana para saber qual é a opinião da população a respeito do trabalho da Guarda no município e também sobre o uso da arma de choque.

Assista a reportagem em vídeo.
http://www.tnonline.com.br/noticias/apucarana/45,123918,26,04,apucaranenses-falam-sobre-o-trabalho-da-gm-e-uso-do-taser-.shtml

Guardas Municipais recebem treinamento para manuseio de novas armas

26/04/2012 - Jornal da Economia 
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Integrantes da Guarda Civil Municipal foram submetidos ao longo da semana a

 uma capacitação para o manuseio dos novos armamentos adquiridos pela 
Administração Municipal, e que em breve serão utilizados pela corporação.
O treinamento foi dividido em duas partes distintas. Na primeira os guardas foram

 submetidos a aulas que forneceram dados e informações técnicas sobre as armas.
A segunda parte do treinamento foi promovida por meio da utilização dos armamentos.

 Os disparos foram realizados em um estande de tiros localizados na cidade de Itu/SP.
Conforme informações, a capacitação é parte integrante de um esforço da 

Administração Municipal em aparelhar a corporação, dando condições ideais 
para a realização da defesa do patrimônio público com eficiência. 



Estão sendo adquiridas novas pistolas calibre 380, espingardas calibre 12 com

 capacidade de oito tiros, coletes balísticos e algemas, novos fardamentos e munição
 para treinamento e reposição, armas não letais (tonfas e gás de pimenta), entre outros.
Além da aquisição de novos equipamentos, já estão à disposição da corporação duas

 viaturas zero quilômetro, totalmente adaptadas ao importante trabalho desempenhado 
pela Guarda Municipal no município.http://www.jeonline.com.br/editorias/cidades/index.php?subaction=showfull&id=1335464407&archive=&start_from=&ucat=20

terça-feira, 24 de abril de 2012

Guarda municipal é assassinado a tiros em Inhaúma Licenciado para tratar da saúde, ele levou pelo menos seis tiros perto de sua borracharia

O subinspetor Marcelo Silva Moreira, da Guarda Municipal do Rio, foi assassinado a tiros na praça 24 de outubro, em Inhaúma, zona norte do Rio de Janeiro, por volta das 7h desta terça-feira (24).
De acordo com a polícia, Marcelo estava perto da borracharia de sua propriedade quando o assassino atirou pelo menos seis vezes nele e fugiu. Parentes contaram que a vítima tinha brigado recentemente com um homem no local, mas não esclareceram o motivo da desavença.
A Guarda Municipal informou que Marcelo não estava trabalhando desde 2010, quando se afastou da corporação para tratar de problema de saúde, e que não ia se pronunciar sobre o crime porque não teria nenhuma relação com sua atividade na Guarda. Assista ao vídeo:

domingo, 22 de abril de 2012

Operação recolhe usuários de crack na Zona Sul do Rio Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 22/04/2012 | 09h14 | Drogas

Cinquenta e sete pessoas, incluindo seis menores, foram recolhidos de ruas da Zona Sul durante uma ação de combate ao uso do crack coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo. Na ação, que também contou com a participação de policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e equipes da Guarda Municipal, 

Fotos do Blog Polícia Municipal
Foto GM-RIO
também foram apreendidos pequena quantidade de entorpecentes e objetos cortantes.

Inciada por volta das 20h de sábado, a ação percorreu ruas de Copacabana, Leme e Ipanema. Os usuários de crack foram recolhidos em grupos nas ruas Barão de Ipanema, Dias da Rocha, Raimundo Correia, Duvivier e nas avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana. Durante a abordagem das equipes, alguns viciados consumiam crack em cachimbos improvisados em copos de plástico.

Com os viciados foram encontrados um cigarro de maconha e cinco pedras de crack, além de tesouras, facas, lâminas de barbear e pedaços de vidro. Segundo a polícia os objetos seriam utilizados em brigas e roubos a pedestres. Os adultos recolhidos foram levados em um ônibus para a 13ª DP (Ipanema) onde foi feita a verificação de possíveis mandados de prisão. Como nenhum dos usuários de crack era foragido da Justiça, eles foram encaminhados para abrigos da prefeitura.

A ação na Zona Sul faz parte de um conjunto de medidas de combate ao crack que estão sendo realizadas no Rio. No último dia 13 foi assinado um convênio entre os governos federal, estadual e municipal para o combate à droga por meio do programa Crack, é possível vencer.

Durante a assinatura do convênio, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegou a acompanhar uma operação de acolhimento de usuários de crack realizada de madrugada nas regiões da Central do Brasil e Cidade do Samba, no Centro. Conforme mostrado em reportagem do GLOBO publicada em 11 de abril, um mapeamento informal da secretaria de Assistência Social aponta que atualmente o Rio tem 11 cracolândias que concentram cerca de 3 mil usuários da droga.

Entre as ações de combate ao crack previstas para o Rio está a utilização de consultórios móveis para dar início ao tratamento de viciados. Instalados dentro de ônibus, essas unidades oferecerão os primeiros atendimentos médico, psicológico e social. Os profissionais desses consultórios, que devem começar a funcionar em maio, também irão avaliar a necessidade de internação dos viciados.

Outra medida programada é a construção de seis novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) para atendimento 24 horas no estado. Serão também criados 427 novos leitos em enfermarias especializadas e qualificados 71 leitos já existentes em hospitais gerais e 27 novos consultórios na rua, além da qualificação de oito já existentes. O governo federal pretende investir R$240 milhões no combate ao crack no estado do Rio até 2014.
Da Agência O Globo

REGULAMENTAÇÃO DAS GCMS PODERÁ SAIR AINDA EM 2012


Por: Claudia Mayara  (mayara@abcdmaior.com.br)

 
Mariano vê avanços para a Região ter política de segurança integrada. Foto: Luciano Vicioni
Mariano vê avanços para a Região ter política de segurança integrada. Foto: Luciano Vicioni
 
De acordo com Benedito Mariano, Dilma avaliará minuta regulatória das guardas até maio 

As guardas municipais poderão ser regulamentadas por lei federal ainda este ano. Essa é a expectativa do presidente do Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública e secretário de Segurança de São Bernardo, Benedito Mariano. A minuta regulatória está sob análise do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e terá de passar pela presidente Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional. Na entrevista ao ABCD MAIOR, Mariano também falou sobre os projetos do GT (Grupo de Trabalho) de Segurança do Consórcio Intermunicipal e sobre as ações da Prefeitura de São Bernardo.
ABCD MAIOR - Como está a discussão nacional sobre a regulamentação das guardas municipais?
BENEDITO MARIANO -
 O GT criado pelo Ministério da Justiça para fazer o marco regulatório das guardas civis, do qual faço parte, elaborou um projeto de lei que regulamenta o inciso oitavo do artigo 144 da Constituição. A minuta está pronta e deixa claro quais são as atribuições das guardas civis, até onde elas podem ir. Define ainda essa identidade preventiva e comunitária, além de estabelecer a aposentadoria especial para os guardas, assim como as dos policiais.
Qual é a perspectiva para que o projeto vire lei?Agora, o projeto está sob análise do ministro José Eduardo Cardozo e a nossa expectativa é que ele chegue até maio às mãos da presidente Dilma para a avaliação final. Daí seguirá para o Congresso Nacional como projeto do Executivo federal. Eu estou muito otimista, pois estamos próximos de conseguir um avanço extraordinário do ponto de vista de uma regra nacional de funcionamento das guardas.
Falando em direito, temos visto que as GCMs do ABCD estão insatisfeitas. A discussão será levada para o Consórcio?Acho que os casos devem ser resolvidos de forma pontual. Em São Bernardo, a maioria absoluta (dos GCMs) reconhece que nós fizemos uma revolução administrativa na nossa guarda, por isso acredito que não haverá greve. Nós reestruturamos o departamento, valorizamos o guarda, promovemos mais de 80% do efetivo antigo e criamos o estatuto. São conquistas importantes que a maioria das guardas do País não tem. Há ainda o que melhorar? É claro, mas pedir um aumento de 220% para o piso inicial é uma proposta fora da realidade. O governo está aberto para negociar, mas dentro de uma proposta coerente com a realidade do município.
De modo geral, como o sr. avalia o trabalho realizado na área de segurança pelo Consórcio?O GT de Segurança é um dos GTs mais ativos do Consórcio. Temos feito grandes avanços para que nossa Região tenha uma política integrada e fortalecida. Do ponto de vista da integração, tivemos algumas conquistas importantes. Primeiro, unificamos os boletins, o que nos permitirá fazer, no futuro, um balanço estatístico do trabalho das guardas. Depois, estabelecemos uma estrutura curricular de formação única. E conseguimos integrar as guardas por meio dos rádios de comunicação. Olhando para isso, acredito que o GT vem conseguindo manter a integração, que é o espírito do Consórcio.
Quais são os próximos projetos para o GT de Segurança?Agora estamos focados na criação do Centro de Formação Integrada da GCMs para a Região. A ideia é que o centro de formação usado por São Bernardo seja ampliado para uso regional. Os secretários municipais e os comandantes das guardas já conhecem o espaço e acharam o local adequado. Então nós encaminhamos para Brasília uma proposta para ampliar o Centro em equipamentos e estrutura. O próximo passo é montar dentro do GT uma comissão para iniciar a elaboração de um estatuto (regra de funcionamento) regional para avaliação dos sete prefeitos.

Comentário do Administrador do Blog: A Guarda Municipal Rio, esta formando a segunda turma de 1000 alunos um experiência inédita. A Academia da Guarda Municipal do Rio tem em seus quadros instrutores guardas municipais os quais todos capacitados e qualificados para ministrar as disciplinas pertinentes ao curso





O Centro de Formação Integrada ficará para 2013?O Centro ficará para 2013, do ponto de vista da formalização com os prefeitos. As prefeituras precisam definir qual será a participação de cada uma no custeio, além do formato do conselho gestor de formação. Por isso, vamos construir tudo com cautela e apresentar para os prefeitos uma proposta bem delineada sobre o funcionamento. Mas, independente disso, Brasília aprovou em dezembro de 2011 o projeto que encaminhamos de mais de R$ 1 milhão que possibilitará a compra de equipamentos. Com o recurso, vamos comprar 450 coletes leves à prova de balas, o que já está em licitação. Isso faz parte do projeto integrado, por isso independente de o centro estar ou não funcionando, vamos dividir e entregar para todas as guardas os materiais. Também vamos comprar, este ano, um ônibus. A ideia é ter os equipamentos adequados, antes de apresentar a proposta para os prefeitos.
Como está o andamento do projeto dos portais nas divisas das cidades?Ainda não avançou. O Ministério da Justiça está redefinindo os programas e ações. Já fizemos uma pré-minuta e agora estamos esperando para ver em qual programa do governo federal poderemos apresentar essa proposta.

Por que o sr. defende que o ABCD precisa de mais policiais?Hoje a Região possui 27 distritos policiais e apenas nove funcionam 24 horas. Para que os distritos fiquem abertos 24 horas, é preciso mais policiais, delegados, investigadores e escrivães. Um total de 800 policiais militares e 200 civis. Se levarmos em consideração as escalas de serviço, os 400 PMs incorporados em dezembro, para as sete cidades, dá uma média de 60 ou 70 policiais por dia na rua, e isso é pouco.
Como está o processo de instalação de câmeras de segurança em São Bernardo?Esse é o principal projeto da gestão Luiz Marinho e da Secretaria de Segurança Urbana, mas ainda estamos sofrendo com alguns obstáculos. Tivemos pela segunda vez recursos ao Tribunal de Contas de empresas que nem sequer retiraram o edital, mas que entraram com pedido de impugnação. Nós abrimos o edital em agosto de 2011 e em janeiro deste ano teríamos uma nova licitação, mas o pedido de impugnação adiou mais uma vez o processo. A Prefeitura está trabalhando e apresentando recursos ao tribunal, mas o jeito é esperar o julgamento. Apesar disso, o projeto está de pé, serão 400 câmeras na cidade com um sistema que vai integrar GCMs, Defesa Civil, Trânsito e Samu. O projeto é importante para coibir, inibir e prevenir a violência.
http://inspetorfrederico.blogspot.com.br/2012/04/regulamentacao-das-gcms-podera-sair.html

Código de Postura Municipal será exigido em festa de São Jorge- Guarda Municipal- Policia Municipal

Festa de São Jorge
Descrição: Objetivo da fiscalização é fazer cumprir o Código de Posturas Municipais
Para a Festa de Quintino, que acontece nos dias 21, 22 e 23, estarão em operação: uma Tenda Gerencial, 16 barreiras operacionais e três comboios motorizados (18 viaturas) com 55 agentes da Coordenação de Controle Urbano da Seop e 


259 guardas municipais


(de controle urbano), divididos em turnos.
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal, montou um planejamento operacional para ordenar a Festa de São Jorge de 2012, que acontecerá entre os dias 21, 22 e 23, em Quintino e no Centro da Cidade. O objetivo da fiscalização é fazer cumprir o Código de Posturas Municipais, coibindo o comércio ambulante irregular, fiscalizando o autorizado e reprimindo o estacionamento em local proibido, proporcionando ordenamento e mais tranquilidade para os fiéis que participarão dos festejos.
A Tenda Gerencial que controlará as ações de fiscalização durante a festa, estará montada na Rua Clarimundo de Melo, ao lado da Paróquia de São Jorge.
As 16 barreiras operacionais, montadas nos principais acessos à Rua Clarimundo de Melo e no percurso da procissão, contarão com a presença de guardas municipais, terão como objetivo coibir a presença do comércio ambulante não autorizado durante o evento. Os três comboios motorizados com agentes da CCU e guardas municipais percorrerão as ruas Clarimundo de Melo, da República, Nerval de Gouveia e Garcia Pires.
Sessenta barracas de comércio ambulante padronizadas (3m X 3m, vermelhas) autorizadas pela Prefeitura estarão montadas ao longo da Rua Clarimundo de Melo, no trecho entre as ruas Saçu e Duarte Teixeira (junto ao muro da FAETEC), e poderão comercializar alimentos, bebidas, flores e artigos religiosos ligados ao evento.
Para a Festa do Centro, que acontece nos dias 22 e 23, haverá o mesmo padrão de fiscalização em Quintino e contará com uma Tenda de Gerenciamento montada na Praça da República em frente à Igreja de São Jorge. Serão montadas seis barreiras operacionais nas ruas transversais do Campo de Santana (trecho da Av. Pres. Vargas até à Frei Caneca). Um comboio fará a fiscalização da Festa no Centro, que contará com a atuação de 48 agentes de CCU e 125 guardas municipais (18 viaturas)
divididos em turnos.
Serão 29 barracas de comércio ambulante autorizadas montadas no Centro. Elas estarão na Praça da República, entre as ruas da Alfândega e Buenos Aires e nos mesmos moldes e padrão das que estarão na Festa de Quintino.
- O objetivo da fiscalização é ordenar o espaço público proporcionando mais tranquilidade e organização para as pessoas que participam desta festividade religiosa tradicional e que faz parte do calendário da Cidade – disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
Reboques da Seop darão apoio aos guardas municipais na fiscalização contra o estacionamento irregular nas regiões onde acontecerão os festejos de São Jorge.
OBS: A Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, fechará para o trânsito de veículos, sábado 21 de abril, às 18h. Maiores informações com a CET-Rihttp://correiodobrasil.com.br/codigo-de-postura-municipal-sera-exigido-em-festa-de-sao-jorge/438038/

Guarda Municipal- Polícia Municipal- UOP objetiva reduzir índice de delitos na Glória 20/4/2012 19:59, Por Flávia Ferreira

UOP da Tijuca completou 1 ano
A redução no índice de delitos foi uma das vitórias da Unidade de Ordem Pública (UOP) da Tijuca, comentou o coronel Lima Castro, coordenador da unidade. Um balanço apresentado esta semana mostra que 41% dos moradores da região se sentem mais seguros um ano após a implementação da UOP.
O mesmo sentimento positivo foi reproduzido na percepção diária do barulho, redução de 15,5% para 1,5%, e com o estacionamento irregular, caiu de 56 pontos percentuais para 7,9%. A ocupação irregular das calçadas por mesas e cadeiras caiu de 39,5% para 16,3%. A presença de ambulantes irregulares despencou de 51,5% para 9,4%.
Esses foram alguns pontos mostrados por Lima Castro na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública da 2ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), esta semana, em conjunto com a apresentação do projeto da UOP do Catete/Glória/Aterro do Flamengo, que será inaugurada no próximo dia 8 de maio e contará com o patrulhamento de 330 guardas.


O encontro teve o objetivo de discutir os problemas da segurança nos bairros que compõem a 2ª AISP (Glória, Catete, Largo do Machado, Botafogo, Flamengo, Humaitá, Urca e laranjeiras) e encaminhar as demandas às autoridades municipais e estaduais através de uma ata de reunião.
Os principais questionamentos dos membros do conselho eram relativos à segurança, estacionamentos irregulares, cracolândia e a prostituição no bairro da Lapa. Durante o encontro, o coordenador da Unidade de Ordem Pública (UOP), coronel Lima Castro, explicou como funcionará a UOP do Catete/Glória/Aterro do Flamengo que é um meio de reprimir a incidência de delitos por conta da presença constante dos Guardas Municipais na rua.
“A Unidade de Ordem Pública foi criada com o objetivo de organizar o espaço público, evitando que problemas de desordem urbana se transformem em delitos maiores”, disse durante a palestra ministrada para o conselho. A data inicial para a inauguração da UOP, segundo informações do coronel Lima Castro, será no dia 8 de maio.
De acordo com Lima Castro, 79% das demandas recebidas pela Guarda Municipal são referentes a estacionamento irregular. “Não atingimos 100% porque notificamos os motoristas sobre a irregularidade, mas dependemos de um reboque para retirar o carro”, explicou. Ela informou que a SEOP está com um projeto de colocar reboques em pontos estratégicos em toda a área da UOP, que contará com o patrulhamento de 330 guardas.


O coronel lembrou não pode atender a solicitação feita por Rubem César, Diretor-Executivo do Viva Rio, e Ubiratan Ângelo, coordenador do Programa de Segurança Humana do Viva Rio, para dar uma atenção maior para o bairro da Glória. “Não atendi a solicitação antes por falta de força, mas agora tenho. Garanto que se fizermos essa reunião daqui a 6 meses muita coisa estará diferente nessa região”, afirmou.
O representante do Viva Rio e diretor do conselho da 2ª AISP, Luiz Carlos, informou que na reunião anterior do conselho, o secretário de assistência social, Rodrigo Bethlen, adiantou que a Glória foi escolhida para receber a UOP por que o morro do Santo Amaro será tomado pela Guarda Federal com um trabalho de recuperação de dependentes químicos.
De acordo com Luiz, a função primordial do conselho é o de aproximar a sociedade das corporações. Por mais que não tenha poder deliberativo, ele serve como uma ponte entre os moradores e o poder público. “Quando o morador vê que está acontecendo alguma coisa de errado no bairro, ele procura o conselho para informar”, disse. Todas essas reclamações são colocadas em uma ata que posteriormente é encaminhada para o Instituto de Segurança Pública.http://correiodobrasil.com.br/uop-objetiva-reduzir-indice-de-delitos-na-gloria/438419/

Guarda Municipal-RIO Ação da Prefeitura retira 21 pessoas das ruas de Copacabana Operação visava o combate ao crack, prostituição e exploração infantil

Thaiana de Oliveira - 21.04.2012 às 12:42:00
Foto ilustrativa de ocorrências anteriores realizadas pela guarda municipal-RIO

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou, na madrugada deste sábado (21),  uma operação de acolhimento e de combate ao crack, à prostituição e à exploração infantil, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ao todo 21 pessoas foram recolhidas, sendo seis menores.
A operação contou com a participação de profissionais da SMAS, entre educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos. Agentes da Guarda Municipal, Comlurb, Polícia Militar, 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 14ª DP (Leblon) e da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) também deram apoio a ação.
As equipes percorreram as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana, rua Barata Ribeiro e suas transversais, além das praças e túneis da região. 
Todos os acolhidos foram encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos seguiram para o abrigo Rio Acolhedor, em Paciência, e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. 
Os menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.http://www.oreporter.com/Acao-da-Prefeitura-retira-21-pessoas-das-ruas-de-Copacabana,7628998970.htm

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prefeitura autoriza porte de armas para Guarda Municipal POSTADO ÀS 12:28 EM 17 DE ABRIL DE 2012

O prefeito João da Costa assinará concessão do porte de armas para a Guarda Municipal nesta quinta-feira (19). A solenidade será na sede da Guarda e contará com a presença da Comissão de Segurança.

O convênio foi elaborado pela Polícia Federal e os guardas minucipais passarão por rigoroso treinamento teórico, prático e psicolígico.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal do Recife, o vereador Maré Malta (PSD), agradeceu a "sensibilidade" do prefeito à demanda da categoria.

"A Guarda Municipal, numa cidade como o Recife, não pode trabalhar desarmada. Afinal, nenhum criminoso age desarmado", disse o político.

Dourados - 18/04/2012 - 15:29 Guarda Municipal usa o “Taser” para conter homem que agredia vovô com balaustre



Clique na foto para ampliar
E.S.M no camburão da viatura da Guarda Municipal depois das agressões praticadas contra o avo
Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Dourados

A Guarda Municipal de Dourados teve que utilizar o “Taser” uma espécie de revolver que dá choques para imobilizar um homem que estava agredindo seu vovô com um balaustre.
O caso aconteceu por volta das 14h de ontem quando uma guarnição da Guarda Municipal estava fazendo patrulhamento na Rua Coronel Ponciano e se deparou com E.S.M agredindo seu avo G.M.S.
Ao perceber a chegada dos guardas, E.S.M apoderou de um lasca de balaustre de madeira desprendida da cerca do quintal e tentava agredir também que chegasse perto dele.
Mesmo orientando a deixar o pedaço de madeira E.S.M tentou fugir quando ao entrar na casa da vizinha R.S.S pulando o muro foi alcançado pelos guardas que usaram o Taser para imobilizar o agressor.
Um dos guardas sofreu ferimentos por causa dos golpes de balaustre desferidos por E.S.M que estava totalmente descontrolado. Diante dos fatos, o acusado foi detido e encaminhado ao 2º Distrito Policial para as devidas providências.

Fonte: Nicanor Coelho, correspondente em Dourados - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

Sarandi compra pistolas e escopetas para a Guarda Municipal


A Prefeitura de Sarandi (a 12 km de Maringá) publicou um edital para a compra de armas letais e munições para a Guarda Municipal. Conforme o comandante da corporação, Paulo Sérgio de Souza Prado, serão adquiridas 50 pistolas 380 e 20 escopetas de calibre 12. A compra acontecerá por pregão presencial, que será realizado no dia 4 de maio. O preço máximo previsto é de R$ 350 mil.
Segundo Prado, antes de usar as armas, os guardas municipais devem passar por um processo de treinamento com a Polícia Militar por três meses. "Eles emitem um certificado, que enviaremos em seguida para a Polícia Federal, pedindo a autorização do porte", explica.
Conforme o comandante da Guarda Municipal, o convênio para a realização do treinamento com a Polícia Militar está atrasado. "Mandamos o requerimento para a Secretaria Estadual de Segurança Pública há cinco meses e até agora não há resposta", afirma.
Segundo Prado, as armas letais são importantes para garantir a segurança dos guardas. "Em nosso trabalho temos que lidar com bandidos de alta periculosidade. Não podemos ficar desprotegidos", afirma. Os guardas municipais estão trabalhando atualmente apenas com cassetetes. "As armas teaser chegam somente no fim de abril", ressalta.
A Câmara Municipal de Sarandi aprovou o uso de armas letais pela Guarda Municipal em outubro de 2010. No Paraná, a Guarda Municipal de Ponta Grossa, Arapongas e Foz do Iguaçu já adotam armas letais para seu contingente. Em Maringá, os guardas esperam a chegada das armas teasers (não letal).http://maringa.odiario.com/parana/noticia/562955/sarandi-compra-pistolas-e-escopetas-para-a-guarda-municipal/

Agentes da Guarda Municipal do Recife terão porte de arma


Uma polêmica decisão começa a ser efetivada em Pernambuco nesta quinta-feira (18). Um convênio entre a Polícia Federal e a Prefeitura do Recife vai viabilizar a concessão de porte de arma de fogo para agentes da Guarda Municipal. O documento será assinado em cerimônia na sede da Guarda Municipal, no bairro de Santo Amaro, às 11h, desta quinta-feira (18). Na ocasião, o susperintendente da PF/PE, Marlon Jefferson de Almeida e o prefeito João da Costa estabelecerão a parceria.
Para o cumprimento do termo de cooperação mútua, a Prefeitura deverá apresentar um plano de metas e ações com a comprovação da autorização e as dotações de armamento e munições estabelecidas pelo Exército Brasileiro para a Guarda Municipal do Recife. Os agentes também deverão receber formação funcional em estabelecimentos especializados no treinamento policial. Está sob responsabilidade da PCR, criar mecanismos de fiscalização e controle interno. A PF adiantou também que a qualquer momento poderá haver cassação, caso seja constatado o descumprimento das normas do convênio.
Poderão obter o porte, agentes em atividade, mas só será concedido após análise prévia individual. Entre os critérios estipulados pela PF para autorizar o manuseio dos armamentos estão: a realização de curso de capacitação seguindo o estabelecido na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e a comprovação da criação de Corregedoria e Ouvidoria, como órgãos permanentes, autônomos e independentes, para fins de atendimento às exigências legais constantes do convênio. Os portes serão valisdos apenas na Região Metropolitana do Recife e terão prazo máximo de validade de dois anos, podendo ser renovados.http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120418175215&assunto=70&onde=VidaUrbana

Guardas civis tomam pertences de pobres frequentadores da Praça da Sé


São Paulo – Integrantes do grupo de teatro Companhia Auto-Retrato divulgaram vídeo mostrando ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na manhã do dia 12 na Praça da Sé, no centro da capital paulista. Na companhia de funcionários da Subprefeitura da Sé, os guardas civis apreenderam objetos de algumas das pessoas que ali estavam: sacos, sacolas, bolsas, roupas. Segundo o relato do grupo teatral, o critério para o recolhimento dos objetos seria o fato de serem moradores de rua.
Guardas civis tomam pertences de pobres frequentadores da Praça da Sé
Os guardas não se detiveram diante da resistência dos donos dos objetos e deram continuidade à ação ao lado de uma equipe uniformizada da Subprefeitura da Sé, munida de luvas e máscaras.
Quando questionado por um dos membros da companhia, o comandante da ação, que se apresentou como Sérgio, alegou que o procedimento fazia parte de um contexto maior de ações coordenadas pela prefeitura, e citou o exemplo da Polícia Militar, que estava encarregada de retirar os objetos guardados nas bocas de lobo, dentro de um processo de “limpeza da cidade”.
Os artistas testemunharam pertences sendo retirados das mãos das pessoas e não apenas objetos dispostos no chão ou dentro de bueiros. “Nos parece claro que a questão não se refere à limpeza física dos bueiros ou do passeio público, e sim a um processo consciente de gentrificação. À resposta evasiva do comandante, somou-se sua orientação para que procurássemos a Subprefeitura da Sé para esclarecimentos sobre o decreto que estabelece esse procedimento”, afirmam.
De acordo com o relato, em menos de dez minutos dois caminhões foram plenamente abastecidos com objetos pessoais. Mesmo sob protestos de moradores de rua e das demais pessoas, os funcionários da Subprefeitura da Sé e os guardas municipais não informaram com precisão qual seria o destino dos objetos apreendidos. “Isso é recolhido para o depósito geral da prefeitura. O que eles fazem com isso, eu não sei”, disse um dos guardas.

Ações frequentes

“Na conversa que tivemos com os guardas civis e com pessoas que estavam na praça, fomos informados de que essa ação ocorre frequentemente, em dias e horários alternados, em vários espaços públicos do centro da cidade de São Paulo”, dizem os artistas.
Dois dos integrantes da companhia, seguindo as orientações da GCM, foram à Subprefeitura da Sé. Conduzidos por diversos setores diferentes, obtiveram a informação de que o responsável pelo procedimento não se encontrava no prédio. Eles chegaram, então, à assessoria jurídica, que informou sobre a existência do Decreto 50.448, de 2009, que define como função das subprefeituras e da GCM garantir a possibilidade de livre circulação no espaço público e fornecer assistência social
Segundo advogados da subprefeitura, o procedimento correto seria o encaminhamento dos moradores de rua para abrigos. Seus pertences, guardados em embalagens lacradas, poderiam ser retirados no lugar onde fossem armazenados.
“Independentemente da discussão que se pode fazer a respeito do teor do decreto, o que testemunhamos claramente não corresponde ao seu conteúdo. Os objetos pessoais eram simplesmente jogados nos caminhões e não eram dadas, aos seus donos, informações de se e como eles poderiam ser recuperados. A opinião geral de quem acompanhou a ação era de que tudo aquilo seria jogado em algum lixão”, destaca o relato.
O grupo de teatro acredita que essa ação corresponde a uma grave violação aos direitos dos cidadãos que estavam na praça e tiveram seus bens confiscados sem qualquer justificativa ou possibilidade de defesa. “Tão inquietante quanto isso é a questão que fica: que critérios serviram de fundamento para a escolha das pessoas que tiveram seus bens confiscados?”, questionam os artistas.http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/04/em-acao-truculenta-guardas-civis-recolhem-pertences-de-frequentadores-da-praca-da-se